Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Entregação nacional -- 02/09/2002 - 15:05 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Hamilton Lima





"Integrar para não entregar". Este era o lema dos milicos na década de 70. Com isto veio a Transamazônica, a conquista da Amazônia e a promessa de um grande país agrícola.

O grande problema é que houve um grande desgaste na administração militar, pressionada pelos norte-americanos, que saíram do poder sob ameaça nuclear, e os planos passaram para a entregação nacional, mobilizada por grupos de empresários brasileiros e estrangeiros, devidamente organizados.

O projeto neoliberal, parido por Margareth Thatcher e Ronald Reagan, visualizou a necessidade de mudanças econômicas, principalmente no setor administrativo, e de quebra envolveu os países pobres e os sobreviventes, como é o caso do continente latino-americano.

Dentro do organograma dos gringos, alguns jornalistas foram cooptados, e diversas matérias foram publicadas em revistas de grande circulação nacional. Quem tiver dúvida que examine os exemplares de Veja durante os anos oitenta e noventa. As Forças Armadas foram desmoralizadas, com matérias que insinuavam a ineficácia de seus serviços.

A ascensão de Collor de Mello ao poder trouxe no bojo o plano neoliberal e os recursos financeiros para os setores de defesa foram minguando, chegando ao cúmulo dos aviões da FAB não terem pneus e peças para decolar, e os soldados das forças de defesa serem dispensados todos os dias antes do almoço para não se gastar dinheiro em refeição para as tropas.

Os salários dos militares não são um item importante no processo, mas sim a manutenção do quadro. As novas ordens do FMI são de encolhimento das tropas brasileiras. Os soldados estão sendo dispensados e com certeza nos próximos dez anos poucos concursos vão ser realizados para complementar a tropa. Os equipamentos militares serão todos sucateados e estaremos prontos para a grande invasão de tropas amigas, que vão nos defender dos "super perigosos" guerrilheiros colombianos e narco-traficantes cariocas.

Finalmente então poderemos conviver com os "mariners" , assimilar a cultura do dólar e entregar nossa dignidade aos que tiverem poder para se instalar em nossas cidades. Entregação nacional, do melhor estilo, presente do modelo neoliberal adotado por Collor e FHC.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui