Usina de Letras
Usina de Letras
143 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13569)

Frases (50607)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O PODER DA LEITURA -- 11/09/2002 - 21:04 (Sylvia R. Pellegrino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Nada nasce do nada. Tudo vem das idéias. Em última análise, do cérebro e do modo de pensar e do conhecimento adquirido ao longo do tempo. Ocorre que muitos sentem dificuldade de transmitir seus pensamentos, suas idéias. Tanto na forma oral, como na escrita. Antigamente as idéias não eram escritas e sim repassadas de pai para filho, de geração à geração. Posteriormente surgiu o rolo onde se escreviam as idéias e anos mais tarde o livro. A partir daí ficou bem mais fácil de o conhecimento ser repassado para todas as pessoas de uma forma equânime. Porém, ainda hoje o ser humano se ressente da dificuldade de organizar um pensamento que espelhe a exata sensação ou sentimento a que está envolvido. Daí o porquê da leitura. No entanto seria de bom alvitre que essa fosse feita de uma forma inteligente, para que se pudesse aproveitar melhor seu conteúdo e desenvolver o poder de argumentação.



Você tem que desenvolver a capacidade de ler com alegria. Para isso é necessário que se vincule o prazer à leitura. Busque no seu interior um assunto que o envolva, que desperte em você vontade de conhecer mais. Será esse assunto instigante que abrirá suas comportas para a leitura. Como conta Anthonny Robbins, em seu livro "DESPERTE O GIGANTE INTERIOR", que desde sempre sonhou com a capacidade de ajudar as pessoas a mudarem virtualmente qualquer coisa em suas vidas. Ele diz textualmente: "Fiz um curso de leitura dinâmica e desenvolvi um apetite voraz por livros. Li quase setecentos livros em poucos anos, quase todo nas áreas de desenvolvimento humano, psicologia, influência e desenvolvimento fisiológico". Ora, o gênio da Neurolingüística, aquele que usa habilmente as técnicas dessa ciência só conseguiu seu intento após se dedicar à leitura, em busca de sua meta. Essa é a chave. Se você pretende se tornar um sucesso e alcançar seu objetivo, aquele sonho acalentado por anos, em qualquer área, é necessário um desenvolvimento de seu pensamento pelo conhecimento de um assunto específico. A partir disso, dos conhecimentos gerais. Assim você estará se habilitando a argumentar.



Para se tornar um argumentador respeitado deve-se treinar esta habilidade. Como fazer isso? Através de uma ciência denominada Programação Neurolingüística. Dizem os estudiosos que a Neurolingüística representa uma atitude e uma maneira de estar no mundo que não podem ser transmitidas simplesmente num texto, porém há que se ressaltar que somente lendo sobre o assunto e, só após, treinando, você encontrará uma maneira fantástica e bela de organizar e entender a complexidade do pensamento e da comunicação do ser humano. Essa é uma ciência que auxilia o homem a utilizar seu cérebro de maneira favorável para alcançar os resultados que almeja. É um estudo das experiências internas, que oferece um meio de auto conhecimento, acesso e desenvolvimento do potencial criativo.



Citando novamente um dos grandes nomes da Neurolingüística, Anthony Robbins, ele diz: "encontre alguém que tenha opinião diversa da sua sobre algum assunto e debata com ela seus pontos de vista sem usar palavras que vá ferir seus sentimentos ou que desperte no adversário qualquer intransigência. Use sempre as palavras chaves: aprecio, respeito, concordo e dispense o "mas", "no entanto". Verá que podem argumentar sem se tornarem beligerantes."



Ele ensina que você deve se dirigir ao outro através um entendimento harmônico, ou seja, fique longe do conflito. Construa uma ponte de harmonia. Persuadir alguém a fazer alguma coisa que ele realmente não quer fazer é, se não impossível, pelo menos extremamente difícil. Fácil, isto sim, é convencê-lo a fazer o que ele quer fazer. Portanto a chave da comunicação entre pessoas é estruturar as coisas de forma que a pessoa faça o que quer fazer e não o que você quer que ela faça, ainda esta é uma lição de Tony Robbins.



Ao que se deduz das palavras do maior especialista nessa ciência, ele instiga o debate, com harmonia, é verdade. Depreende-se daí que a técnica é assaz necessária e o conhecimento de um assunto é tão importante quanto. Assim se você desenvolver as técnicas da Neurolingüística, mais uma bagagem de conhecimentos adquiridos mediante suas leituras, realmente você terá em mãos um poder sem limites.



As técnicas da PNL foram desenvolvidas com base nas observações que Richard Bandler e John Grinder fizeram em conjunto, na Universidade da Califórnia. Eles descobriram como as pessoas consideradas vencedoras em suas áreas de atuação ultrapassaram os obstáculos e chegaram ao sucesso.



Mais do que isso, decodificaram a forma como estas pessoas planejavam alcançar seus objetivos até conseguirem a solução desejada e como era estruturada a estratégia desse processo de pensamento. A conclusão foi que os vencedores conseguiam superar limitações pessoais e potencializavam suas qualidades e recursos intelectuais. Os principais fatores que levavam estas pessoas ao topo eram a capacidade de tomar decisões e, em especial, a habilidade para se comunicar.



A partir destas conclusões, Bandler e Grinder procuraram ensinar estes mesmos padrões a outras pessoas e descobriram que, mesmo não sendo modelos de excelência, poderiam copiar essas estratégias e alcançar o mesmo sucesso e resultados na vida profissional e pessoal.



"A programação Neurolingüística é um processo educacional de como usar melhor o nosso cérebro". Richard Brandler



E eu lhes digo: A Programação Neurolingüística é um processo educacional que treinará seu cérebro a melhor usar seus conhecimentos com excelência, para atingir sua meta.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui