Usina de Letras
Usina de Letras
123 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50629)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->A VERDADE -- 20/01/2004 - 15:42 (Eduardo Schmitt Amaro) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A verdade nos acompanha durante toda a nossa vida, as vezes na magoa, outras vezes na alegria. Ninguém gosta da verdade, pois é ela que mostra quem realmente somos e o mundo como ele é. Se nós transformamos o mundo como ele é agora, porque não assumimos? Porque ninguém quer levar a culpa. Ninguém quer aceitar esta verdade, já que fomos nós que fizemos isto.
Muitas vezes, quando não pretendemos magoar uma pessoa, seja um amigo ou namorado, nós não usamos a verdade, porque ela mostra quem as pessoas realmente, e saber quem realmente somos, magoa. Para isso usamos a mentira, o que faz nos sentir muito melhor. É impossível falar sobre a verdade sem mencionar mentira, já que os dois estão extremamente ligados. Quando uma mentira permanece por muito tempo, a pessoa que a criou se senti um pouco aliviada por ter escapado da verdade. Mas esse alivio é apenas no começo. Depois vem o peso na consciência, ou seja, o peso da verdade. A mentira é uma crosta que envolve a verdade, escondendo-a. Esta crosta é tão parecida com a verdade, que muitas vezes, no começo acreditamos nela. Mas esta crosta muitas vezes, com o tempo ela vai se rachando aos poucos. Quando ela se quebra, então floresce a verdade. Mas este florescimento não é bonito de se ver, pois é uma imagem diferente, a qual se via na crosta. A verdade pode ser escondida por um longo tempo, semanas, meses, anos, séculos, mas nunca para sempre. Infelizmente, muitas vezes, nos decepcionamos com a verdade, apesar de ser o certo. Mas é com a verdade que se concerta as coisas, que se vê a realidade. Isso não adianta, quanto mais dizemos a verdade, mais queremos escondê-la. Mentir não é a solução dos problemas, pois ela sempre se desfaz, de uma hora para outra, e quando acontece isso, a magoa e o prejuízo vem muito maior do que dizer a verdade direto. O certo é dizer a verdade. Mas quem se importa com o certo? Tudo que queremos é aliviar a dor que a verdade causa e essa cura é a mentira.
A verdade causa dor e nos faz sofrer. Esse sofrimento é causado quando devemos escolher entre a verdade e a mentira. Mas quando escolhemos a verdade, escolhemos a sinceridade, a confiança e a realidade. A verdade pode matar. É a verdade que assombra.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui