Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Amor a toda prova -- 02/09/2002 - 22:42 (Nilson Cornélio Dorta dos Reis) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
AMOR À TODA PROVA

OSÉIAS 10.12-13 e 11.3-4

12 Eu lhes disse: "Preparem os campos para a lavoura, semeiem a justiça e colham as bênçãos que o amor produzirá. Pois já é tempo de vocês se voltarem para mim, o Deus Eterno, e eu farei chover sobre vocês a chuva da salvação."

13 Mas, em vez disso, vocês plantaram a maldade, colheram a injustiça e comeram os frutos da mentira. -Vocês confiaram nos seus carros de guerra e no grande número dos seus soldados,

14 e por isso a guerra chegará até vocês, e as suas fortalezas serão destruídas. Acontecerá com vocês o mesmo que aconteceu quando o rei Salmã fez guerra contra Bete-Arbel: ele arrasou a cidade e despedaçou as mulheres e os seus filhos.

3 Mas fui eu que ensinei o meu povo a andar; eu os segurei nos meus braços, porém eles não sabiam que era eu que cuidava deles.

4 Com laços de amor e de carinho, eu os trouxe para perto de mim; eu os segurei nos braços como quem pega uma criança no colo. Eu me inclinei e lhes dei de comer."





INTRODUÇÃO

Ilustração: Um jornalista inglês, ao ler a Enciclopédia Britânica, em sua 1º edição de 1768, comprovou que para a palavra átomo haviam apenas 5 linhas e para a palavra amor haviam 5 páginas. Hoje, passados 230 anos, aquela renomada enciclopédia usa 5 páginas para a palavra átomo e nenhuma referência para a palavra amor.

O amor parece estar caindo no descrédito. O mundo moderno cria uma parafernália para estimular o sexo, mas muito pouco se fala no verdadeiro amor.

Tenho observado que muitos casais se casam apenas pela atração sexual e não mais pelo amor. Dizem as estatísticas que para cada 100 casamentos, 70 mantiveram relações sexuais antes do casamento. Há muita dificuldade para distinguir sexo de amor.

Só o amor faz com que um casamento seja duradouro, ainda que não haja sexo. O livro “The First Circle” (O Primeiro Circulo), de Alexander Solzhenitsyn, narra história de Nadya e Nershyn, um casal de russos, que poucos meses após o casamento foi separado em razão do marido ter sido preso pelo governo. A esposa, uma professora universitária, venceu os assédios de seus colegas e nunca traiu seu marido. O marido, mesmo sendo assediado pelas militares que cuidavam da prisão também não traiu a sua esposa. Eles somente se reencontraram mais de 20 anos de separação. No entanto, guardaram-se um para o outro, movidos pelo amor.



1. O CASAL DEVE PLANTAR AS SEMENTES QUE PRODUZEM O AMOR

1.1 - Quais são as sementes que produzem amor? Jaime Kemp, em seu livro Retratos de Família, sugere 5 comportamentos que constróem o amor:

- Compromisso – amar e comprometer-se com a outra parte até que a morte nos separe. – Compromisso de fidelidade nos bons e maus momentos da vida.

- Amizade – A amizade é o principal laço que une duas pessoas por toda a vida. Ser amigo é ser empático ou sofrer com o outro, O verdadeiro amigo deseja sempre o bem do outro e tudo faz para vê-lo feliz.

Cantares 5.16 tem uma expressão de amor romântico ligado à amizade: “O seu falar é muitíssimo doce; sim, ele é totalmente desejável. Tal é o meu esposo, ó filhas de Jerusalém”

- Respeito – Amar é respeitar o outro. O dicionário Aurélio traz a idéia de “venerar, respeitar ou honrar o outro”. Respeitar é valorizar o outro! Você tem valorizado seu cônjuge? Valorizado seu talento, suas opiniões, suas orientações, seus cuidados, sua fidelidade, seu respeito e seu amor?

- Misericórdia – Misericórdia tem vários aspectos: Ajuda nas crises – Compreensão nos momentos de dificuldade. Perdão – Ter a disposição de perdoar – Aceitação mútua – Aprender a superar as falhas, vencer a irritação e o indiferentismo. Silêncio Intencional – Silenciar as críticas destrutivas substituindo-as por palavras e atitudes tolerantes.

- Romance – O romance é fruto de pequenas atitudes que criam um clima de amor.



1.2 – Como obter um relacionamento feliz? Certa vez li a seguinte receita:

1 porção de amor

3 porções de diálogo

2 porções de compreensão

1 porção de paciência

2 porções de carinho

2 porções de companheirismo

½ porção de sexo

1 porção de confiança

1 pitada de bom senso.



2. DEUS FAZ GERMINAR AS SEMENTES DERRAMANDO O SEU PRÓPRIO AMOR

2.1 – No texto que lemos Deus manda preparar o campo e semear as sementes do amor, mas também nos manda nos voltar para Ele. O Salmo 127 salienta a obra construtura de Deus no nosso lar. Declara tacitamente que se Deus não construir o nosso lar, em vão serão os nossos esforços pessoais.

2.2 - Oséias 13 e 14 declarou uma verdade indiscutível: Temos a tendência de deixarmos Deus de lado e pagamos um alto preço porisso: “ Mas, em vez disso, vocês plantaram a maldade, colheram a injustiça e comeram os frutos da mentira. - Vocês confiaram nos seus carros de guerra e no grande número dos seus soldados,14 e por isso a guerra chegará até vocês, e as suas fortalezas serão destruídas.” Nossos lares estão sendo destruídos em razão da nossa rebeldia em relação a Deus!

2.3 - Servir a Deus e buscar nele a segurança e a felicidade para a família é o segredo para o sucesso matrimonial. Josué 24.14 e 15 nos declara: 14 Josué terminou, dizendo: - Portanto, agora temam ao Deus Eterno. Sejam seus servos sinceros e fiéis. Esqueçam os deuses que os seus antepassados adoravam na Mesopotâmia e no Egito e sirvam ao Deus Eterno. Mas, se vocês não querem ser servos do Eterno, decidam hoje a quem vão servir. Resolvam se vão servir os deuses que os seus antepassados adoravam na terra da Mesopotâmia ou os deuses dos amorreus, na terra de quem vocês estão morando agora. Porém eu e a minha família serviremos ao Deus Eterno.”

2.4 – Deus tudo prove, principalmente o amor – Oséias 11.3-4 nos declara: ”Mas fui eu que ensinei o meu povo a andar; eu os segurei nos meus braços, porém eles não sabiam que era eu que cuidava deles.Com laços de amor e de carinho, eu os trouxe para perto de mim; eu os segurei nos braços como quem pega uma criança no colo. Eu me inclinei e lhes dei de comer."

2.5 – Busque ao Senhor: Jesus disse “Vinde a mim.........”

2.6 – 1 Pedro 5.7 nos declara “Lançai sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”

2.7 – O Salmo 127 declara “inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados”

2.8 -- Nossos lares têm sido sacudidos por inumeráveis dificuldades que tentam tirar a nossa paz. Jesus não nos prometeu imunidade às dificuldades ou às aflições. Ele nos disse: “Disse-vos estas coisas para que em mim tenhais paz. No mundo tereis aflições. Mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16:33)



9. Um dos mais belos cânticos de Davi que encontramos na Bíblia é o que esta escrito em II Samuel 22: 33-36, que diz:

“Pois quem é Deus senão o Senhor ?

E quem é Rocha, senão o nosso Deus ?

Deus é a minha fortaleza e a minha força, e ele perfeitamente desembaraça o meu caminho.

Ele faz os meus pés como o de corças, e me firma nas alturas.

Ele instrui as minhas mãos para a peleja, de maneira que os meus braços podem vergar um arco de bronze.

Também me deste o escudo da salvação; a tua brandura me engrandece.

Alargaste os meus passos debaixo de mim, e não vacilaram os meus artelhos.

Persegui os meus inimigos e os derrotei; não voltei sem os ter destruído.”



Pense um pouco nas expressões do Salmista em seu cântico:

Deus é a minha força e a minha fortaleza: Segurança, poder e ânimo para lutar

Deus desembaraça o meu caminho: Visão completa do meu futuro e sabedoria para solucionar os problemas que surgem no caminho.

Deus fortalece os meus pés: Sou fraco e impotente, mas Deus é forte e poderoso e ele mesmo me dá forças para a batalha.

Deus segura minhas mãos para a peleja: Muitas vezes não sei o caminho a seguir, mas Deus me toma pela sua mão e me guia os passos.

Deus me dá o escudo da salvação: Jo.3:16 resume o amor de Deus que redime a minha alma através de Jesus.

Deus alarga os meus passos: Minhas possibilidades são limitadas, mas Deus age sob os meus pés, fazendo com que as circunstancias sejam favoráveis à minha vida.

Deus me dá a vitória: Com Deus eu alcanço a vitória e sou feliz





10. CONCLUSÃO

Nós podemos construir juntos um lar feliz! Nós podemos viver juntos um namoro feliz. O segredo é permitir que Deus construa conosco o nosso relacionamento. Jesus disse: “Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Você esta disposto a permitir que Deus faça do seu lar um pedacinho do céu, a contar da sua própria vida ? Deposite no Senhor Jesus a sua completa e sincera confiança e Ele mesmo proverá o seu coração com a presença do Pai.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui