Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Correndo para vencer -- 02/09/2002 - 22:22 (Nilson Cornélio Dorta dos Reis) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CORRENDO PARA VENCER
1 CORÍNTIOS 9:24-26
“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio ? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo, e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado”

1. Ano 59 DC.;
2. Spiridon Luis era um pastor na Grécia em 1896. Ele foi o primeiro vencedor da Maratona moderna (42,195 km). Com sua vitória, Spiridon provou que um atleta pode ser um atleta de Cristo.
3. No final do ano tivemos em São Paulo a famosa corrida de São Silvestre, onde milhares de pessoas, mais de 7 mil, participaram da grande maratona que anualmente tem reunido os melhores corredores do mundo. Neste grupo havia centenas de corredores crentes em Nosso Senhor Jesus Cristo, que levavam em suas roupas o nome de Jesus, testemunhando sua fidelidade a Ele.
4. Ao longo deste último semestre, ao dirigir-me para o trabalho, vi diversos corredores iniciarem seus dias preparando-se para a maratona, correndo os 7 quilometros que liga Barão Geraldo a Campinas. Eles tinham um ideal a alcançar: estar preparado para a grande corrida;
5. Nós, crentes em Jesus cristo, temos uma corrida semelhante: A maratona da vida cristã. Ela acontece a cada dia da nossa vida. É desafiadora! É difícil! É cheia de obstáculos para serem vencidos. É uma corrida de fé!
6. Para participarmos de uma corrida precisamos levar em conta os seguintes aspectos:
6.1 – O preparo (físico, psicológico e espiritual);
6.2 -– O percurso (a distância a correr);
6.3 – Os obstáculos (desafios impostos);
6.4 – Os adversários (nossos opositores);
6.5 – Os recursos disponíveis (nossas armas);
6.6 – O prêmio a ser alcançado (objetivo final).
7. Na corrida espiritual estes aspectos também estão presentes:
7.1 – O preparo:
7.1.1 – Boa alimentação e bom sono são imprescindíveis!
- Isaias 55:2 = “Porque gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura”
- É Deus quem nos alimenta: Ezequiel 34:14 = “Em bons pastos as apascentarei, e nos altos montes de Israel será a sua malhada; ali se deitarão numa boa malhada, e pastarão em pastos gordos nos montes de Israel”
7.1.2 – Cristo é o alimento completo da a vida espiritual: João 6:35 = “Então Jesus lhes declarou: Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede”
7.1.3 – Deus nos concede os recursos: 2 Co 9:8 = “E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra” – Fp 4:19 = “E o meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo a sua gloriosa riqueza em Cristo Jesus”
7.1.4 – Paulo declarou que ele subjugava seu corpo e o reduzindo-o à escravidão: Subjugar o corpo tem muito a ver com exercícios musculares. Todo atleta prepara-se durante longos períodos desenvolvendo os seus músculos para torna-los aptos à corrida. O crente também necessita preparar os músculos espirituais para resistir à batalha espiritual:
- músculos do coração – coração sensível à voz de Deus
- músculos da alma – permissão para que o Espírito Santo oriente a vida;
- músculos da língua – substituindo as palavras ásperas por palavras que construam o amor ;
- músculos dos joelhos – exercitando-os através da oração;
- músculos dos pés – aplicando-os para o serviço cristão;
- músculos dos braços – estendendo as mãos para servir a Deus e ao próximo;
- músculos dos olhos – para enxergar através da fé o propósito de Deus para a sua vida.
7.2 – O percurso – A trajetória do crente é a sua própria vida.
7.3 – Os obstáculos:
Todos os atletas enfrentam durante a corrida alguns obstáculos: possíveis lesões, cansaço, desidratação, calor ou frio, etc.
O pastor João Soares da Fonseca em seu esboço “A corrida da fé”, publicado em O Jornal Batista, conta as seguintes ilustrações:
Ilustração 1 = Nas Olimpíadas de 1984, em Los Angeles, a americana Mary Decker perdeu a medalha porque foi atropelada pela sul-africana Zola Budd, que corria descalça. Decker ficou irritada e amargurada por causa de um obstáculo que lhe custou a vitória.
Ilustração 2 = Eric Liddell, corredor nos jogos Olimpicos de 1924 pela Inglaterra, recusou-se a disputar uma prova eliminatória que seria realizada num Domingo. Liddell era crente e recusou-se a correr no Dia do Senhor. Não cedeu nem mesmo aos argumentos do principe de Gales. Alguém de sua delegação, que já havia ganho uma medalha ofereceu a Liddell seu lugar em outra corrida. Era uma corrida que ele não havia disputado antes. Surpreeendentemente, Liddell venceu e levou a medalha de ouro. Sua bela história tornou-se livro e mais tarde filme (“Carruagens de Fogo”). Deus sempre honrará aqueles que o honram.
7.3.1 – Concorrem para o bem dos crentes: Rm 8:28 = “Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”
7.3.2 – Não nos intimidam: Rm 8:34 = “Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?”
7.3.3 – Atitudes podem impedir o sucesso da corrida: Gl 5:19 = “As obras da carne são conhecidas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, pelejas, dissensões, facções, invejas, bebedices, orgias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos preveni, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.”
Ilustração: Rune Bratseth , o grande capitação e artilheiro da Seleção Noruega, ficou conhecido pelo seu testemunho como jogador de futebol crente: abstinência total às bebidas alcóolicas, uso de roupas com frases que revelam seu compromisso com Jesus, vida de oração.
RUNE ao relatar seu testemunho no livro “O grande gol da vitória”, diz “Minha relação com Jesus Cristo seria o segrêdo do meu sucesso no campo de futebol? Não, há muitos jogadores bons que não conhecem a Deus. Minha vantagem é que o esporte não significa tudo para mim. O meu mundo não cai aos pedaços se eu perder uma partida. Mas não tenho duvidas de que é Deus quem guia a minha vida. Ele tem um plano para mim, e há um significado para meu sucesso.”
Ilustração 2 – DESMOND ARMSTRONG, da equipe americana de futebol declarou: “Cada dia é diferente. Deus só nos dá um dia de cada vez. Nenhum de nós sabe quanto tempo viverá neste mundo. Agradeço primeiramente por aquele dia, pela força da vida, e, finalmente, pela minha fé em Deus. E assim eu posso enfrentar aquele dia sem qualquer temor. Sei que Deus está andando comigo – guiando-me a cada passo.”
7.3.4 – Cada um de nós possui obstáculos que podem impedir o sucesso: Gl 5:7 = “Corríeis bem. Quem vos impediu de obedecerdes à verdade?. Esta persuasão não vem daquele que vos chamou.” Jo 10:10 = “O ladrão não vem senão para matar, roubar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância.”
7.4 – Os adversários:
7.4.1 – O diabo: 1 Pedro 5:8 = “Sede sóbrios, vigiai. O diabo, o vosso adversário, anda em derredor, rugindo como leão, buscando a quem possa tragar.”
7.5 – Os recursos disponíveis:
7.5.1 – Recursos divinos: Isaias 43:1-3 = “Mas agora, assim diz o Senhor que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas, estarei contigo, e quando passares pelos rios, eles não te submergirão. Quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Pois eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador...”
7.5.2 Atitudes pessoais:
7.5.2.1 – Frutos do Espírito: Gl 5:22-23 = “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei”
7.5.2.2 – Outras virtudes essenciais: Paciência – Tg 5:7, Perseverança – Hb 10:36, Oração – Rm 12:12, Andar no Espírito – Gl 5:16, Andar em Amor – Ef 5:2 e Seguir o alvo – Isaias 30:21
7.5.2.3 – Denys e Barbara Rainey sugere em seu livro “Meditações Diárias”:
- Exercite o domínio próprio em todas as coisas – Localize o que esta tentando você e elimine-o. Agostinho, o grande filósofo cristão, viveu licenciosamente antes de se converter. Um dia, logo após se tornar crente, Agostinho encontrou uma jovem mulher com quem tinha pecado. Agostinho se voltou imediatamente e começou a correr, enquanto a mulher gritava “Agostinho, Agostinho! Sou eu! Sou eu!” Mas Agostinho continuou correndo e gritando: Não sou eu! Não sou eu!”. Quem estava ali já não era mais o “velho ” Agostinho, agora ele era o “novo” Agostinho! – (...”aquele que esta em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo.”
- Saiba onde você esta indo. A fita de chegada para o crente é esta face a face com Nosso Senhor Jesus Cristo na eternidade. Mantenha os seus olhos Nele. Cresça em seu amor por Ele. Seja agradável a Ele.
- Esteja disposto ao sacrifício. A vida cristã vai custar a você a sua vida. Você e eu devemos negar nossos direitos e morrer para nós mesmos.
7.5.2.4 – O atleta deve manter seus olhos fixos no alvo que é Jesus: Fp 3:14 =
“Esquecendo-me das coisas que para traz ficam, e olhando para aquelas que estão adiante de mim, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus”
7.6 – O prêmio:
7.6.1 – Coroa da vida: Tiago 1:12
7.6.2 – Coroa da Justiça: 2 Tm 4:7-8
7.6.3 – Receber a coroa da vida ou a coroa da justiça significa estar na multidão dos salvos por Jesus: Ap 7:9-10 e 14 a 17
7.6.4 – Os corredores gregos ganhavam um coroa feita com galhos de louro. As folhas da coroa dias depois se tornavam secas e murchas. Daí Paulo dizer que os prêmios mundanos são corruptíveis ou perecíveis enquanto que o prêmio divino é incorruptível ou eterno. As coisas deste mundo são passageiras enquanto que as espirituais são eternas.

8. Existem pelo menos 5 tipos de corredores (Dennis e Barbara Rainey em seu livro Meditações Diárias):
8.1 – O corredor casual = Ele corre quando tem vontade. Para este cristão, o sacrifício requerido é demasiado;
8.2 – O corredor cauteloso = Ele pensa bastante na corrida, mas se preocupa com a sua segurança, porisso nunca consegue dar saída;
8.3 – O corredor descompromissado = Disposto a não deixar de lado os prazeres do momento, ele cede à tentação de correr fora de sua faixa. Tem poucas convicções e não assume nenhuma posição difícil na vida;
8.4 – O corredor calejado = Este corredor veterano é um cínico e crítico das pessoas. Preocupado com suas feridas, seu coração contém camadas de um tecido resistente e espesso feito de amargura e inveja;
8.5 – O corredor dedicado = Esta pessoa esta determinada a vencer e sabe onde fica a fita de chegada. “Em treinamento” continuamente, ele sabe que a vitória nunca será alcançada pelos medrosos.
8. Que tipo de corredor você é?
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui