Usina de Letras
Usina de Letras
133 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Ensina-me a viver! -- 02/09/2002 - 22:55 (Nilson Cornélio Dorta dos Reis) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
LADRÕES DA FELICIDADE

EFÉSIOS 3:14-21

“Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome. Oro para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder pelo seu Espírito no homem interior, para que Cristo habite pela fé nos vossos corações. E oro para que, estando arraigados e fundados em amor, possais perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além do que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém.



Jesus declarou: “Eu vim para que tenham vida, e atenham em abundância”, vida abundante significa vida plena de paz e alegria interior. É um estado de espírito que não se abate diante das crises, desafios e dificuldades que nos atingem diariamente. Esta vida esta à disposição de todos, todavia, no dia-a-dia, há uma série de sentimentos e situações que, se não forem bem tratados, podem roubar a sua alegria.

Sobre estes ladrões da felicidade, estamos iniciando uma série de estudos nesta noite.

Dentre os muitos vilões da alegria, podemos detectar os seguintes:

- Carência afetiva

- Insegurança

- Medo

- Culpa

- Solidão

- Auto-Imagem Negativa

- Depressão

- Memórias Amargas



Iniciaremos nossos estudos nesta importantíssima área abordando a Carência Afetiva, que entre outros vilões, tem destruído a felicidade de muitas pessoas e lares.

Ilustração: Joãozinho e a EBD do Dr. Moody. Joãozinho era um menino que morava nos arredores de Chicago nos EUA. Ele freqüentava assiduamente a EBD. Da sua casa à igreja que freqüentava haviam vários quilometros para serem vencidos. Dominicalmente ele fazia esse percurso. O interessante era que, ao longo do caminho haviam várias igrejas que também possuíam EBD, todavia Joãozinho passava por todas elas e continuava o seu percurso até chegar à sua igreja. Um dia, num rigoroso interno, o menino seguia seu caminho, vencendo o frio e a neve que caia, quando, numa ventania gélida, abrigou-se na entrada de uma igreja. Um homem ao entrar, parou e começou a perguntar ao menino porque ele estava ali parado. Ele informou que estava indo à sua igreja para assistir à EBD. O homem lhe disse que ali também havia uma EBD e que ele poderia matricular-se ali mesmo, Ele disse que não, que a EBD era dirigida pelo Dr. Moody, e ela era muito especial. O homem lhe perguntou o que havia de especial e ele lhe disse: “Ali eu me sinto muito amado”. Sentir-se amado era o fator especial que movia o garoto a vencer a neve e o frio.

Todos precisam do amor. Todavia, uns parecem precisar mais do que os outros. Há um velho ditado que diz que amor faz o mundo girar, não, o amor faz o mundo girar direito.

A ausência do amor em uma determinada fase da vida pode causar grandes estragos na formação da personalidade das pessoas. Esses estragos são chamados de calos de personalidade. Os calos doem sempre que as pessoas passam por situações que necessitem de estabilidade emocional para serem vencidas.

Exemplos:

Uma menina que durante a sua infância teve um pai ausente e que raramente lhe estendia os braços para um forte abraço, fazendo com que não recebesse a dose certa de amor para o seu ajustamento afetivo, tenderá a buscar esse amor no primeiro namorado que conhecer na sua adolescência, podendo inclusive passar a vida inteira sentindo-se mal amada, por um calo formado na infância. Essa pessoa terá muitas chances de ser infeliz no casamento.

Um menino que teve um pai agressivo ao longo da infância, tratando da mãe ou de toda a família com brutalidade, poderá desenvolver sentimentos de carência afetiva e na idade adulta sentir-se sempre insatisfeito e incompleto ao lado de sua esposa. Estas pessoas, por força de mal formação da personalidade podem torna-se inseguras, insatisfeitas consigo mesmas, continuamente carentes de afeto e serem levadas até mesmo à infidelidade conjugal.



No relato do encontro e dialogo de Jesus com a mulher samaritana, que encontramos em João 4, notamos que aquela mulher já tinha tido cinco maridos e o homem que estava ao seu lado naquele momento não era seu marido. O que pode ter levado aquela mulher a ter tido tantos maridos e não sentir-se satisfeita com nenhum deles? É provável que foi o sentimento de carência afetiva.

Para o carente afetivo todo o amor do mundo é insuficiente para satisfazer a sua necessidade de sentir-se amado. Por mais que as pessoas que estão ao seu redor tenham atitudes que demonstrem que o amam, elas sempre serão insuficientes.

Amar e sentir-se amado é um sentimento que é desenvolvido ao longo da vida. Você já observou que quando os bebes chegam, por mais que nós lhes troquemos as fraldas, demonstremos carinho, façamos coisas engraçadas, eles levam um bom tempo para aprenderem a retribuir espontaneamente ao nosso amor. Minha filha levou mais de dois anos para aprender a nos beijar espontaneamente e somente depois dos treis anos aprendeu a nos dar abraços e a dizer que gosta de nós. Foi um processo que levou pelo menos dois anos para formar a sua personalidade e, dizem os psicólogos que estes dois primeiros anos são fundamentais para a formação da sua personalidade e servirão de base para o resto da vida.

Neste aprendizado continuo, alguns tiveram uma “falha de fabricação” e não aprenderam a amar e sentir-se amado, permanecendo uma lacuna que gerou mal formação no desenvolvimento da personalidade.

Muitas pessoas já me disseram que seus cônjuges são incapazes de expressar sentimentos ou atitudes amorosas e que isso produziram muitas mágoas.

Há pessoas que não conseguem estabelecer relacionamentos permanentes e claramente evidenciam total insegurança. Ao longo de minha vida profissional, como chefe de grupos de pessoas, tenho observado que algumas delas são totalmente desajustadas. Tenho uma colega que já passou por diversos lugares e não conseguiu ajustar-se e sentir-se feliz e nenhum deles. Seu comportamento de instabilidade com certeza a faz sofrer, porque não consegue sentir-se parte da equipe e feliz no seu trabalho. Esse comportamento pode acontecer no lar, na vida conjugal e até mesmo em relação aos filhos. Por mais que a família cerque com amor ele será sempre insuficiente. É como se a pessoas estivesse constantemente pedindo: Me ame! Me ame Me ame!

Ilustração: Certa senhora, na infância, foi abandonada pelos seus pais e foi criada por terceiros que jamais a trataram como filha. Na adolescência foi viver com uma família e apenas a aceitou, mas não a amou. Na juventude não conseguiu sentir-se plenamente feliz. Adulta veio a sofrer de depressão periódica. Perdeu a confiança própria e a confiança nas pessoas.



Missionários que viveram na África contaram a história de uma menina que foi vendida como escrava e jamais conheceu o amor. Seu nome Keodi, significava “ninguém gosta de mim” Quando estava com quase 10 anos, foi acometida de uma doença de pele que a tornou cheia de chagas. Nessa situação, seu dono a abandonou para morrer fora do povoado. Ninguém queria ao menor ver a pobre menina cheia de chagas, com medo de ser contaminado. Os missionários a encontraram e a levaram para a sede da missão. Ali a trataram, a amaram e a ajudaram a recompor-se. Vencidas as barreiras, a ensinaram que Deus a amou desde o primeiro momento de sua vida e que para faze-la feliz, Jesus também a amou ao ponto de dar-se por ela na cruz do calvário. Keodi aprendeu o significado do verdadeiro amor e aos poucos foi aprendendo a amar e a ser amada.

Como podemos vencer a carência do amor? Descobrindo o amor de Deus que excede todo o entendimento!

No texto lido em Efésios temos as seguintes expressões que são fundamentais nesse processo:

“Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome. Oro para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder pelo seu Espírito no homem interior, para que Cristo habite pela fé nos vossos corações. E oro para que, estando arraigados e fundados em amor, possais perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além do que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém.



Pontos fundamentais:

a) A fonte de poder para vencer as crises provenientes de uma carência afetiva emanam de Deus;

b) Precisamos ser fortalecidos com o poder do Espirito no nosso homem interior;

c) Estando arraigados e fundados no amor de Cristo encontramos a resposta para as ansiedades do coração;

d) O poder de Cristo excede o nosso entendimento e vai além das nossas necessidades; é completo, satisfaz plenamente as nossas necessidades.



Buscando, através da fé a resposta divina para o grande vilão da nossa alegria, encontramos a base para o amor que constrói relacionamentos seguros e duradouros conforme vemos em 1 Coríntios 13:4-7 e 1 João 4:7-12



Amar a Jesus é a solução: João 14:28 e Romanos 8:35 e 37

SALM0 145:14-15



”O Senhor sustenta a todos os que caem,

O Senhor levanta a todos os abatidos.

Os olhos de todos esperam em ti,

Tu lhes dás o seu mantimento ao seu tempo.”



Ilustração: Vocês se lembram da ilustração que as crianças fizeram na semana passada ? Certa jovem estava numa estrada pedindo carona e carregando um pesado fardo. Passou um onibus e não parou. Passou um carro de passeio e não parou. Passou um executivo e não parou. Passou um caminhoneiro e parou oferecendo-lhe a carona. Depois de terem rodado muitos quilometros, o caminhoneiro perguntou para a jovem: Moça, por que você continua segurando seu fardo, quando há tanto espaço no banco de trás do caminhão ? A jovem, olhando para ele, lhe respondeu: Senhor, dar-me carona, vá foi um grande ato de bondade da sua parte, deixar o caminhão dar também carona para o meu fardo, seria abusar da sua generosidade, deixe que eu continue a carregar o meu fardo.....

Muitas pessoas agem como esta jovem que pediu carona, transferem para o Senhor apenas parte do seu problema, entregam a vida, mas não lhe transferem seus fardos.

I Pedro 5:7 nos declara: “Lançai sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós”.

Também o profeta Isaias declarou: “Os que esperam no Senhor renovarão suas forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão”(Isaias 40:31)

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui