Usina de Letras
Usina de Letras
301 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->ADRIÃO NETO - MODELO PIAUIENSE -- 14/11/2003 - 00:44 (Adrião Neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ADRIÃO NETO - MODELO PIAUIENSE

Paulo Monteiro (*)

Em Raízes do Brasil, clássico sobre a formação brasileira, Sérgio Buarque de Holanda chamou a atenção para ilhas culturais existentes em nosso país. Isso é visível desde os tempos do Brasil Colónia, com poetas baianos e mineiros, especialmente. E continuaria, ainda em épocas posteriores, até os dias de hoje
Adrião Neto, incansável pesquisador piauiense, realizou acurado levantamento sobre uma dessas ilhas, com Dicionário Biográfico Escritores Piauienses de Todos os Tempos (Halley S. A., Teresina), já em segunda edição. Como se isso não bastasse, escreveu Literatura Piauiense Para Estudantes (Edições Geração 70), já em quinta edição.
Alguns autores piauienses alcançaram acolhimento nacional, como Félix Pacheco, Da Costa e Silva, Mário Faustino, Assis Brasil, Álvaro Pacheco, Esdras do Nascimento e Torquato Neto, tornando-se elementos representativos da literatura praticada em seu estado de origem. Adrião Neto acolhe todos esses autores em seu Dicionário e mais uma imensidão de outros escritores, totalizando 1382 verbetes, além de uma série de amplas informações e um vasto material iconográfico.
Com isso produz uma obra de referência obrigatória sobre a literatura do Piauí e para tantos quantos procurem formar uma bibliografia para trabalhos de pesquisa. Além disso, quando em comparação com obras do mesmo gênero sobre as letras de outros estados, poderá servir de base para estudos especializados, especialmente de sociologia literária.
A Literatura Piauiense para Estudantes, segue quase integralmente o plano tradicional das obras didáticas. Acolhe informações históricas, biográficas, análises de obras, textos de alguns autores e questões objetivas a nível de ensino médio. Ao reunir trabalhos de diversos escritores, Adrião Neto favoreceu uma visão panoràmica da literatura piauiense.
Seu livro que, nas edições anteriores fugia ao plano tradicional, ao não separar os autores por escolas literárias, a partir da quarta edição passou a seguir uma periodização já consagrada. Um esquema desse tipo favorece para que os estudantes vinculem as letras de seu Estado com a literatura nacional e contribui para que estudiosos tenham suas atenções despertadas para alguns nomes. Assim, Literatura Piauiense para Estudantes é uma obra fundamental para o entendimento das letras do Piauí.
Adrião Neto realiza um trabalho de divulgação da literatura piauiense que deve servir de exemplo a tantos quantos tenham vocação para a pesquisa bibliográfica. Seu labor, longe das elites enclausuradas no círculo estreito do aulicismo acadêmico, está destinado a permanecer como referencial histórico e documento, em termos literários, da cultura do Piauí.


Paulo Monteiro conceituado escritor, crítico e jornalista gaúcho.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui