Usina de Letras
Usina de Letras
54 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62317 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10400)

Erótico (13576)

Frases (50700)

Humor (20050)

Infantil (5472)

Infanto Juvenil (4792)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140836)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6219)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Depressão. Respondendo para a Mara! -- 02/07/2003 - 21:19 (Silvio Alvarez) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Vamos lá Mara. Respostas abaixo.

De: -mara-
Para: silvioalvarez@terra.com.br
Data: Tue, 1 Jul 2003 15:08:41 -0300 (ART)
Assunto: Reportagem sobre depressão

> Oi
>
> Sou estudante de jornalismo e estou escrevendo uma matéria sobre depressão para a cadeira de estágio da PUC-RS. Gostaria, se possível, que você me respondesse algumas questões para completar o trabalho.

Estas e mais algumas. Vamos lá.

>
> - como você se descobriu (sintomas) com depressão?

A gente não descobre. A depressão descobre a gente!
Foi no início dos anos 90. Te mandei meu histórico, né?
Trabalhava a noite. Jovem. Era muito encucado e meu serviço de muita responsabilidade. Promovia eventos para o público teen em um clube conservador ao extremo com um salão para 3 mil pessoas. Cuidava da segurança, contratação de artistas, caixa, pagamentos, controle de público, convencer os diretores do clube que o evento seria viável e...

Para que tenha uma idéia cheguei a trazer 40 componentes da Escola de Samba Padre Miguel e cuidei de hospedagem deste povo todo, som, iluminação e todos os detalhes... Era muita responsabilidade e não conseguia separar minha vida da vida profissional. A vida profissional era minha vida. Trocava o dia pela noite e não relaxa nunca.

Meu pânico maior era evitar as brigas fatais neste tipo de evento que poderia fazer com que o clube desistisse deles. Passava as noites encucado. Comecei a ter insônia. Neste ponto adquiri o bar da boate do clube. Com isto era muito fácil após o serviço, encher a cara. Sempre deixava pra beber depois da 4, 5 da manhã. Nada saudável. O hábito surgiu. A bebida tirava o lance da encucação. Hoje não bebo e sei qual o mecanismo que me fazia beber. Só não caí nas drogas pois não tinham amigos ligados a elas, não tinha referências. Senão teria caído feio. Aí bagunçou o que já estava bagunçado. Comecei a ter síndromes do pânico. É uma sensação que vc vai morrer mas não morre. Horrível. Comecei a pensar em suicídio.

A primeira vez tomei uma caixa de comprimidos. A intenção: chamar a atenção para o meu problema. Você quer sumir sabe que está doente e todo mundo fica perplexo sem saber como te ajudar. Por que aparentemente você está ótimo. Fisicamente vc está bem. Isto é o que te deixa pior. Nesta fase comecei a ouvir os famosos: é frescura, foi falta de apanhar quando criança. (solicito que me pergunte mais sobre estes ítens para que eu possa complementá-los).

> - quais tipos de tratamento que procurou?

Se hoje a medicina carece de informação à respeito. Imagine no início dos anos 90? Quando soube que existia uma tal de síndrome do pânico comecei a consultar psiquiatras. Fiz terapia desde os meus 18. Chegava a um psiquiatra e sem qualquer exame apurado. Carimbavam depressão. Na época estava bem financeiramente. Fui para a cidade de Itapira - SP, onde mora um grande amigo e onde está o Instituto Américo Bairral de Psiquiatria. O maior da América Latina. Fiquei três meses internado. Foi auto internação. Cheguei na cidade, não tinham vagas. Fui para o hotel me tranquei no quarto e tomei duas caixas de comprimidos ainda receitados em São Paulo. Me descobriram no quarto e a vaga no hospital apareceu rapidinho. (gostaria de mais perguntas também sobre este tema para poder complementá-lo) Passei por oito internações ao todo. três relâmpagos em manicômios que são uma história a parte. Todo o lance de uma internação é uma entrevista a parte. Você fica lá naquele estado ultra sensível misturado a todo tipo de outras doenças mentais.

> - hoje você leva uma vida "normal"?

Bom. Estou em busca da Pedra filosofal que me responda o que é ser NORMAL????
Tenho depressão. Mantenho-a sob controle. Acabei de sair de uma pequena crise misturada com gripe. Sou assessor de imprensa de uma banda de rock. Moro sozinho. "cuido" do meu lar
e dos meus 18 filhos. 18 filhos foi brincadeira. Não tenho filhos e sou solteiro. Escrevo seis crônicas semanais e sou artista plástico. acho bom perguntar pro povo que me atura se eles me acham normal. Minha vida O Perdido na Metrópole está pra virar peça de teatro através de uma atriz da PUC - SP - Sandra Parra. Este mês é a estréia da crônica Perdido na Revista Possível, uma nova e conceituada Revista no eixo Rio-São Paulo> ( gostaria de poder te falar de alguma técnicas de administrar a depressão que desenvolvi, caso tenha interesse.) Digira o que te enviei e aguardo novas perguntas mais diretas, OK?

> Desde já agradeço a atenção.

Di nada! sempri às ordisss!

Silvio Alvarez...O depressivo que deu certo... Perdido na Metrópole.

>
> Mara V...
De: -mara-

Para: silvioalvarez
Data: Tue, 1 Jul 2003 17:58:07 -0300 (ART)
Assunto: Re:reportagem_sobre_depressão

Oi Silvio...

Fiz uma busca na internet e encontrei um artigo teu no site Usina das Letras, falando sobre o assunto... tomei a liberdade de escrever porque vi que tu não tinha problema nenhum em falar sobre depressão (tentei entrevistar pessoas conhecidas, mas ninguém gosta muito de falar sobre isso.. o que é totalmente compreensível..)

Era isso. Espero a tua resposta.

Abraço

Mara

silvioalvarez wrote:

Claro Mara.

Posso responder o que precisar. Apenas gostaria de saber a priori como me encontrou? De início te envio um breve histórico e aguardo seu próximo mail.

De: -mara-
Para: silvioalvarez@terra.com.br
Data: Tue, 1 Jul 2003 15:08:41 -0300 (ART)
Assunto: reportagem sobre depressão

> Oi
>
> Sou estudante de jornalismo e estou escrevendo uma matéria sobre depressão para a cadeira de estágio da PUC-RS. Gostaria, se possível, que você me respondesse algumas questões para completar o trabalho.
>
> - como você se descobriu (sintomas) com depressão?
> - quais tipos de tratamento que procurou?
> - hoje você leva uma vida "normal"?
>
> Desde já agradeço a atenção.
>
> Mara V...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui