Usina de Letras
Usina de Letras
120 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50629)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Planos -- 12/12/2003 - 17:15 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

O garotinho parou na frente da lanchonete. Imagens de sorvetes e pirulitos, sanduíches, refrigerantes.
Possuía uma moeda de um real. O suficiente para pouca coisa.
Não que fosse pobre. Apenas fazia parte de uma experiência dos pais.
Recebera a moeda há cinco minutos, junto com o livre arbítrio. Tinha a oportunidade de gastar em doces ou economizar.
Sabia que o pai era um sujeito económico, fazendo de tudo para manter um certo padrão, com recursos bem administrados. A mãe também.
Os doces pareciam ter vida. O garoto imaginou que uns dois picolés surfavam sobre o balcão. Os sorvetes tinham mãos, chamando o curioso com o dedo indicativo. Os refrigerantes pulavam para o copo, vinham até a vitrine e pulavam com pernas de canudinho.
Dos sanduíches veio um cheiro tentador de bacon frito da cozinha.
Encheu a boca d água, sentiu um aperto no estómago, suspirou e contou aos pais que não ia gastar a moedinha. Precisava juntar recursos para garantir o futuro.
Os pais entenderam que haviam atingido o objetivo e convidaram o garoto para um lanche.
O garoto questionou quanto estavam dispostos a gastar. Uma vez esclarecido, convenceu os pais a comprarem lanche apenas para dois, passando a parte dele em dinheiro. Desse modo ganhou mais três reais.
Também exerceu o poder de persuasão, convencendo os pais a comerem apenas meio lanche, para manter a boa forma física. Foi assim que comeu um lanche inteiro.
Feliz com sua capacidade administrativa, passou o ano inteiro adquirindo recursos.
Foi assim que antes dos dezoito anos conquistou sua primeira lanchonete. Depois veio a cadeia de restaurantes.
A história do garotinho é igual a de centenas de homens de sucesso. Planejou, executou, controlou sua necessidade de supérfluos e serve de exemplo para quem pretende atingir objetivos na vida.
Outro garotinho que passava na frente da lanchonete ganhou a moeda e gastou em seguida. Não tinha pais nem planos, morrendo de fome algum tempo depois.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui