Usina de Letras
Usina de Letras
32 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62303 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10397)

Erótico (13575)

Frases (50695)

Humor (20043)

Infantil (5465)

Infanto Juvenil (4787)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140829)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6215)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Amar é ter domínio próprio -- 02/09/2002 - 22:38 (Nilson Cornélio Dorta dos Reis) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
AMAR É TER DOMÍNIO PROPRIO

GALATAS 5.22-23



1. ILUSTRAÇÃO Imaginem a seguinte cena; é uma segunda feira, a dona de casa, procurando economizar energia por causa do “apagão”, lavou todas as roupas da família dos últimos 3 dias, inclusive os lençois e flonhas das camas e agora, aproveitando o sol do meio dia, dependurou-as no varal. No dia anterior, domingo, choveu muito e o chão do quintal estava molhado e sujo. No quintal seus treis filhos, uma menina de 7 anos, um menino de 4 anos e uma garotinha de 2 anos, brincavam de pular sobre as poças de água. De repente, começou uma tempestade de vento. O varal estava muito pesado e o vento começou a balança-lo de um lado para o outro até que a cordinha, já gasta pelo tempo, não resistiu e partiu-se. Toda a roupa caiu no chão sujo. A menina de 7 anos correu para dentro e gritou: “mamãe, o varal caiu” . Mil coisas se passaram pela cabeça da pobre mãe. Todo o seu trabalho da manhã estava perdido. A roupa teria que ser recolhida e lavada novamente. Nesta situação, o que você faria? Gritaria ? Diria alguns palavrões? Praguejaria? Lamentaria o ocorrido? Ficaria nervosa e descarregaria sua ira sobre os filhos, que nenhuma culpa tiveram? O fato é que a mãe, correu para fora, pegou seus dois filhos menores pela mão, levou-os para dentro em segurança, pediu que a filha mais velha cuidasse deles e voltou ao quintal para recolher as roupas e deposita-las novamente na máquina de lavar. Depois disso, foi conversar com os filhos, orientando-os a entrarem para dentro sempre que acontecessem situações semelhantes a esta. Os filhos certamente foram marcados pelo autocontrole da mãe. Eles receberam uma lição prática de autodisciplina que contribuiu para a estabilidade emocional deles.

2. O que significa ter domínio próprio?

2.1 – As versões mais antigas da Bíblia traduziam a palavra grega “egkrateia” por temperança. As versões mais modernas usam as palavras domínio próprio, autocontrole ou autodisciplina. Estas palavras significam a capacidade que temos de, ao enfrentar momentos criticos, agir com prudência, não se deixando levar pelas emoções do momento. É o domínio que a pessoa tem sobre sí mesma ou a capacidade de se autocontrolar em todas as circunstâncias da vida.

2.2 - Há diversas passagens bíblicas onde o verbo grego é utilizado. Em todos os versículos a idéia central é conduzir o crente à prática deste dom resultante do amor.

2.3 – Ter domínio próprio não é uma coisa natural no ser humano. É uma capacitação a ser conquistada. O crente, sob a ação do Espírito Santo, é naturalmente capacitado para exercer o dominio próprio em todas as circunstâncias da vida. Todavia,a pratica deste dom espiritual depende da vontade e disciplina de cada um. Romanos 8.5-6 nos declara: “Porque os que vivem de acordo com a natureza humana têm a sua mente controlada por essa mesma natureza. Mas os que vivem de acordo com o Espírito de Deus têm a sua mente controlada pelo Espírito. Os que têm a mente controlada pela natureza humana acabarão morrendo espiritualmente; mas os que têm a mente controlada pelo Espírito de Deus terão a vida eterna e a paz.”

2.4 - Ter a mente controlada pelo Espírito Santo significa ser capacitado para exercer o autocontrole. Paulo escrevendo aos Efésios, no capítulo 5, a partir do versículo 17, nos declara: “ Portanto, em nome do Senhor eu digo e insisto no seguinte: Não vivam mais como os pagãos, pois os pensamentos deles não têm valor, e a mente deles está na escuridão. Eles não têm parte na vida que Deus dá porque são completamente ignorantes e teimosos. Eles perderam toda a vergonha e se entregaram totalmente aos vícios; eles não têm nenhum controle e fazem todo tipo de coisas indecentes. Mas não foi essa a maneira de viver que vocês aprenderam como seguidores de Cristo. Com certeza vocês ouviram falar dele e, como seus seguidores, aprenderam a verdade que está em Jesus. Portanto, abandonem a velha natureza de vocês, que os fazia viver uma vida de pecados e que estava sendo destruída pelos seus desejos enganosos. É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados. Vistam-se com a nova natureza, criada por Deus, que é parecida com a sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a ele.”

2.5 – A falta de domínio próprio ou autocontrole nos acarreta os seguintes prejuízos:

2.5.1 – Físicos: Comer demais, dormir demais, falta de exercícios, a bebida alcoólica, o fumo, trabalho em excesso, etc.;

2.5.2 – Morais: Infidelidade conjugal, sexo antes do casamento¸ mentira, desonestidade, falta de decoro na forma de vestir, etc

2.5.3 – Espirituais: Falta de leitura da Bíblia, falta de oração, falta de comunhão com a igreja, abandono da fé, desinteresse pelas coisas espirituais, falta de participação nos trabalhos do Senhor, etc;

2.5.4 – Emocionais: Nervosismo, choro, pranto, lamentos, ansiedades, explosões, destempero nas palavras, agressividade nos atos e palavras, etc.

2.5.5 – Economicos: O descontrole financeiro tem levado muitos lares à destruição. Hoje tem sido comum os casais gastarm mais do que ganham. As facilitades dadas pelos bancos, os cartões de crédito, os créditos automáticos, os financiamentos em “suaves prestações”, estão levando muita gente ao desespero;

2.5.6 – Conhecimento ou intelectual: A preguiça de estudar ou esforçar-se para aprender e conseguir entrar em uma faculdade pública, a falta de interesse pela reciclagem profissional, a acomodação pessoal, tem levado muita gente a um constante descontentamento com as condições de vida.

2.6 - Em Efésios 6, a partir do versículo 10, Paulo continua ensinando: “Para terminar: Tornem-se cada vez mais fortes, vivendo unidos com o Senhor e recebendo a força do seu grande poder. Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo. Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão. Por isso peguem agora a armadura que Deus lhes dá. Assim, quando chegar o dia de enfrentarem as forças do mal, vocês poderão resistir aos ataques do inimigo e, depois de lutarem até o fim, vocês continuarão firmes, sem recuar. Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça e calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a boa notícia de paz. E levem sempre a fé como escudo, para poderem se proteger de todos os dardos de fogo do Maligno. Recebam a salvação como capacete e a palavra de Deus como a espada que o Espírito Santo lhes dá. Façam tudo isso orando a Deus e pedindo a ajuda dele. Orem sempre, guiados pelo Espírito de Deus. Fiquem alertas. Não desanimem e orem sempre por todo o povo de Deus.”

2.7 – O apóstolo Paulo em suas cartas preocupou-se muito com o comportamento dos crentes, principalmente em relação às inclinações para o pecado. Daí, em diversas passagens, ele ter salientado a necessidade do autocontrole em relação às várias áreas em que somos tentados;

2.8 - Na passagem de 1 Coríntios 7.9 “Mas, se vocês não podem dominar o desejo sexual, então casem, pois é melhor casar do que ficar queimando de desejo.”Paulo procura transmitir uma idéia específica de autocontrole do impulso sexual;

2.9 - Na passagem de 1 Coríntios 9.25 “Vocês sabem que numa corrida, embora todos os corredores tomem parte, somente um ganha o prêmio. Portanto, corram de tal maneira que ganhem o prêmio. Todo atleta que está treinando agüenta exercícios duros porque quer receber uma coroa de folhas de louro, uma coroa que, aliás, não dura muito. Mas nós queremos receber uma coroa que dura para sempre. Por isso corro direto para a linha final. Também sou como um lutador de boxe que não perde nenhum golpe. Eu trato o meu corpo duramente e o obrigo a ser completamente controlado para que, depois de ter chamado outros para entrarem na luta, eu mesmo não venha a ser eliminado dela.” Paulo usa o exemplo do atleta que se esmera no seu preparo, com a máxima autodisciplina, para que possa alcançar a vitória na competição. Igualmente nos exorta a fazermos o mesmo, para alcançarmos a vitória sobre os pecados;

2.10 - É impossível ao crente despreparado vencer as ciladas de Satanás. Daí a necessidade de buscarmos diariamente o fortalecimento espiritual através da leitura da Bíblia, da oração e da comunhão com a família cristã. Paulo, escrevendo sua carta a Timóteo recomendou: “Procura apresentar-te aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, e que maneja bem a palavra da verdade”;

2.11 - Provérbios 16.32, recomenda “Vale mais ter paciência do que ser valente; é melhor saber se controlar do que conquistar cidades inteiras.”

2.12 - Aristóteles, o grande filosofo do passado, declarou: “Considero mais corajoso aquele que domina seus próprios desejos do que aquele que conquista seus inimigos; pois a vitória mais dificil é a vitória sobre o próprio “eu”;

2.13 - O autocontrole somente é possível se eu permitir que o Espírito Santo controle o meu coração.

2.14 - O apóstolo Pedro, desejoso que fossemos cristãos autênticos e vencedores, nos fez as seguintes recomendações em sua 1 carta, a partir do versículo 4:“Por isso mesmo façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade juntem o conhecimento e ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio juntem a perseverança e à perseverança, a devoção a Deus. A essa devoção juntem a amizade cristã e à amizade cristã, juntem o amor. Pois são essas as qualidades que vocês precisam ter. Se vocês as tiverem e fizerem com que elas aumentem, serão cada vez mais ativos e produzirão muita coisa boa como resultado do conhecimento que vocês têm do nosso Senhor Jesus Cristo. Mas quem não tem essas coisas é como um cego ou como alguém que enxerga pouco e esqueceu que foi purificado dos seus pecados passados. Portanto, meus irmãos e minhas irmãs, procurem ficar cada vez mais firmes na certeza de que Deus os chamou e escolheu. Se vocês fizerem isso, jamais abandonarão a fé e assim receberão todo o direito de entrar no Reino eterno do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.”

2.15 - Provérbios 25.28 declara: “Um homem que não sabe controlar suas emoções e vontade fica incapaz de se defender como um país que não tem exército”

3. É através do domínio próprio que somos capazes de:

3.1 - Enfrentarmos as tentações satânicas, sem cairmos no pecado;

3.2 - Tomarmos decisões que não produzam prejuízos para nós ou para terceiros;

3.3 - Não nos deixarmos levar pelas emoções do momento e agirmos precipitadamente;

3.4 - Aprendermos a exercitar a fé, procurando ler a Bíblia, orar e testemunhar de Cristo para outras pessoas;

3.5 - Discernir as prioridades a serem exercidas no dia-a-dia;

3.6 - Evitar o ativismo cristão, que gera “stress” e abala os relacionamentos;

3.7 - Fugir do impeto “consumista” contemporâneo, que impõe “falsas necessidades” e gera situações de apertos financeiros;

3.8 - Que somos capazes de controlar nossos desejos carnais e fugir dos pecados relacionados com o sexo;

3.9 - Que somos capazes de controlar nossa língua e evitar palavras fúteis, tolas, malediscentes ou mexeriquentas;

3.10 - Não nos deixarmos dominar por sentimentos destrutivos que geram a depressão, a angustia, a aflição, a autodestruição e outras atitudes psicológicas que podem nos levar até mesmo à loucura;

3.11 - Ter atitudes construtivas diante das crises, buscando sempre o lado otimista, procurando tirar vantagens das situações;

- É aprender a separar o dízimo das receitas mensais e entrega-lo ao Senhor. Meu falecido tio, Pastor Roque Monteiro de Andrade, levava tão sério a questão do dízimo, que no seu casamento, ele calculou o valor dos presentes recebidos e sobre esse valor, entregou o dízimo;



4. ILUSTRAÇÃO = O pastor Norman Vincent Peale, em seu livro “Pecado, Sexo e Autocontrole”, na página 186, cita uma experiência vivida pelo filho do grande cientista inventor Thomas A. Edison em 9 de dezembro de 1914. Nesse dia, à noite, quando seu filho Charles Edison, sucessor do pai em seus negócios industriais, estava com 20 anos de idade, o imenso parque industrial de Thomas Edison, na cidade de West Orange, em Nova Jersey, foi totalmente destruído pelo fogo. Os prejuízos foram calculados à época em 2 milhões de doláres. Edison havia segurado apenas 10% do valor do imóvel, acreditando na tese de que o concreto não se destruia pelo fogo. No momento do incêndio, Thomaz Edison chamou o filho e pediu que ele chamasse sua mãe, dizendo-lhe “Procure sua mãe, traga-a aqui, pois ela jamais verá um espetáculo tão magnífico em toda a sua vida”. Mais tarde, quando o fogo havia apagado e tudo estava destruído, Thomas Edison, aos 67 anos declarou ao filho: “Há uma grande importância numa catastrofe como esta. Todos os nossos erros se queimaram. Agoira podemos começar tudo outra vez!” Dez semanas depois, a fabrica voltou a funcionar.



5. ILUSTRAÇÃO: Certa mãe foi visitar seu filho crente, rescém ingresso em uma universidade, que morava no campus universitário. O filho, todo feliz, a levou para conhecer as dependências de seu quarto. Quando ela entrou, a primeira coisa que viu foi um poster de uma mulher pelada na parede. A mãe, crente muito fiel e dedicada, que sempre orientou seu filho a seguir os ensinos bíblicos, na hora quase teve uma explosão emocional. Contrlou-se, não disse uma só palavra sobre o poster. Voltou para casa, esperou uma semana e em seguida, pegou uma foto sua com o filho e mandou amplia-la. Colocou a foto numa moldura e enviou para o filho. O filho ao receber o quadro, colocou-o na parede. Logo percebeu que a figura santa de sua mãe em nada combinava com a figura sedutora da mulher nua. Venceu a razão: retirou o poster da parede. Quando a mãe lhe fez uma nova visita, notou a diferença, mas novamente permaneceu em silêncio, agradecendo a Deus pela mudança do filho.

6. Como obter o domínio próprio? Ou como exercer o autocontrole no dia-a-dia?

6.1 - Permita que Jesus conduza a sua vida – Jesus nos fez um convite: Mateus 11.28-29: “ Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.”;

6.2 - Permita que o Espírito Santo controle o seu coração: Jesus prometeu que ele nos guiaria: João 16.13 declara: “Porém, quando o Espírito da verdade vier, ele ensinará toda a verdade a vocês. O Espírito não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que ouviu e anunciará a vocês as coisas que estão para acontecer.” O apóstolo Paulo sugeriu: “Enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos e hinos espirituais”

6.3 – Permita que o fruto do Espírito que é o amor, capacite-o a exercitar o autocontrole. Isto será possivel se você abrir o seu coração e entregar a sua vida a Jesus. A Bíblia declara: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará”;

6.4 - Para Deus não há impossiveis. Jesus declarou em Lucas 18:27 “ Jesus respondeu: -O que é impossível para os seres humanos é possível para Deus.”

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui