Usina de Letras
Usina de Letras
125 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->ELEIÇÃO EM VALÃO -- 24/12/2003 - 17:28 (Elane Tomich) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos







ELEIÇAO EM VALÃO
( Fato verídico, com nomes e datas trocados, para proteção da identidade e dignidade dos abaixo citados)
Elane Tomich e meu amigo filósofo de Valão, Jarbas Vasconcelos.

Sócrates Mão de Vaca, sobrenome alcunha herdado do pai, que não carece de explicação, candidatou-se a prefeito de Valão. Em sua prometida cidade do Vale do Jequitinhonha, famosa pela deliciosa carne de jegue, moída ou em bife amaciado com picolino, refrigerante local,Sócrates Mão de Vaca, discursando citou seu adversário político, Nen de Lá, cujo Lá , não se refere a advérbio de lugar mas à sua avó parteira, Dona Lazinha. Inflamado, veias do pescoço engrossando, prometendo infarte fulminante fez ecoar pelo Vale esta pérola:
" Nen da lá é sujeito que não presta. Falso e sem vergonha, pela frente me elogia mas me mete a língua por trás. E além do mais, meu povo, ele é rico, sempre dormiu em colchão de ouro, enquanto eu, pobre, honrado, trabalhador, dormia no pau duro, porque nós num tinha colchão, mas era na coivara que nós deitava... E num tinha moleza não... pau duro era pau duro mermo... A gente ribuçava era com saco de estopa. E de manhã eu minha mulher acordava cheio de pelo de saco, na boca... Pergunta se essa santa já reclamou... Duvido que a mulher de Nen, que eu não vou dizer a alcunha de pão duro que ele tem, madame chique, que voltou loira do Rio de Janeiro, guentava acordar com pelo de saco na boca... Essa é a diferença minha gente, do jeito de dormir ao jeito de acordar que no meio tem o jeito de viver...Por isso meu povo, isso é mais do que razão pro cês votar em mim..
E continuou: "além do mais évem o padre Josias que não me deixa mentir e me convenceu a vender meus pecado, construíndo essa baita dessa igreja... Fui eu quem contrui... Olhe pra lonjura dessa cruz, que de tão alta, tá pra lá dos quintos dos infernos, roçando o rabo do capeta...
Me admira, meus senhores é esse sujetim do Nen, querer trazer pro bojo da sua campanha o nome honrado, reforçado em juri, de Pimpa do Açougue".

Nen de Lá, cujo slogan de campanha era "NEN FEZ, NEN FAZ", retrucou:
"O safado do Mão de Vaca, fala mal de todo mundo. Até do meu amigo Pimpa, o mais respeitado cidadão de Valão, quer por crime difamado foi julgado e absolvido pelos nossos amigos do júri, açougueiro e dizimista da Igreja Universal, esse sujeitim, Sócrates Mão de Vaca, dizendo-o afanador e jagunceiro desonesto.

E eu aqui além da minha gana pela prefeitura, tó mais é defendeno meu amigo Pimpa. Vos digo que Pimpa, mesmo quando vai pra cidade grande como Teófilo Otoni ou São Paulo, não volta com sotaque abestaiado e aboiolado, cheio de chiado. Meu amigo Pimpa é como uma flor, desabrochou em Teófilo Otoni e veio dar botão em Valão. Além do mais, Pimpa é homem bom e generoso. Coração enorme eu nunca vi. Só pra continuar a estória do referido santo, digo com muita honra e venerança que minha mulher tá viva por causa dele. Pois quando minha mulher adoeceu, eu precisei de pimpa ele ali, no rastro da cobra, tava sempre a disposição da minha mulher... Precisó levá minha mulher pra Capital e Pimpa tava em cima... Minha mulher tomando remédio e Pimpa em cima... minha mulher ficou de cama dois meses e Pimpa em cima... Foi dois meses de trabalho que minha mulher deu pra Pimpa... O home é tão bom que só saiu de cima quando minha mulher tava boa... E olha que Pimpa guentou tudo isso sem pestanejá, que minha mulher é nervosa qui nem cocá choca, num é lá essas buniteza, como se diz e pra num dizer que parece um cão chupando manga, digo que é um pouco insengada. Mas de rezar um terço, puxá uma novena e beleza interior nunca achei nem no cafundó dessas grota todas daqui....
A eleição terminou empatada e povo clamando por Pimpa, pois, que sabido matador, preciso e honesto,seguidor da tabela de preços conforme a morte encomendada,discreto e de poucas palavras ainda saiu absolvido pelo júri amigo , o que só aumentou sua popularidade junto ao poder, agora sedimentada pelo seu nome, disputado por dois lados dos polos mais polarizados de uma disputa eleitoral, fato que correu além das fronteiras do município, chegando até às beiras de Teófilo Otoni.


http://www.elanetomich.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui