Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Como enfrentar as tragédias da vida -- 02/09/2002 - 22:24 (Nilson Cornélio Dorta dos Reis) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
COMO ENFRENTAR AS TRAGÉDIAS DA VIDA

HABACUQUE 3.17-19





1. O projetista estrutural do Word Trade Center = “Nem terroristas destroem o prédio”

2. Os projetistas pensaram em quase tudo, Boing 637, tornados, ventanias, bombas, etc.

3. Para compensar os movimentos provocados pelos ventos ou impactos, criaram um bloco de 600 toneladas que foi instalado em cima de cada uma das torres. O bloco se movia na direção contrária dos ventos, compensando os efeitos;

4. Quando o Boing 667 entrou e explodiu, foi criado um calor de mais de 1000 graus que reduziu a resistência da estrutura de aço, fazendo com que o bloco que deveria estabilizar descesse produzindo um efeito dominó. Toda a estrutura ruiu de cima para baixo;

5. O homem, com toda a sua inteligência, sempre se julga capaz de controlar todos os fatores negativos e sair-se bem. Julga-se capaz de oferecer total segurança, confiando na sua própria capacidade. Isso ocorreu no passado em relação ao transatlântico Titanic, onde o seu comandante declarou que “nem Deus seria capaz de afunda-lo” e o mesmo, horas depois, foi rasgado por um simples icemberg, vindo a afundar;

6. Isto prova que por mais que confiemos em nossa capacidade de controlar os fatos, somos totalmente frágeis e inseguros.

7. Quando ocorrem tragédias como as que os EUA sofreram na terça feira passada ou, tragédias pessoais como a morte de um ente querido, segundo o DR Fernando M.F. Oliveira, médico pediatra que perdeu a sua esposa 74 dias após ter sido diagnosticada de leucemia e escreveu o livro entitulado de “Quando a Bênção Não Vem!”, nossa tendência natural, sejamos crentes ou não, será:

7.1 – Decepção – A tendência natural da teologia é mostrar um Deus que sempre nos leva à vitória. Há centenas de textos que normalmente podem nos conduzir à falsa interpretação de que Deus impedirá toda a qualquer tragédia. Certo dia um membro de nossa igreja me disse que meus sermões estavam errados porque eu afirmava que nós podemos pedir ao Pai a bênção, mas obte-la dependerá da sua exclusiva vontade. Ver 1 João 5.14-15. A Bíblia deve ser interpretada em relação a todos os seus textos e não apenas tomando alguns como referência.

7.2 – Amargura – A decepção leva à amargura. A derrota tem gosto amargo. É indigesta. Amargura é estar “prá-baixo”, é sofrer a depressão. É a arma mais poderoso do grande inimigo de nossas almas. Ela tira a nossa alegria de viver.

7.3 – Medo – O medo pode paralisar até mesmo o crente. O medo torna a vida espiritual estéril. A pessoa perde o desejo de “novas aventuras de fé”. Para no tempo. A parábola dos talentos em Mateus 25.24-28, descreve essa situação. O servo que recebeu apenas 1 talento ficou com medo e o escondeu na terra. O crente com medo, esconde-se e para de produzir frutos.

7.4 – Questionamento – Por que? Porque Deus permitiu que.......? Não há respostas capazes de responder ao clamor do coração.

7.5 - Perda de referencial. É como se ficássemos sem chão. A pessoa começa a pensar: “Deus não ouviu a minha voz, ele permitiu que isso acontecesse. Logo comigo que sou uma boa pessoa. Eu não merecia isto“ Algumas pessoas se tornam até mesmo incrédulas após uma tragédia.



8. As tragédias afetam a todos, indiscriminadamente: Todos nós somos afetados psicológicamente, socialmente e espiritualmente pelas tragédias da vida.

9. A diferença esta na forma como enfrentamos as tragédias:

9.1 – Para o não crente a tragédia pode representar o fim. Ilustração: Durante os trabalhos de resgate das pessoas que estavam nas torres do Word Trade Center, que duraram mais de uma hora, a cada 5 minutos uma pessoa se suicidava, se atirando para baixo; Ilustração 2 = A enfermeira que tentou suicídio 3 vezes após a morte por afogamento de seu filho de 18 anos.

9.2 - Para o crente é uma oportunidade para receber o consolo divino.

a) Efésios 6.10-18 – Paulo mostra como podemos enfrentaros dardos inflamados do maligno, visto que o mundo vive sob a influência direta de Satanás;

b) Efésios 5. 15-16 – “!Vede prudentemente como andais....”

c) Salmo 54.4 – “Eis que Deus é o nosso ajudador......”

d) Isaias 26.3 – “Tu Senhor conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme: porque ele confia em Deus”

e) Filipenses 4.7 – “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus”

f) Quando Jesus orou: “Pai, se possível, passa de mim este cálice” (Mateus 26.39), a oração de Jesus não foi respondida. Jesus-homem sofreu a morte na cruz e dor de carregar sobre si os nossos pecados;

g) A nossa tendência natural é para uma fé de mão única, que só recebe, que exige a satisfação de todos os desejos, como se Deus fosse o “gênio da lâmpada de Aladim”. A Bíblia não nos autoriza a agir assim.

Ilustração: Certa vez, nos EUA, numa região onde ocorrem muitos tornados, a prefeitura informou a comunidade que um tornado estaria passando sobre a cidade e que determinada zona seria totalmente destruída. Pediu a todos que deixassem o local para que se salvassem. Um pastor pentecostal, de uma igreja cujo templo de madeira estava bem no meio da zona de risco, conclamou seus membros para naquele dia orarem pedindo a Deus que mudasse o curso do tornado e salvasse sua igreja. Alguns membros atenderam à chamada pastoral e ficaram ali orando. O tornado passou, destruiu a templo e matou as pessoas que estavam ali.



11. A fé nos capacita para olharmos para os problemas de forma diferente:.

Ilustração: Na conclusão de seu livro, o irmão Fernando Oliveira, transcreve a letra do hino “Deus tem um plano a cada criatura”;

a) Nossa vida esta nas mãos de Deus – 2 Timóteo 1.12 – Deus guardará a nossa vida até o momento final, quando estivermos na sua presença;

b) Davi no Salmo 23 declarou: Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, n~çao temeria mal algum porque tu estás comigo, a tua vara e o teu cajado me consolam”

c) Paulo em 2 Timóteo 4.6-8 declara: “ Quanto a mim, já estou sendo derramado em libação e o tempo de minha partida esta próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me esta guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas a todos os que amarem a sua vinda.”



12. VOCÊ PODE VENCER AS TRAGÉDIAS DESTA VIDA, O SEGRÊDO É CONFIAR EM DEUS, DEPOSITANDO A FÉ EM JESUS, POIS SOMENTE ELE É CAPAZ DE NOS DEIXAR EM PAZ, MESMO NAS TRIBULAÇÃOS.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui