Usina de Letras
Usina de Letras
265 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->COM ADRIÃO NETO, O BRASIL LEVA JEITO -- 14/11/2003 - 00:32 (Adrião Neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




COM ADRIÃO NETO, O BRASIL LEVA JEITO


Nelson Hoffmann (*)


Conheço o Adrião Neto há menos de dois anos. De nome, contatos; ainda não topei com sua pessoa, não o abracei. De modo físico, palpável, é claro. Moramos distantes, estamos nos quase dois extremos deste imenso país. Assim mesmo, correspondemo-nos sempre, telefonamo-nos seguido. Trocamos material de trabalho, informações, impressos. Impressões e idéias.
Por vezes, confesso, sinto arrepios, quase medo. O Adrião Neto está sempre em todos os lugares e tudo ao mesmo tempo. É um onipresente, um múltiplo. Sacudo-me, belisco-me, não consigo entender tamanha capacidade. Ele está em todas as frentes, batalha em todos os campos, luta por todas as causas. Culturais, quero dizer.
Abro uma revista, e lá avisto o Adrião, de smoking, na Academia Brasileira de Letras; troco por outra, e encontro o Adrião, de mochila às costas, em rodovias européias. Passo aos jornais, e lá está ele em seu gabinete de trabalho, diante do computador; vou aos livros, e encontro sua figura na velha Universidade de Coimbra, contemplando a História.
Adrião Neto está fazendo história. Não sei de outra pessoa, no Brasil, que esteja realizando tarefa tão profícua, tão ampla e tão brasileira de integração da cultura nacional. Num país em que a cultura é apanágio de poucos, onde esses poucos ainda se separam em pequenos grupos isolados, a cultura brasileira, como um todo, é quase utopia.
Não é utopia em definitivo porque Adrião Neto aí está. Piauiense de Luís Correia, reside em Teresina. Daí irradia-se para o Brasil e para o mundo. E realiza sua obra.
Dicionarista biográfico, historiador, antologista, articulista, ensaísta, poeta, contista e romancista, Adrião Neto é um trabalhador... frenético, como o definiu Osvaldo Monteiro. Sua obra de pesquisa, compilação e sistematização literária é realização das mais importantes deste final de século e milênio, no Brasil, e já lhe conferiu inúmeros títulos e prêmios. Todos merecidíssimos, por sinal, e, ainda assim, poucos.
Dentre a vasta bibliografia de Adrião Neto, destaca-se: "Dicionário Biográfico Escritores Piauienses de Todos os Tempos", "Literatura Piauiense Para Estudantes" e "Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporàneos". O primeiro é simplesmente o mais completo registro da memória literária piauiense, no dizer de Danilo Melo; o "Literatura Piauiense Para Estudantes" está em 6ª edição, devendo a 7ª , com textos inéditos, sair em Março do próximo ano. Só este detalhe, o das sucessivas edições, já atesta o alto valor da obra.
Quanto ao "Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporàneos", aí está sua nova versão. Revista, melhorada e atualizada. Dentro da abrangência, minudência e fidelidade que só a capacidade organizacional e detalhista de Adrião Neto consegue impor. Até o momento, é o que existe de mais completo no país. Não está preso a nomes consagrados ou grupos ou academias ou escolas. Registra o Brasil inteiro, da cidade ao campo, da mata à praia. Esquece o Brasil arquipélago e erige o Brasil continente. Unido, integrado. Uno.
O "Dicionário Biobibliográfico de Escritores Contemporàneos" divulga e integra a cultura brasileira. Para tanto, é enviado para professores, jornalistas, críticos literários, bibliotecas, academias, universidades e outras instituições culturais e de ensino, do Brasil e do exterior. Além da obra, a sintetização dos dados de todos os participantes são divulgados através de site especial da internet, podendo ser acessada de qualquer parte do planeta.
O Brasil de Adrião Neto é a alma de seu povo. A alma de um povo está em todos os lugares, na terra, na gente. No Norte, no Sul, em todos os quadrantes. Nos sonhos mais abscónditos, nos horizontes mais longínquos.
A cultura é a manifestação da alma de um povo. Divulgar a cultura é mostrar realidades, as verdadeiras realidades de um povo, expandir seus sonhos, abrir seus horizontes.
Adrião Neto está abrindo horizontes, mostrando o Brasil. Um outro Brasil, o verdadeiro Brasil. Não o Brasil que a oficialidade da mídia quer, que os cenáculos das academias propõem. Não, este não!
O Brasil de Adrião Neto é o Brasil de todos nós. Um Brasil que tem alma, tem povo, tem cultura. Um Brasil que tem jeito, sim, que leva jeito, e muito, um Brasil em construção. Um Brasil, o brasileiro.


________________________
Escritor gaúcho. Autor de A Bofetada
(1978 - 1ª edição)
E-mail: n.hoffmann@via-rs.net
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui