Usina de Letras
Usina de Letras
141 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Democracia no pomar -- 03/09/2002 - 15:36 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O colaborador José Neumar, astuto leitor de colunas e jornais, impressionado com a boa vontade da classe conservadora em mudar os destinos do Brasil, envia uma pequena pérola para enriquecer esta coluna.

Com o título Desejos de Heine , que é citado por Freud em "O mal-estar na civilização":

"Minha disposição é a mais pacífica. Os meus desejos são: uma humilde cabana com um teto de palha, mas boa cama, boa comida, o leite e a manteiga mais frescos, flores em minha janela e algumas belas árvores em frente de minha porta; e, se Deus quiser tornar completa a minha felicidade, me concederá a alegria de ver seis ou sete de meus inimigos enforcados nessas árvores. Antes da morte deles, eu, tocado em meu coração, lhes perdoarei todo o mal que em vida me fizeram. Deve-se, é verdade, perdoar os inimigos - mas não antes de terem sido enforcados".

A verdade é que os dirigentes brasileiros, que ao longo dos quinhentos anos têm demonstrado pouca capacidade em oxigenar suas moucas cabeças, teimam em querer ver os trabalhadores e o povo de modo geral pendurados em árvores, debaixo de tapetes, morando em caixas de maçã e sob pontes e viadutos.

Os esparsos caminhares em direção a um verdadeiro processo democrático esbarram na entranhada corrupção, que motiva os conservadores a eliminarem sistematicamente prefeitos ligados a movimentos de massa, populares ou populistas, como forma de continuar o planejamento canhestro de dominação de massas, busca de lucro fácil e manutenção de poder a todo custo, inclusive via assassinatos de adversários políticos.

O processo é tão complexo que atinge outros níveis, contaminando as assembléias legislativas estaduais, a câmara federal e o senado, e os possíveis presidentes de direita, ou "centro", que porventura possam tomar posse - para fazer pose ou poças, de lama ou sangue - no Palácio do Planalto.

Nossos amigos dirigentes, astuto José Neumar, são assim, esperando repousar eternamente em berço esplêndido, enquanto eu, você e outros inúmeros e anônimos trabalhadores, balançamos nas árvores estrategicamente plantadas, para glória e louvor da grande pátria brasileira.

Valeu a colaboração, mas para termos um pouco mais de vida, vamos estimular mais o plantio de gramíneas e flores, que com toda certeza, são inadequadas para suportar nosso peso, além de embelezar os jardins da alegre burguesia.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui