Usina de Letras
Usina de Letras
128 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Forças para vencer -- 02/09/2002 - 22:59 (Nilson Cornélio Dorta dos Reis) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
FORÇAS PARA VENCER

LUCAS 8

40 Ao regressar Jesus, a multidão o recebeu com alegria, porque todos o estavam esperando.

41 Eis que veio um homem chamado Jairo, que era chefe da sinagoga, e, prostrando-se aos pés de Jesus, lhe suplicou que chegasse até a sua casa.

42 Pois tinha uma filha única de uns doze anos, que estava à morte. Enquanto ele ia, as multidões o apertavam.

43 Certa mulher que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia, e a quem ninguém tinha podido curar e que gastara com os médicos todos os seus haveres,

44 veio por trás dele e lhe tocou na orla da veste, e logo se lhe estancou a hemorragia.

45 Mas Jesus disse: Quem me tocou? Como todos negassem, Pedro com seus companheiros disse: Mestre, as multidões te apertam e te oprimem e dizes: Quem me tocou?.

46 Contudo, Jesus insistiu: Alguém me tocou, porque senti que de mim saiu poder.

47 Vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se trêmula e, prostrando-se diante dele, declarou, à vista de todo o povo, a causa por que lhe havia tocado e como imediatamente fora curada.

48 Então, lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz.

49 Falava ele ainda, quando veio uma pessoa da casa do chefe da sinagoga, dizendo: Tua filha já está morta, não incomodes mais o Mestre.

50 Mas Jesus, ouvindo isto, lhe disse: Não temas, crê somente, e ela será salva.

51 Tendo chegado à casa, a ninguém permitiu que entrasse com ele, senão Pedro, João, Tiago e bem assim o pai e a mãe da menina.

52 E todos choravam e a pranteavam. Mas ele disse: Não choreis; ela não está morta, mas dorme.

53 E riam-se dele, porque sabiam que ela estava morta.

54 Entretanto, ele, tomando-a pela mão, disse-lhe, em voz alta: Menina, levanta-te!

55 Voltou-lhe o espírito, ela imediatamente se levantou, e ele mandou que lhe dessem de comer.

56 Seus pais ficaram maravilhados, mas ele lhes advertiu que a ninguém contassem o que havia acontecido.



O texto nos relata a história de duas pessoas que procuraram a Jesus num momento de crises domésticas: Jairo, um chefe de sinagoga, estava com sua filha à beira da morte e a "mulher hemorrágica", sofria de uma hemorragia incurável a mais de 12 anos.

Jairo era chefe da sinagoga. Era portanto um homem religioso e temente a Deus. Com certeza cumpria todas normas e costumes do judaísmo. Sabia que com toda a sua religiosidade, estava prestes a perder a sua única filha de quase 12 anos, que estava à beira da morte. Com certeza ele vinha acompanhando de longe o seu ministério e havia ouvido falar do seu amor pelos necessitados e milagres que fazia. Sua única esperança era Jesus!

Uma mulher, cujo nome não conhecemos, coincidentemente havia 12 anos que sofria de uma hemorragia. Ela já havia procurado todos os médicos especialistas dos seus dias e com eles gasto todo o seu dinheiro. Não lhe restava esperança de cura. Suas forças físicas estavam se esvaindo. Estava condenada à morte. Em razão da sua doença era desprezada pela sociedade. Sentia-se miserável diante do seu problema. Ouviu falar de Jesus, não perdeu tempo, venceu a multidão que o apertava e tocou em suas vestes. Era tudo o que ela queria, pelo menos tocar nas vestes do Filho de Deus! Foi curada!!! Sua fé a curou.

Ambos, Jairo e a mulher, tinham vários pontos em comum:

a) Haviam perdido a esperança nos recursos humanos;

- A inteligência humana tem levado a conquistas em todas as áreas do conhecimento. Hoje a ciência possui recursos quase ilimitados, todavia, milhões de pessoas estão morrendo em várias partes da terra, vitimadas por doenças incuráveis, guerras, fome e acidentes.

- A ciência não conseguiu eliminar o sofrimento humano. Sofremos dores físicas e emocionais. Ainda derramamos lágrimas. Há mais sofrimento emocional que físico. As estatísticas mostram que mais de 40% das mulheres ocidentais sofrem de ansiedade e depressão. Igualmente entre os homens, estes índices não são muito inferiores. O homem do século XXI tem os mesmos problemas que afligem a humanidade desde a sua origem.



b) Estavam desesperados e buscavam uma solução divina;

- Com todos os recursos disponíveis, há momentos em que nos sentimos totalmente desamparados e indefesos.

- Quando as pressões chegam no limite pessoal, alguns, por falta de visão de futuro melhor, tomam atitudes desesperadoras. Lembro-me do caso do professor universitário que morava nos arredores da Unicamp, que a alguns anos, mesmo sendo um catedrático sumamente reconhecido na sua área de atuação, com vários trabalhos publicados em várias línguas, sentiu-se enfadado da vida, comprou um revólver e, ao chegar em casa, matou sua mãe e em seguida suicidou-se. Também me recordo do adolescente japonês, que aos 12 anos de idade, quando seus pais trabalhavam, fechou-se na garagem de sua casa, ligou o carro e ficou ao lado do escapamento inalando os gases emitidos pelo motor até morrer por asfixia. Deixou um bilhete aos pais que dizia: "estou cansado de viver".

- O que pode levar uma pessoa a ter atitudes tão drásticas? O desespero motivado pela falta de esperança na solução para seus problemas.

- A Bíblia nos recomenda a buscar a Deus nos momentos mais difíceis da vida:

1 Crônicas 16:11 "Buscai o SENHOR e o seu poder, buscai perpetuamente a sua presença."

Isaías 55:6 "Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto."

Amós 5:4 "Pois assim diz o SENHOR à casa de Israel: Buscai-me e vivei."

Mateus 6:33 "buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."

Lucas 11:9 "Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á."

Colossenses 3:1 "Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus."



c) Venceram barreiras físicas e sociais para chegarem a Jesus;

A maior barreira para encontrarmos Jesus é a incredulidade humana. Vivemos num mundo estritamente racional e materialista. Agimos como Tomé: precisamos ver para crer. Tanto Jairo como a mulher hemorrágica tiveram pessoas ao redor que os desestimularam a buscarem a fé:

a) A multidão quase os impediu de se aproximarem de Jesus;

b) Jairo podia ter perdido a paciência com o tempo que Jesus gastava com outras pessoas antes de atender ao seu pedido;

c) Quando o pessoal que estava na casa de Jairo enviou um mensageiro para informar que a menina já havia morrido ele podia ter desistido de esperar por Jesus;

d) Os discípulos de Jesus foram racionais quando disseram que seria impossível descobrir quem havia tocado nas vestes de Jesus;

e) Os amigos e parentes de Jairo riram de Jesus quando ele disse que a menina dormia. Preferiram ficar passivos diante das circunstâncias. Foram inclusive insensíveis diante da dor da família. Riram com a aparente "piadinha" de Jesus.

A maior barreira a ser vencida é a auto-suficiência. As pessoas se julgam capazes de encontrar uma solução para cada crise ou circunstância. Quando os recursos falham, são racionais demais para buscar soluções espirituais.



d) Confiaram plenamente no poder de Cristo;

Confiar em Jesus foi a única possibilidade que oferecia esperança diante da morte. Todas as demais possibilidade haviam se esgotado. Confiar é Ter fé! Isto nos leva a 3 questões fundamentais para a o cristianismo:

a) Que é a fé ?: “Ora, a fé é a certeza das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.” (Hb. 11:1)

b) Porque devemos ter a fé ? “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (Hb. 11:6)

c) Qual deve ser o objeto da nossa fé ? “Portanto, visto que nós também estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para Jesus, autor e consumador de nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto suportou a cruz, desprezando a ignominia, e está assentado à destra do trono de Deus.” (Hb. 12:1-2)



A Bíblia nos cita a experiência de vários servos de Deus que depositaram a confiança completa em Deus:

- Davi no Salmo 27:1 declarou: "O Deus Eterno é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Eterno me livra de todo perigo; não ficarei com medo de ninguém."

- O profeta Isaias em Isaias 12.2 declarou: "Deus é o meu Salvador; eu confiarei nele e não terei medo. Pois o Deus Eterno me dá força e poder, ele é o meu Salvador."

- O profeta Sofonias em Sofonias 3.17 declarou: "Pois o Eterno, o seu Deus, está com vocês; ele é poderoso e os salvará. Deus ficará contente com vocês e por causa do seu amor lhes dará nova vida. Ele cantará e se alegrará, como se faz num dia de festa." O Deus Eterno diz: "Eu afastarei a ameaça que está sobre vocês e os livrarei da desgraça."

- Também o apóstolo Paulo certa vez declarou aos Filipenses: “E o meu Deus, de acordo com as gloriosas riquezas que ele tem para oferecer por meio de Cristo Jesus, lhes dará tudo o que vocês precisam. Ao Deus e Pai seja dada glória para todo o sempre! Amém!”

É importante deixar claro que:

1. Deus supre as nossas necessidades e não os nossos desejos egoísticos. Não há aqui qualquer certeza de que Deus nos enriquecerá com bens materiais. Em momento algum em suas epístolas Paulo declara que seremos enriquecidos por servir a Jesus Cristo, mas por várias vezes eles declara a sua confiança na providência divina em todos os momentos de sua vida.

2. Quando falamos em necessidades estamos pensando em coisas essenciais.

a energia é essencial para que a lâmpada acenda;

a gasolina é essencial para que o carro ande;

a água é essencial para que os alimentos sejam cozidos e a sede seja saciada;

o pão é essencial para alimentar o corpo;

o carro pode ser essencial para o trabalho e para nossos deslocamentos;

a casa é essencial para a residência.

Como Deus suprirá estas necessidades não importa, o mais importante é que Deus certamente suprirá todas as nossas necessidades.

Ilustração: Um certo missionário saiu de sua casa na África para visitar uma tribo distante. Durante sua viagem, estando no meio da mata, surgiu uma grande tempestade, impedindo que continuasse a sua viagem. Procurou um abrigo encontrando uma imensa árvore oca na sua base. Sentou-se ali e ficou esperando o tempo passar. A tempestade durou vários dias. No final do primeiro dia, o seu alimento para a viagem acabou. Ele orou pedindo a Deus o sustento físico. Na hora da refeição, um grupo de esquilos, desceu da árvore trazendo na boca castanhas e as jogaram dentro da parte oca da árvore. Ele as comeu. Isso aconteceu repetidamente durante dois dias! Deus usou os recursos da natureza para manter seu servo. Ele precisou apenas despertar nos esquilos o instinto de preservação para o rigoroso inverno. Deus age assim conosco, muitas vezes as coisas acontecem com tamanha naturalidade que pela nossa racionalidade não conseguimos distinguir a Sua ação em nossas vidas. Isso não significa que Ele não esteja agindo ou que o "anjo do Senhor não esteja acampado ao nosso redor".



e) Humilharam-se diante de Jesus;

O texto de Lucas 8 nos relata:

41 Eis que veio um homem chamado Jairo, que era chefe da sinagoga, e, prostrando-se aos pés de Jesus, lhe suplicou que chegasse até a sua casa.

47 Vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se trêmula e, prostrando-se diante dele, declarou, à vista de todo o povo, a causa por que lhe havia tocado e como imediatamente fora curada.

Ambos prostraram-se diante de Jesus. Prostrar-se é sinônimo de ajoelhar-se com o rosto aos pés de alguém. Os judeus ajoelhavam-se em suas orações diante de Deus. É uma atitude de humildade e reconhecimento do poder de Deus.

II Crônicas 7.14-15 nos declara: "se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. Então estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar."



f) Alcançaram a graça que almejavam no coração;

O Salmo 50:15 declara: "Invoca-me no dia da angustia: Eu te livrarei, e tu me glorificarás"

Quando Jesus chegou na casa de Jairo, seus parentes choravam a morte de sua única filha de 12 anos incompletos. Jesus, para conforta-lo, declarou: Não choreis; ela não está morta, mas dorme". Ao declarar que ela não estiva morta, Jesus não estava dizendo que ela não havia morrido e sim referindo-se à imortalidade da nossa alma. Se a alma é eterna, Ele sendo o próprio Deus, poderia traze-la de volta à vida. Esta mesma expressão Jesus declarou sobre Lázaro antes de ressucita-lo (João 11.11).

A Bíblia nos diz que é Jesus quem enxuga todas as nossas lágrimas: Apocalipse 7:17 “Pois o cordeiro que está no meio do trono os apascentará e os conduzirá às fontes de águas da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda a lágrima”

Alcançar a graça que almejamos no nosso coração é possível através da busca sincera de Jesus como o nosso Salvador. Jesus declarou: Mateus 11:28-30 "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve."



g) Recuperaram a autoestima e a alegria de viver.

A mulher hemorrágica voltou à vida. Agora poderia novamente ser reconduzida à sociedade. Já não seria mais desprezada e humilhada. Ganhou uma nova vida por fora e por dentro.

Paulo declarou em 2 Coríntios 5:17 "E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas."

Jairo teve a alegria de ver sua filha voltar à vida e se alimentar novamente. Imagino o tamanho de sua dor ao procurar Jesus e quão grande se tornou a sua alegria depois do milagre.

Quando permitimos que Cristo atue na nossa vida, imediatamente sentimos o poder do Espírito Santo fluir em nosso viver.

Romanos 14:17 nos declara: "Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo."

Também Romanos 15:13 declara: "E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo."



À semelhança de Jairo e da "mulher hemorrágica", nós também temos as nossas dores que precisam ser reconhecidas por Jesus. Jesus tem compaixão de cada um de nós. Ele nos conhece, conhece os nossos problemas, conhece as nossas dificuldades, conhece as nossas limitações, sabe que somos fracos e dependentes da sua infinita misericórdia. Ele é o nosso amorável Salvador e Senhor. Dele recebemos a graça necessária para vencermos as crises da vida. A Ele devemos buscar com nossos corações cheios de fé e esperança.

Há um hino no Cantor Cristão (81) cujo título é “Amigo Incomparável” que tem a seguinte letra:

“Nenhum amigo é igual a Cristo! Não, nenhum! Não, nenhum!

Outro não há que minha alma salve! Não, nenhum! Não, nenhum!



Nenhum momento ele me abandona! Não, nenhum! Não, nenhum!

Não há desgosto que não suavize! Não, nenhum! Não, nenhum!



Nenhum amigo há tão nobre e santo! Não, nenhum! Não, nenhum!

Também não há tão humilde e manso! Não, nenhum! Não, nenhum!



Crente nenhum é desamparado! Não, nenhum! Não, nenhum!

Nenhum ansioso há que é rejeitado! Não, nenhum! Não, nenhum!



Cristo sabe das nossas lutas; Guiará até o fim chegar;

Nenhum amigo há igual a Cristo, Não nenhum! Não Nenhum!”.



O profeta Daniel declarou sobre Deus: “Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz” (Daniel 2:22)

O salmista Davi declarou sobre Deus: “Senhor, tu me conheces. Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar. E conheces todos os meus caminhos. Sem que haja uma só palavra na minha boca; eis que, ó Senhor, tudo conheces.” (Salmo 139:1-4)



CONCLUSÃO

Ilustração: Ainda hoje, em algumas cidades marítimas das costas meridionais da Inglaterra, há um tradicional costume, que demonstra o espirito cristão que envolve o coração de seus corajosos marujos. Quando o barco esta para deixar o porto, o capitão reúne a tripulação no convés e pergunta, em alta voz: ___ Todos a bordo ? Os homens respondem: ___ Sim, comandante, e aos cuidados de Deus! Em seguida, prossegue o capitão: ___ Há alguma coisa a temer ? ___ E eles respondem: ___Nada capitão, com Deus estaremos seguros! Então a ancora e suspensa, são feitas as manobras de desatracação, e o barco, sai sob o comando do timoneiro.

Concluindo, gostaria de reafirmar ao seu coração as seguintes verdades bíblicas:

1. Nós podemos contar com o constante amor de Deus: “Sacia-nos pela manhã com o teu constante amor, para que nos regozijemos e nos alegremos todos os nossos dias.” (Salmo 90:14)

2. Quando buscamos ao Senhor nós recebemos o consolo do Senhor: “O Senhor certamente consolará a Sião, e consolará a todos os seus lugares assolados; ele fará o seu deserto como o Éden, e os seus ermos como o jardim do Senhor. Gozo e alegria se acharão nela, ações de graça, e som de cânticos “ (Isaias 51:3)

3. Sob quaisquer circunstâncias de nossas vidas devemos depositar a nossa Fé no Senhor “Não se turbe o vosso coração, crede em Deus, crede também em mim” (João 14:1)

4. O salmista Davi também declarou: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará.”

5. Você deve buscar com sinceridade a presença de Jesus através da fé. Deposite nele a sua confiança, recebendo-o no seu coração numa prece sincera: “Senhor Jesus, reconheço que tenho andado distante de ti vivendo em meus pecados, desejo o perdão e viver uma nova vida vitoriosa, tendo-o como meu Salvador e Senhor. Sei que há muitas coisas que podem ser mudadas em minha vida, estou disposto a ser dirigido pelo Espirito Santo. Concede-me a vitoria sobre as crises e aflições que tenho enfrentado. Dá-me forcas para viver e ser útil servindo ao Senhor. Em nome de Jesus. Amem.”

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui