Usina de Letras
Usina de Letras
83 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62236 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50634)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140808)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6191)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->JUJU SABE TUDO -- 13/02/2003 - 22:50 (lira vargas) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

JUJU SABE TUDO I
Juju é uma menina muita sabida. Seu jeitinho alegre convencia a todos a atender sua curiosidade.
O céu azul, o sol brilhava nas folhas e as nuvens faziam desenhos lá no alto. Juju foi até a janela e começou a aplaudir olhando para o céu, dava risadas e sorria muito. A mamãe dela ouviu aquela barulhada e se aproximou da Juju e tentou saber o motivo de tanta alegria.
____Juju o que você está achando tão engraçado e pra quem você está aplaudindo?
Juju fez sinal de espera para a mamãe e continuou aplaudindo e sorrindo com muita alegria.
______ Mas Juju, o que está acontecendo de engraçado lá no céu?
Juju parou, colocou as duas mãozinhas no rosto e respondeu.
_____Mamãe, ontem ouvi no repórter da televisão, que quando o céu está com nuvens espessas, é sinal de chuva, e ouvi também que os rios estão secos e muitas pessoas estão sem água em suas casas. E agora que vi o céu azul, com aquelas nuvens, estou aplaudindo os urubus que estão lá no céu, pois eles é que estão espalhando as nuvens para que elas caiam em pingos de chuva.
A mamãe da Juju riu muito e acariciou seu rostinho e disse.
Olha Juju, você tem razão, o calor está muito forte, muitas pessoas estão sem água, as nuvens espessas é sinal de chuva. Mas os urubus não fazem chover. O que faz chover, é a concentração do calor que sobe encontrando com o ar frio esse encontro descongela as partículas de água então faz chover. Entendeu?
Juju deu outra risada aplaudiu a mamãe e disse:
_______ Mas mamãe, por isso que aplaudi, pois sabia que você viria aqui explicar como cai a chuva. E sabe porque os urubus estão voando lá no céu?
Quando a mamãe da Juju ia explicar. Juju se adiantou e disse:
______É porque eles não podem andar nas nuvens.
A mamãe da Juju deu um sorriso e a beijou no rosto, e explicou.
_____Juju, os urubus sobem bem alto, para digerir a alimentação que eles comeram. E na constituição do Brasil é crime matar urubus, ele tem muita importância na cadeia animal.
Na manhã seguinte. Juju acordou bem cedinho, foi ao banheiro, tomou banho, escovou os dentes. E permaneceu no banheiro por algum tempo. A mamãe percebeu a demora e a chamou. Juju respondeu que estava ocupada. O tempo passou e a mamãe preocupada foi até lá ver o que estava acontecendo com a Juju. Pois dizia a ela que nunca fechasse a porta do banheiro com tranca, pois assim evitaria transtornos se precisasse abrir por algum motivo desagradável. Chegando a porta, a mamãe deu duas batidinhas e perguntou.
____Juju, por que você está demorando tanto?
A Juju respondeu:
____Mamãe estou lendo.
A mamãe da Juju, não costumava deixar revistas no banheiro para que o hábito de ler fosse na escrivaninha. Não tinha nada no banheiro para leitura. Mas sabia que a Juju não falava mentiras. Tornou a bater na porta, mesmo sabendo que não estava trancada, a mamãe tornou a perguntar o que a Juju estava lendo. Ela então respondeu:
____ Mamãe o creme dental contém triclosan e citrato de zinco.
A mamãe da juju concordou e pediu que ela abrisse a porta.
A Juju obedeceu e disse que estava preocupada com o zinco, pois o telhado do canil era de zinco e seus dentes iriam ficar da mesma cor.
A mamãe sorrindo, abraçou a Juju explicando:
_____Juju, esse zinco que contém na fórmula do creme dental, e outro produto, que associado ao triclosan são ingredientes ativos que combatem a placa bacteriana que é prejudicial aos dentes.
A mamãe de Juju preparou a mesa do café e disse que tinha boas notícias, que o papai da Juju chegaria no domingo.
A Juju perguntou qual lugar o papai estava.
_____ O papai está em Espírito Santo resolvendo uns problemas da empresa.
A Juju ficou pensativa, colocou leite na caneca, adicionou açúcar e experimentou o sabor. Deu um sorriso e disse:
____ Vitória.
A mamãe sem entender perguntou a Juju se ela sabia que Vitória era a capital do Estado do Espírito Santo.
A Juju imediatamente olhou para a mamãe, fez “hum! Hum. Pois estava com a boca cheia, engoliu o pão calmamente, tomou mais um gole de leite então respondeu”:
___ Mamãe você disse que o papai foi resolver uns problemas, então eu disse “Vitória” ele vai resolver todos os problemas.
A mamãe da Juju sorriu muito.
Juju pediu licença a mamãe e foi para o quarto fazer os exercícios do colégio.
Na hora da chegada do ônibus escolar, Juju estava arrumada, seu uniforme bem lavadinho, o sapato também lavadinho e os cabelos penteados. Beijou a mamãe numa despedida alegre.
Ao subir para o ônibus, Juju observou com cuidados os degraus e segurando no corre-mão, Juju subiu e os coleginhas sorriam alegres por estarem indo para a escola. Juju cumprimentou a todos e sentou ao lado de Brenno.
A Juju perguntou ao Brenno se ele fizera as tarefas de casa. Ele respondeu que sim.Juju perguntou se ele tomou banho e escovou os dentes, ele respondeu que sim. E tanta pergunta Juju fazia, que Brenno perdeu a paciência e falou:
____Juju, fica quieta, por que você pergunta tanto.
Juju deu uma risada e disse:
____É porque seu nariz está com uma melequinha.
Brenno se apressou em limpar com a manga da blusa, já envergonhado.
A Juju então o acalma:
____Brenno, não tem melequinha em seu nariz. Se você tivesse tomado banho e escovado o dente, não ficaria tão assustado com uma melequinha.
E deu boas risadas.
Brenno ficou zangado e virou o rostinho para o outro lado.
O ônibus escolar seguia pelas ruas de Niterói, quando Akaki (japonesa) desembrulhou um brinquedinho e abriu a janela para jogar o plástico pela janela do ônibus.
Juju imediatamente falou:
Akaki, Akaki, não faça isso. A mamãe disse que o plástico é um material difícil de acabar, se você jogar no chão, o vento o arrasta para o bueiro, e vai agarrar nas paredes e entope. Quando chover, as águas transbordam e invadem as casas das pessoas. E na terra ele fica mais de mil anos pra dissolver.
Então a Akaki falou:
___Ora Juju, os lixeiros varrem as ruas todos os dias.
A Juju impaciente colocou as mãos na cintura, e disse:
____Mas se todas as pessoas jogassem os lixos nas caixas de coleta, a cidade ficaria ainda mais bonita, você não acha?
Akaki deu um sorriso e concordou, e sem saber onde colocar o plástico perguntou o que fazer.
A Juju imediatamente sugeriu que ela guardasse na mochila, e quando chegassem no colégio ela jogaria na caixa de coleta indicada para plásticos.
No colégio da Juju, têm coletoras para plásticos, papel e alumínio. Juju olhava atenda para a rua. Lá na esquina o sinal de transito iluminado.
____Seu Jarbas, quando o sinal está verde é para a gente passar?
O Seu Jarbas respondeu:
___Ë Juju, quando está verde é para a gente passar.
Quando o sinal fechou motorista ouviu as risadas dos coleginhas e olhou rapidamente para trás e disse:
____Essa Juju sabe tudo.
Juju imediatamente falou:
____Mas como pode as pessoas estão paradas do outro lado da calçada!!!
O Seu Jarbas passou a mão pela cabeça, e deu um sorriso e disse que quando parasse o ônibus explicaria melhor.
Juju pediu para ficar perto dele. Mas o Seu Jarbas respondeu:
____Não, Juju, fique ai sentada, o balanço do ônibus é perigoso e você pode levar um tombo.
Quando o ônibus parou na porta do colégio. O Seu Jarbas explicou, para Juju e todos os coleginhas:
____O sinal verde de frente é para passar. Se estiver de frente para os automóveis está liberado. Se estiver vermelho é para parar, o amarelo é para ficar atento.
A Juju tornou a perguntar.
____Seu Jarbas, o sinal estava verde, mas as pessoas estavam paradas na calçada.
O Seu Jarbas deu um sorriso e explicou:
_____Juju, quando o sinal está verde para os automóveis, está vermelho para as pessoas, entendeu?
Juju olhou para os coleginhas e disse:
_____Ë isso mesmo, perguntar é muito bom a gente aprende no colégio e na rua ne?
A Juju desceu do ônibus se despediu do Seu Jarbas, e os coleginhas a acompanharam.
Na entrada do colégio, as coletas de lixo estavam enfileiradas. Juju chamou Akaki e indicou o local para ser depositado o plástico.
Na sala de aula, a professora Julita disse que naquele dia a aula seria muito divertida com informações sobre o índio.
Juju se levantou e disse:
____ Tia, acho que o índio Araribóia estava de mal com Niterói.
A professora Julita sorriu e perguntou por que ela achava que o índio Araribóia estava de mal com Niterói.
A Juju se levantou e respondeu:
____É que ele fica de costas e de braços cruzados igual minha mãe quando está zangada com o papai.
A tia Julita pacientemente explicou:
___Juju, na história de Niterói, contam que o índio Araribóia era o cacique e muito valente, morava no Rio de Janeiro, e ele foi escolhido pelos portugueses para guardar Niterói da invasão dos franceses. Dizem que ele atravessou nadando a baia da Guanabara.
Juju tornou a insistir
_____Mas tia, então por que ele está de costa para Niterói e de braços cruzados?
A tia Julita respondeu:
_____Juju, fizeram sua estátua naquela posição, homenageando sua bravura, e ele está assim, simbolizando um guardião da cidade.
Juju então falou:
____Que bom, mas quando a mamãe está de costas e de braços cruzados ela está guardando a zanga.
A tia Julita sorrindo disse:
____Meus queridos alunos, o papai e a mamãe às vezes ficam zangados, como vocês ficam zangados quando não concordam com alguma coisa ne? Mas quando isso acontecer, sabe o que devemos fazer?
A turma ficou olhando para a professora Julita esperando uma resposta:
____A gente deve pensar em Deus com carinho e pedir que Ele abençoe nossos pais para que a zanga vá embora.
A Juju concordou e disse:
___Deus é muito bonzinho, pois um dia minha mãe prendeu o dedo na gaveta e disse: “ai meu Deus” e quando cheguei perto, ela já estava sorrindo e deu um abraço no papai.
A professora Julita anunciou que estava na hora do recreio.
____Meus queridos alunos, observem as caixas de coletas de lixo.
A Juju se adiantou e disse:
___Tia, já expliquei para Akaki aonde jogar o lixo de matéria plástica e outros.
A tia Julita deu um sorriso e disse:
____essa Juju sabe tudo.
Terminou a aula, Juju foi para a calçada para atravessar a rua. Uma guarda da prefeitura apitava para os automóveis. Juju não se conteve, aproximou da guarda da prefeitura e disse:
____Hei! Hei! Posso apitar um pouquinho?
A guarda deu um sorriso e respondeu:
____Desculpe,mas não posso deixar você apitar, pois só os guardas treinados e autorizados podem apitar no trânsito.
Juju colocou a mão no rosto e disse:
____Mas eu conheço o significado das cores do sinal.
A guarda de transito então perguntou.
____Qual seu nome?
_____Juju.
Ai a guarda de transito sorrindo perguntou:
____Juju, quando o sinal está verde?
Juju respondeu:
____Quando está verde as pessoas podem atravessar, amarelo é para esperar, e o vermelho não pode atravessar.
A guarda então completou:
___Muito bem Juju, você está de parabéns.
O sinal ficou verde e ao atravessar a Juju falou:
____Mas só devemos atravessar na faixa de pedestres.
A Guarda de transito sorriu:
____Essa Juju sabe tudo.
Do outro lado da calçada a Juju falou baixinho.
____Então quando eu crescer, quero ser guarda de transito.
A amiguinha Akaki corrigiu a Juju imediatamente.
___Ora Juju, você disse que quer ser médica e agora já mudou?
Juju fez cara de zangada para Akaki e disse:
____Ora Akaki, de dia vou ser guarda de trânsito e de noite sou médica no hospital, pois a mamãe disse que quando nasci, era de noite...
Akaki balançou os ombros sem entender.
Juju entrou na portaria do prédio e o porteiro estava com uma gaiola com um passarinho assustado. A Juju parou perto colocou as mãos nos joelhos para agachar e ver bem de pertinho o passarinho e perguntou:
____Seu Orlando, por que você prendeu esse passarinho? Ele cometeu algum crime? Ele matou outro passarinho? Ou roubou a comidinha de outro passarinho?
Seu Orlando respondeu:
____Não Juju, é que quando amanhece ele canta muito, e alegra minha casa.
Juju então falou:
____deixe-o ser livre ele canta porque sente saudade dos outros passarinhos e de voar pelas árvores e de comer frutas.
Seu Orlando coçou a barba e disse que ele custou muito caro.
O elevador chegou e Juju entrou sem se despedir do Seu Orlando.
Ao chegar no apartamento, Juju beijou a mamãe e disse que precisava falar algo muito sério.
A mamãe então perguntou:
___Pode falar Juju.
A Juju sentou no sofá, cruzou as perninhas e disse:
___Mamãe, preciso daquele walkman e do cd de cantos de pássaros para salvar um passarinho que está preso lá na portaria.
A mamãe sorriu e concordou com a Juju. Pegou walkman e o CD e deu para a Juju que saiu correndo, não esperou o elevador e desceu as escadas.Chegando na portaria gritou:
___Seu Orlando, a minha mãe comprou um CD de cantos de pássaros, e ela ouve qualquer hora que ela deseja ouvir o canto dos passarinhos. Toma de presente, você pode ouvir no okemen.
Seu Orlando deu um sorriso e entregou a gaiola para Juju.
Imediatamente ele colocou o cd e ouvindo os cantos sorriu:
____Essa Juju sabe tudo.
Quando Juju chegou no apartamento, foi direto na janela, e pelas grades, abriu a porta da gaiola. O passarinho voou soltando um piado e Juju sabia que era um agradecimento.Ela bateu palmas e sorria gritando:
___Passarinho, diga aos urubus que hoje vai chover.
A mamãe da Juju a abraçou e disse:
___Juju você sabe tudo. E você tem muito amor em seu coração, Papai do Céu fica feliz quando as pessoas fazem uma boa ação.
Juju sorriu e disse:
____Mamãe compra um CD de canto de pássaros pra mim?

Os pássaros quando estão presos nas gaiolas cantam de tristeza e de saudade. Assim como os cantores cantam a saudade em suas melodias.
Lira Vargas.
24/05/2002.

Sugestão da capa:
Juju na janela do apartamento aplaudindo os urubus lá nas nuvens.






RELEASES.
A estória desse livro trata de um personagem infantil que mistura singeleza, humor e aprendizagem na rotina do dia a dia. A mistura de raças é uma realidade que vive e que nessa harmonia faz a vida ter sentido, mesmo com os preconceitos, acredito que a raça tem seus valores e merecem respeito, até porque seria tediosa uma só raça.

DEDICO ESSE LIVRO A

Minha neta Julia, que transborda meu coração de amor e esperança.
Meus filhos Juninho e Gláucia que juntos ao genro Guilherme e nora Isabela os fazem felizes e assim também sou feliz.
Meu marido Almir pelo amor e companheirismo de 30 anos de casados.
Meu pai e meu irmão Hermes que hoje são uma estrela.
Minha mãe por seu amor e nobreza.
Meus irmãos, cunhados e cunhadas pelo amor que nos une.
Meus amigos pela força e pela amizade.

E a Deus por ter me escolhido com o dom de criar personagens numa história infantil educativa.

Aos leitores
Que nesse livro possam perceber a vontade de ter acertado a mensagem.

Os pássaros quando estão presos nas gaiolas cantam de tristeza e de saudade. Assim como os cantores cantam a saudade em suas melodias.









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui