Usina de Letras
Usina de Letras
165 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Jesus: O meu advogado -- 02/09/2002 - 22:19 (Nilson Cornélio Dorta dos Reis) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
JESUS O ADVOGADO DO MEU CORAÇÃO
MATEUS 11:28-30/1JOÃO 2:1-3
Introdução
É com alegria que os advogados de nossa cidade comemoram o 1º aniversário de criação da subsede regional da Caixa de Beneficência da OASP em Campinas. Com certeza esta instituição tem desenvolvido o seu papel de apoio na satisfação de necessidades básicas de seus filiados. Ela busca proporcionar um bom plano de saúde, o fornecimento de medicamentos com desconto, um bom plano de seguro de vida e bens, empréstimos aos necessitados, apoio jurídico e outros benefícios que redundem no bem estar dos seus filiados. Todavia, por mais que seus líderes se esforcem, jamais poderão satisfazer todas as necessidades de seus sócios.
Nesta oportunidade, gostaria de falar sobre um advogado que é o maior especialista que o mundo já conheceu. Sua obra atravessou os séculos e sua atuação continua beneficiando milhões de pessoas. Seu nome é Jesus. JESUS, O ADVOGADO DO MEU CORAÇÃO.
A alguns anos atrás um ilustre advogado de nossa cidade ligou em minha casa e me disse: “pastor Nilson, ouvi sua mensagem na TV a Cabo e nela o senhor disse que quando todas os recursos falham a única solução é buscar a Jesus. Eu julgava que tinha tudo para ser feliz, um profissional bem sucedido, tenho um bom rendimento financeiro, construi uma ótima casa, tenho vários veículos para a família, possuo uma esposa maravilhosa e filhos que encantam o meu lar. Todavia, ontem minha esposa me disse que já estava cheia de minhas bebedeiras, de minhas constantes ausências e de ter um alcoólatra ao seu lado. Pediu a separação e minha vida desmoronou. Estou num hotel e refletindo sobre o meu comportamento nestes últimos anos, percebi que falhei muito, porém, não sei como reconstruir a minha vida. Será que Jesus tem uma solução para a mim?”
No evangelho de Mateus, capítulo 11, versículos 28-30, Jesus nos declara: “Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”
O caminho percorrido pelo ilustre advogado é muito semelhante ao caminho percorrido pela maioria de nós. Temos a tendência de imaginar que seremos plenamente felizes se formos bem sucedidos na vida profissional, se ganharmos muito dinheiro, se oferecermos à nossa família o conforto de uma boa casa, de carros do ano, clubes requintados para a prática de esportes e recreação, viagens de férias inesquecíveis e sobretudo a melhor formação educacional.
Nossa visão materialista é o reflexo da visão da própria sociedade em que vivemos, que prioriza o sucesso e o prazer e despreza os valores espirituais. Na busca do sucesso, Deus é esquecido, os seus ensinos bíblicos são menosprezados, a ética cristã se torna chata e enfadonha, o alvo principal é o cultivo do “ego”, o prazer pessoal esta acima da satisfação da família e do grupo. O resultado natural é a destruição do lar e de família.
A bíblia afirma em João 10:10 “O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” O grande ladrão de nossa alegria é o Diabo que constantemente nos conduz a comportamentos pecaminosos que destróem a vida e roubam a felicidade. Se de um lado, o Diabo nos rouba a vida, de outro, Jesus a restitui e o faz com abundância.
A Bíblia afirma que o pecado atinge a todos. Há uma máxima bíblica que declara “não há um justo, nenhum sequer”. São João escrevendo sua primeira epístola (1:8 a 2:3) declarou: “Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, porém, alguém pecar, temos um ADVOGADO para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.”
Pecado é toda e qualquer atitude que esteja em discordância com a vontade de Deus. O cumprimento da vontade de Deus passa pela guarda de seus mandamentos. Certa vez alguém perguntou a Jesus qual era o maior de todos os mandamentos e ele respondeu: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.” E, para surpresa de todos ele acrescentou: “E o segundo maior é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo” Estes dois mandamentos sintetizam todos os demais.
Aquele advogado que me telefonou me fez uma pergunta essencial: “Como posso reconstruir a minha vida?” Certo homem chegou em sua casa muito cansado, cumprimentou a esposa que preparava o jantar, deu um beijo na sua filhinha de 8 anos e sentou-se no sofá. Esticou as pernas sobre o “puff” e apanhou uma revista para ler. Estava tranqüilo quando sua filhinha chegou cheia de vida e pediu que brincasse com ela. Como a última coisa que ele desejava fazer era correr com a filha, foi até o seu escritório e apanhou um pedaço de papel que tinha uma paisagem. Recortou-o em muitos pedaços, fez um quebra-cabeça e pediu à filha que o montasse, com isso ele esperava ganhar pelo menos 30 minutos de sossego. Passados alguns minutos, a filhinha gritou toda feliz “papai, já montei a paisagem” O pai ficou assustado com a rapidez da filha e lhe perguntou, como você conseguiu montar o quebra-cabeça em tão pouco tempo? A menina olhou para o pai e respondeu: “Eu notei que atrás de cada peça havia um pedaço da imagem do rosto de Jesus. Eu montei o rosto de Jesus e em seguida fui virando as peças e montando a paisagem, olhando para Jesus.” O nosso mundo pode ser reconstruído se olharmos para Jesus.
Jesus declarou: “Vinde a mim, vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei” Quando não encontramos a solução, a resposta esta nos braços sempre abertos de Jesus, na cruz do Calvário. Ele é a rocha para aqueles que se sentem inseguros, ele é a esperança para aqueles que já perderam a fé, ele é a segurança para aqueles que se sentem desamparados, ele é a esperança para aqueles que vêm seus casamentos se desmoronarem, ele a esperança para os pais que vêem seus filhos se viciarem nas drogas, ele é a esperança para aqueles que lutam contra a depressão, o pânico e o medo. Ele é, sem dúvida, é a única esperança para o homem moderno ser totalmente feliz.
Ir a Jesus através da fé é o único meio de se encontrar a paz. Ele mesmo declarou: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou, não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, crede em Deus, crede também em mim.”
Quando a Nasa lançou o ônibus espacial Columbia, minutos antes do lançamento, um pastor foi chamado para orar pelos tripulantes e pela equipe de apoio. Quando o pastor ia iniciar sua oração, o chefe da equipe de lançamento disse ao pastor: “Reverendo ore apenas pelas pessoas que estão acompanhando o lançamento e deixe a nave conosco, nós a criamos, nós a conduziremos e a traremos de volta sã e salva”. Segundos depois do lançamento, para surpresa de todos, a nave explodiu.
O homem moderno a tendência de se julgar plenamente capaz sobre todas as coisas não permitindo que Jesus participe de sua vida. Sem Jesus, nunca estará plenamente satisfeito e feliz.
A um ano atrás um colega me procurou e me pediu que o orientasse sobre a melhor forma de consolar a esposa de seu amigo que havia suicidado. Seu amigo, numa noite, após o jantar, disse à esposa e seus treis filhos que iria visitar sua mãe e deu um beijo em cada um deles. Meia hora depois, a sogra ligou desesperada, que seu filho havia se trancado no banheiro e disparado um tiro na cabeça, tendo morte instantânea. Até hoje ninguém sabe porque esse homem aparentemente bem sucedido, ótimo marido e bom pai para seus filhos deu cabo à sua vida.
A resposta, sem sombra de dúvida, é a ausência de Deus. A vida sem Deus perde o eu significado maior. É vazia, não tem valor. Jesus é a resposta.
Amados ouvinte, meu desejo nesta noite é que você reflita sobre a sua vida espiritual e se volte para Deus, recebendo Jesus em seu coração, aceitando-o como o seu Salvador, Advogado e Senhor.
Eu convido a todos a fecharem seus olhos e numa prece buscarem a Deus.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui