Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->RB005 - Debate, Apanha, Mas Dá o Troco -- 16/11/2003 - 09:32 (Carlos Alcino Valadão Lopes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Local: Cantina do Colégio Planalto, no Reino Desunido da Brasilàndia...
Momento: Apresentação dos "Cãoditados"

Todos os quatro "Cãoditados" à presidência do Grêmio Estudantil do Colégio Planalto, juntamente com seus eficientes puxa-sacos, também conhecidos como chefes-de-campanha, foram reunidos na Cantina, para apresentarem suas propostas de governo.
A ordem de apresentação foi sorteada, na suspeita sala do diretor, pelo mesmo, que jurou honestidade no escrutínio, (ou seria excretino) e que obviamente foi aclamado com uma estrondosa vaia mas sem ovos nem tomates, que estão muito caros para serem desperdiçados.
O Secretaotário, saindo debaixo de uma mesa de refeição, ajeitou o terno cinza, que era originariamente preto, a gravata com o desenho do "Pateta", presente do Diretor - sem nenhuma alusão à sua personalidade - "pigayrreou" e começou a enumerar os Cãoditados e suas Patotas Políticas.
- Sr. JóZe Será - "Jó", de "tenha a santa paciência" - Ze, de "Zero à esquerda" - "Será", de "tó pagando pra ver" - Cãoditado do atual Diretor do Colégio Planalto, Ilmo. Sr. Errando É-rico Vaidoso filiado ao P. S. D. B. - Patota Sócia do Dinheiro Brasilindo, ao qual eu peço uma salva de palmas.
Imediatamente levantaram-se o Diretor, sua família e agregados, seis Seguranças e todos os funcionários da casa, que por livre e espontànea pressão se fizeram presentes. Foi então que se ouviu uma estrondosa aclamação, imensamente superior ao que seria possível, mesmo que todos ali presentes apoiassem o citado. Depois veio a se descobrir que a ovação saíra de dezesseis caixas-de-som, devidamente ocultas e espalhadas pela Cantina, reproduzindo o festejo da torcida brasiliana com o gol fatal do Ruinaldinho na conquista do PENCA de bananas - Campeonato Ruinral de Futebol de Rua.
Após estourarem toda a aparelhagem de som, inclusive as dezesseis caixas, que foram logo explicadas pelo Secretaotário como sendo um espetáculo de fogos de artifício, foi anunciado o segundo Cãoditado.
- Sr. Antãony Mulequinho, filho do Professor Antónimo Galhofinho e da Professora Sinónimony Maluquinha e Cãoditado pelo P. S. B. - Patota Sem Barba.
Papai e Mamãe ali presentes - não só pelo apoio mas também por que Mulequinho não tem permissão para sair de casa sozinho - cinco "mauricinhos engravatados" e toda a turma do Jardim-de-Infància do Educandário, também levantaram-se e aplaudiram o "coléeguinha" até se amedrontarem com o olhar feio do restante dos presentes e fugirem pela porta dos fundos.
O Secretaotário, com olhar sarcástico, deu uma risadinha e sacaneou:
- os menininhos não estão fugindo, somente saíram correndo por que lembraram que está na hora da mamadeira.
Esperou o apupo baixar e emendou:
- Agora apresentarei o Cãoditado do P. P. S. - Patota dos Primitivos Sertanejos, também Presidente do M4 ou MMMM - Movimento Mundial dos Machões Malvados - e criador dos slogan "Mulher é para Lavar, Passar, Cozinhar e Calar" e "Sexo Seguro Só Me Agarrando", o Sr. Acirro Homens.
Do fundo da Cantina levantaram-se quarenta chapéus-de-couro, sustentados por outros tantos cabras,"amarelos" de olhar ruim que nem veneno de cobra, peixeira na mão esquerda e parabélum na direita, o que provocou, sem estranheza nenhuma, o aplauso de todos os outros presentes, alguns ausentes e até de algumas almas penadas que estavam somente de passagem.
Com todo o respeito, covardia e muito cuidado, o Secretaotário solicitou permissão para continuar a apresentação e recebeu um "Hummmm!" como resposta dos "CangaCiro" que somente o deixaram continuar e, vivo, por saberem que o próximo Cãoditado, embora não sendo da mesma linha, de fogo, também vem do Nordeste. O trêmulo anunciador tentou de todas as maneiras disfarçar, mas não conseguiu:
- A-go-go...
- Que agogó "home" ? Isso lá é desfile de Escola-de-Samba. Tome Rumo - advertiu o Diretor
- A-gó-gó-ra-ra o can-can, can-can ...
- "Piroró", agora vai fazer propaganda de bordel francês. Se assunte seu "peba", senão esse povo todo te arregaça - tornou a avisar o Diretor, dessa vez já com toda a "reiva"
- A-gó-gó-ra-ra o can-Cãoditado do P. T. - Patota Tapada, o Sen-sen-hor, Lelé de Início se Salva.
O final saiu com efeito de eco, o que deixou Lelé até emocionado, pensando se tratar de uma homenagem do Diretor "retirante", mas logo veio a realidade, o "ruído" foi ocasionado pelo Secretaotário que fugiu tão rápido de medo que bateu um novo recorde de velocidade ao quebrar a barreira do som.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui