Usina de Letras
Usina de Letras
127 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->A Teoria do Paradoxo -- 21/01/2001 - 00:29 (Nilson Soares) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Analogia da Palavra Paradoxo
A palavra paradoxo surgiu na Grécia Antiga, lugar onde os filósofos adoravam quebrar a cabeça com coisas paradoxais, embora tal palavra, "paradoxo", ainda não existisse. Alguns dos filósofos gregos daquela época resolveram viajar para regiões distantes, onde as pessoas não eram tão receptivas à discussões sobre coisas paradoxais, foi então que um filósofo grego chamado Chlatão começou a explicar aos povos primitivos (sendo ele mesmo um primitivo...) tais coisas paradoxais, mesmo contra a vontade deles. Esse filósofo perturbou tanto a paz do povo de uma pequena vila ao norte de Pequim [ele estava a explicar justamente como era paradoxal estar ali, naquela vila, já que naquela época Pequim não existia, e além disso, os filósofos gregos nunca chegaram até a região da atual China! (Graças à Deus! Já pensou Confúcio filosofando à grega?)] que o povo não aguentou mais (Chlatão consegui fundir seus cérebros) e começou a gritar: "Para! Dói que só!". Diante de tantos pedidos, Chlatão teve realmente que parar de falar, só para ser linchado em seguida, assim a notícia de "como se livrar de um filósofo grego inconveniente" se espalhou, desde o oriente até o Brasil (isto é outro paradoxo não?) e, como você sabe, o povo quando ao acostumar a repetir uma palavra ou frase constantemente, tende a reduzi-la com o intuito de tornar mais fácil sua pronúncia, desse jeito o "Para! Dói que só!" foi resumido para "paradóiquessó" e posteriormente, após várias modificações, chegou à sua forma atual "paradoxo".

Definição de Paradoxo
Paradoxo é uma palavra que define a impossibilidade teórica de uma coisa que existe na prática, ou seja: paradoxo é aquilo que existe mas é impossível de existir! A própria palavra "paradoxo" é um paradoxo, pois uma coisa paradoxal é uma coisa que existe, mas que ao mesmo tempo é impossível de existir, só que coisas impossíveis não existem, pois, como elas se autodenominam, são impossíveis! Para que você compreenda melhor o que é um paradoxo citarei algumas coisas paradoxalmente paradoxais.

Exemplo1: O Vácuo.
O vácuo é uma coisa que existe e que foi comprovada pelos maiores cientistas do mundo, ele existe constituído pela inexistência das outras coisas. Só que foi comprovado que para uma coisa existir ela tem que existir! Se não se possui uma coisa que exista, então não se pode formar nada, pois nada se forma com o que não existe (você poderia fazer sua casa se os tijolos dela não existissem?), mas se isso fosse verdade (e comprovadamente o é) o vácuo então não existiria. Pergunta: então o vácuo não existe, certo? Resposta: errado, o vácuo existe, foi provado que ele existe. Mas uma coisa não pode ser formada com o que não existe. Conclusão: o vácuo existe pela inexistência das coisas, o que o torna impossível de existir; então, o vácuo é um paradoxo.

Exemplo2: Sinônimo
O sinônimo é uma coisa que é igual à outra coisa, então o sinônimo não pode ser contrário à outra coisa, pois ele é igual as outras coisas, só que o sinônimo é o antônimo de "antônimo", já que o antônimo é o contrário das coisas. Detalhe: o sinônimo não pode ser contrário à algo, já que sinônimo, por definição, significa ser igual à algo; mas, o sinônimo é antônimo de "antônimo" como já disse anteriormente, então o sinônimo é uma coisa que é impossível de existir, pois não se pode ser contrário e igual à algo ao mesmo tempo, mas o sinônimo existe! O sinônimo é um paradoxo.

Exemplo3: A Teoria Do Queijo
Afirmação 1: Quanto mais queijo suíço se tiver, mais buracos se tem, certo? Certo!
Afirmação 2: Quanto mais buracos se tiver, menos queijo suíço existe, certo? Certo!
Síntese das duas afirmações: Quanto mais queijo, menos queijo. Isso é um paradoxo.

Conclusão:
Não existe paradoxo maior do que o próprio sentido e existência da palavra paradoxo. Existem muitos paradoxos que podem ser encontrados por aí, basta olhar ao redor enquanto passeia, e até mesmo em casa pode se encontrar paradoxos (as mulheres são um ótimo exemplo de paradoxo, sendo tão paradoxais que chegam perto do grau de "paradoxilalidade" da palavra "paradoxo"). Observe! E seja atento, pois os paradoxos, foram na verdade criados por uma conspiração de seres super poderosos que têm como único intuito deixar as pessoas paranóicas e insanas. Cuidado com o que você lê, pode ser mais um argumento alienante dos conspiradores! FNORD!!


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui