Usina de Letras
Usina de Letras
123 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Passeio -- 25/02/2005 - 18:22 (lielson zeni) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Asfalto cinza se embaralha ante o calor. O sol, tímido, acena entre as nuvens. A brisa embala a dança dos papéis na calçada. A umidade de água recente torna liso o caminhar. Uma sacola branca de mercado corre entre as árvores.

Um dia qualquer.

E como um qualquer, desvia das pessoas, dos carros. Desvia a atenção. Viu uma casa de madeira de amarelo mal-pintado. Janelas que recortam o interior da casa em bordas verdes. O vento castiga a veneziana que bate, bate, bate...

As telhas sujas e a calha dependurada, o muro rebocado sem pintura e a pedra brita no pátio. É a mesma casa que seu tio tinha anos atrás.

Os papéis dançam com as folhas secas uma arte sem canção. A veneziana bate. Pam! Um carro buzina e passa o cruzamento em sinal vermelho. A janela de quatro vidros, fechada. pam! Pam! (ooii??) PAm! PAM! (tem alguém??) PAM!! PAm...

O homem de regata bege, calção jeans, sandália de couro, óculos quadrado, magro. Um sorriso grisalho. Uma voz sonolenta, calma e conciliadora. (a mãe pediu farinha, Tio Nene... tem?). Outro sorriso, agora parcimonioso, adornava uma voz firma e despreocupada. O homem magro que vira as costas e anda até a segunda porta à esquerda. Volta com um pacote branco dentro de uma sacola plástica (brigado Tio Nene). A porta fecha enquanto abre-se o sorriso doméstico.

Corro com a sacola na mão direita e seguro o pacote na esquerda. Meus pés empoeirados suam sobre sobre o chinelo de tiras azuis, perco a firmeza da passada. Meu pé escorrega chinelo afora.

O sapato pequeno-desliza na calçada molhada. Um quase susto. Uma resfriada sensação efêmera na barriga. Um semi-possível tombo. Não acredita em muitas coisas. Não acredita em guarda-chuvas. Emissário: Me ame, mesmo sem guarda-chuva. Pensa que daria um pé pelo outro pé impermeável. A chuva caindo e escorrendo deliciosamente por seu corpo, o peso dos cabelos molhados, pingando. Gotas de chuva que acariciam os olhos e devolvem vida. E os pés secos. Nisso tudo pensa. E sorri como um saci.

Uma sacola plástica brinca ao vento. Correndo. Brinco correndo e faço a sacola tremular no vento. Na esquerda, firme o pacote de farinha. A sacola escapa da minha mão. Cai e dança. Ensaia uma ópera sem voz com os papéis da rua. Depois apresentam um balé. Embalagens de chocolate e picolé, panfletos amarelos, embalagem de pilhas, folhas, jornais e isopor. E eu ali, de camisetinha branca listrada de vermelho, calção azul, olhando. Percebo que a sacola tem direito à liberdade.

Sigo, libertário, com a farinha na mão e os pés escapando pelas tiras azuis do chinelo. E assim chego em casa: pé sujo e melecado, sorrindo bom tanto e com a encomenda.

Os olhos dóceis e meigos de minha mãe encontram os meus. Suas mãos encontram o pacote. Sua boca, não encontra as palavras pra me repreender pelos pés sujos. Suas palavras seguintes encontram meus ouvidos. Minha expectativa, gratidão.

Corro pro pátio e subo uma árvore. Arranco uma folha de um galho e começo a dobrá-la junto a haste, pelo prazer de ouvir o suave crepitar. Pego outra folha na mão.

Estava no casaco. Amarela e seca. Segura e a observa como quem espera uma resposta. E a devolve ao vento. O vento que leva a folha, dança a sacola e empurra meninos em corrida.

Vento que vem, passa e se perde. Não volta.

Outra brisa embala a sacola.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui