Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Famílias vencem pela fé -- 02/09/2002 - 22:26 (Nilson Cornélio Dorta dos Reis) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
FAMILIAS UNIDAS VENCEM PELA FÉ

II CRÔNICAS 20:1-4 E 13-17

INTRODUÇÃO



1. A família tem sido constantemente bombardeada na sua estrutura organizacional, emocional e espiritual por uma série de problemas concorrem para que lar perca a paz, a harmonia, a comunhão e o diálogo.

2. Tenho tido o contato com dezenas de famílias e os problemas existenciais observados, invariavelmente são sempre os mesmos: falta de harmonia conjugal, falta de diálogo entre os pais, entre os filhos e entre os pais e os filhos, falta de tempo dos pais para estar ao lado dos filhos, falta de empatia por parte dos pais em relação os problemas dos filhos, rebeldia dos filhos em relação às orientações dos pais, instabilidade dos filhos em relação às suas vidas, ideais e atividades, busca dos jovens e adolescentes de estimulantes paliativos como o cigarro, a bebida, as drogas, a velocidade e o sexo, que via de regra produzem mais problemas em suas mentes.

3. O que fazer diante desta situação ?

4. Ilustração: O jovem que foi comemorar o ingresso na faculdade e morreu acidentado.

5. Ilustração: O político que ligou-me solicitando orientação



I - DEVEMOS RECONHECER A NOSSA LIMITAÇÃO E BUSCAR AO SENHOR

1. Jeosafá, rei de Judá, reinou por 25 anos. Foi um rei espiritual que aboliu as imagens e esculturas que serviam de culto para o povo e conclamou o povo de Judá a buscar ao Senhor.

2. Em 851 AC três povos vizinhos organizaram-se para atacar a Judá. O rei estava despreparado para combate-los.

3. O rei diante da crise chamou o povo para buscar ao Senhor em jejum e oração. Reconheceu a sua incapacidade diante da crise.

4. Salmo 105:4 “Buscai ao Senhor, e a sua força ; buscai a sua face continuamente”

Isaias 55:6 “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto esta perto”

5. Como podemos buscar ao Senhor: Deuteronômio 4:29: “Então dali buscareis ao Senhor teu Deus, e o achareis quando o buscares de todo o vosso coração”

6. Jesus é o caminho para Deus: João 14:6 “Eu sou o caminho....”

7. Devemos depositar a nossa fé em Jesus: João 12:46 “Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim, não ande em trevas”



II - O SENHOR CERTAMENTE VIRÁ AO FAMÍLIAS NOSSO ENCONTRO

1. O texto nos diz que o rei Jeosafá convocou o povo e todos vieram para orarem a Deus pedindo o auxilio naquele momento de perigo para toda a nação.

2. Creio que a oração daquele povo era: “SENHOR, SALVA NOSSAS FAMÍLIAS DA DESTRUIÇÃO, PRESERVA NOSSAS VIDAS DIANTE DO INIMIGO”

3. Deus enviou ao rei um profeta chamado Jaaziel para que ele levasse a esperança ao rei. Jaaziel declarou:

a) Não devem ficar assustados com o inimigo porque a batalha não é de vocês, é do Senhor;

b) Ao invés de ficarem temerosos, devem sair dali e ir ao encontro do inimigo;

c) Na batalha não deveriam lutar, apenas olhar o que Deus faria com os inimigos;

d) Não deveriam temer, mas apenas confiar em Deus.

4. Na manhã seguinte, antes que o sol raiasse, o rei colocou-se no meio do povo e gritou: “Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e sereis bem sucedidos”

5. O rei avançou com seu povo, e à frente foi um grupo de cantores do templo que cantava uma letra que dizia “Rendei graças ao Senhor porque o seu amor dura para sempre”



III - O SENHOR RESPONDERÁ AO CLAMOR DO NOSSO CORAÇÃO

1. O Salmo 33, vs. 20 e 21 declara: “ A nossa alma espera no Senhor; ele é o nosso auxílio e o nosso escudo. Nele se alegra o nosso coração, pois confiamos no seu santo nome”

2. Ilustração: A venda do Santana num momento de dificuldade quando eu necessitava cuidar dos negócios da igreja, não podendo levar o carro a uma feira de automóveis.

3. O vs. 18 do Salmo 33 de Davi declara, “Mas os olhos do Senhor estão sobre os que o temem; sobre os que esperam no seu constante amor”



CONCLUSÃO

1. Quando o povo de Israel cantava a libertação que Deus concederia, Deus levantou dois povos vizinhos que ajuntaram-se e combateram os inimigos do povo de Israel. Os Israelitas voltaram para seus lares sem batalhar contra seus inimigos.

2. Quando nós confiamos de todo o nosso coração em Deus, através de Jesus, Deus prove os recursos celestiais para manter nossas famílias unidas e vencedoras diante das crises.

3. Você tem confiado em Deus ? A Bíblia nos declara: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará”





COMO TRANSFORMAR A APARENTE DERROTA EM BÊNÇÃO



2 CRÔNICAS 20 1-17





1. AVALIE O SEU INIMIGO EM POTENCIAL E A SUA CAPACIDADE PARA ENFRENTA-LO

1.1 – Jeosafá foi avisado que seus inimigos mais próximos se armaram contra ele e seu povo para derrota-los;

1.2 – Jeosafá não estava preparado para enfrentar o enorme exército que avançava em sua direção.

1.3 – Jeosafá reconheceu que a derrota seria iminente.

2. AVALIE A SUA SITUAÇÃO ESPIRITUAL E BUSQUE A SUA PURIFICAÇÃO

2.1 – Jeosafá foi ao templo para buscar ao Senhor;

Salmo 105:4 “Buscai ao Senhor, e a sua força ; buscai a sua face continuamente”

Isaias 55:6 “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto esta perto”

2.2 – Jeosafá sabia que ele próprio e o povo não estavam espiritualmente preparados para enfrentar aquela batalha espiritual;

2.3 - Jeosafá chamou o povo para Jejuar e Orar;

2.4 – O profeta Joel é o profeta do arrependimento e da busca – Joel 1:14 (santificai um jejum), Joel 2:12-13 (voltai para mim de todo o vosso coração), Joel 2:17 (chorem os sacerdotes), Joel 2:21 (Não temas, ó terra....), Joel 2: 23-24 ( Alegrai-vos....) e Joel 2:32 (e todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo).

2.5 – Lembremo-nos da resposta de Deus a Salomão quando ele orou pedindo a bênção de Deus sobre o seu reinado sobre o povo de Israel: 2 Crônicas 7:14-15 “se meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar e buscar a minha face, e se converter de seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar”

2.6 – Jeosafá sabia que Deus não operaria o milagre esperado enquanto não houvesse completo arrependimento e submissão à sua vontade.

2.7 – Ele sabia que Deus perdoaria os pecados do povo e restauraria a comunhão: Isaias 33 6 e 8: “Entretanto, farei vir sobre ela saúde e cura; sararei o meu povo, e lhe manifestarei a abundância de paz e de verdade. Purifica-los-ei de toda a sua maldade com que pecaram contra mim, e perdoarei todos os seus pecados de rebeldia contra mim”

3. DERRAME O SEU CORAÇÃO DIANTE DE DEUS E BUSQUE O SEU SOCORRO

3.1 – Os versículos 5 a 12 retratam a oração de Jeosafá. Nela encontramos: Louvor pelo que Deus é, Louvor pelo que Deus fez, Renovação do pacto de confiança em Deus, Suplica pela realização de um milagre e Reconhecimento da incapacidade de vencer a batalha sem o milagre de Deus;

Jeremias 33:3 : “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes”

Deuteronômio 4:29: “Então dali buscareis ao Senhor teu Deus, e o achareis quando o buscares de todo o vosso coração”

3.2 - Jesus é o caminho para Deus: João 14:6 “Eu sou o caminho....”

3.2 - Devemos depositar a nossa fé em Jesus: João 12:46 “Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim, não ande em trevas”



4. CONFIE INTEGRALMENTE NO SENHOR E AGUARDE A SUA RESPOSTA

4.1 – Jeosafá orou, confiou e aguardou a resposta divina. Deus agiu! Jaziel, levantando-se na congregação, falou em nome do Senhor:

- Vocês devem ir contra eles

- Vocês não terão que lutar

- Vocês deverão se aproximar, ficar em pé e ver Deus agir

- Você não devem ficar com medo nem assombrados

- Vão em frente, Deus estará com vocês.

4.2 – Jeosafá louvou a Deus pela resposta à sua oração

5. LOUVE A DEUS PELA VITÓRIA E COLHA AS BENÇÃO DA SUA SALVAÇÃO

5.1 – No dia seguinte, Jeosafá levantou bem cedo, animou o povo dizendo: Creiam no Senhor vosso Deus e estarão Seguros e Creiam nos seus profetas e prosperareis. Confiante no Senhor, marchou com o povo para a grande batalha espiritual;.

5.2 - Jeosafá colocou à frente do seu exército os seus cantores e músicos e marchou louvando ao Senhor pelo milagre que Ele haveria de realizar, cantando “Rendei graças ao Senhor porque o seu amor dura para sempre”

5.3 - O povo ficou numa posição de aparente fragilidade, nas proximidades do campo de batalha, o deserto de Tecoa, que foi posteriormente chamado de Vale da Bênção;

5.4 - Deus agiu no coração de diversos povos vizinhos, também inimigos do povo de Israel e eles, ao ver o exército se aproximar, uniram suas forças e combateram o exército inimigo de Israel. Eles lutaram arduamente e nessa luta não houve vencedores. Os dois fortes inimigos de Israel se autofragelaram na batalha e ali sucumbiram;

5.5 - Jeosafá que era o alvo principal dos inimigos, venceu a batalha sem usar a força física e ainda ficou com o despojo da guerra ou seja, com as armas, os animais e os bens dos exércitos que sucumbiram.



CONCLUSÃO

1 – O relato começa com o rei no vale da derrota e termina com o rei no vale da bênção;

2 – Joel 3:14 – “Multidões, multidões no vale da decisão! Porque o dia do Senhor está perto, no vale da decisão”

3 – Jesus declarou: “Vinde a mim vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para as vossas almas.”

4 – O segredo da vitória é a confiança no Senhor. Miquéias 7:7 – “Eu, porém, confiarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá.”

5 – Isaias 58:9 e 11 declara: “Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui!” O Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares secos, e fortificará os teus ossos. Serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam”



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui