Usina de Letras
Usina de Letras
252 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50555)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->SENTIMENTO OU DOENÇA? -- 16/09/2002 - 20:40 (Barbara Amar) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A hipocrisia, considerada como um dos mais graves defeitos humanos é, a meu ver, uma afecção lamentavelmente irrecuperável. Talvez cause espanto o fato desse sentimento torpe ser aqui encarado como uma doença mas, tenham certeza, ele o é! Caracteriza-se, do ponto de vista semiológico, por total falta de caráter, fingimento extremo e grau avançado de crueldade. Seus portadores são um grupo de pessoas, melhor dizendo bando, termo a meu ver mais adequado, todos de moral e costumes duvidosos, que pecam por afetar virtudes que absolutamente não têm. Na verdade são impostores que ao enganar os demais sentem-se felizes e realizados, principalmente se, através de seus atos, levam a desgraça aos lares alheios. Comumente difamam seus semelhantes. Outras vezes, através de manobras escusas, tornam-se sabedores de problemas e segredos os quais são usados das piores formas possíveis. É muito comum os detentores desta patologia enveredarem pelo caminho do crime. Algumas vezes são descobertos e punidos; outras escapam, relativamente incólumes, pois contam com a boa vontade de suas vítimas. Afinal, nem todos estão doentes nesse mundo! E é sempre bom lembrar que há doenças e doentes...

Em minha experiência constatei a associação relativamente freqüente da patologia em tela –HIPOCRISIA, com outra, deveras importante: o RECALQUE.

Por definição o indivíduo recalcado exclui de sua consciência determinados sentimentos e desejos que não ousa admitir mas que, infelizmente, persistem em seu inconsciente com isso acarretando sérios distúrbios. Temos então o HIPÓCRITA RECALCADO. Este, procura vingar-se em todos que, mesmo de longe, o ofendem por exibirem qualidades que ele não tem (mas gostaria de ter) e pasmem – por apresentarem defeitos com os quais ele se coaduna. Invariavelmente, nestes casos, há como que uma explosão de maldade e maledicência incontroláveis. O efeito costuma ser, na maioria das vezes, devastador para o alvo desta manifestação mórbida. Por outro lado, o nosso doente resplandece de felicidade...

Há situações, todavia, em que o tiro sai pela culatra. Pois bem, nestes casos é o nosso paciente que explode, ou melhor, implode. Implode de ódio, de amargura, de baixa-estima.

Resultado: agravamento de sua enfermidade que progride inexoravelmente para a morte. E quando escrevemos morte não estamos nos referindo ao êxito letal, mas sim à morte em vida – a pior que existe. Há o desmoronamento da alma, do espírito, da psique. Muito triste. Melhor seria morrer de verdade. Ou então tentar urgente a cura!

Embora reconhecida mundialmente como doença incurável, a Ciência caminha a passos largos e, felizmente, já se conhecem alguns medicamentos que, se não curam, pelo menos trazem algum benefício. São eficazes no combate às dores (intensas) bem como à depressão, principais queixas destes pacientes. Administrados sob a forma de comprimidos, é conveniente nos primeiros anos de tratamento usá-los, pelo menos, quatro vezes ao dia. Basicamente são constituídos por uma certa dose de indulgência e boa vontade para com os demais, além de pitadinhas de bondade (substância dificílima de encontrar) e respeito. Ah ia esquecendo, são de fácil digestão! E não são caras. Estão até dizendo que o governo vai distribui-las gratuitamente. Bom, quanto a isto não sei não....



10/02/02



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui