Usina de Letras
Usina de Letras
121 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22533)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50586)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->O SEGREDO DA RELAÇÃO ENTRE OS SEXOS. BIOLOGIA E CULTURA -- 01/10/2000 - 12:53 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



O SEGREDO DA RELAÇÃO ENTRE OS SEXOS
BIOLOGIA E CULTURA


Jan Muá
1 de outubro de 2000



Podemos dizer que a relação entre biologia e cultura, entre corpo e mente, explica o fundamental modo de viver entre os humanos de sexo diferente. Torna-se assim a questão essencial para a boa convivência entre os sexos.
A guerra entre os sexos, tão celebrada em novelas de TV, não existe, verdadeiramente falando, pelo menos em geral Podem existir guerras particulares, localizadas, entre pessoas, mas não há uma guerra geral e universal entre os sexos. Porque eles precisam um do outro. São pares inseparáveis na ordem do universo.
Vanmos tentar dizer isto de maneira racional e harmoniosa.
A primeira verdade a ser reafirmada é a de que as mulheres são e serão sempre as deusas romànticas dos homnes, as mães de seus filhos, suas namoradas, suas amantes, suas companheiras na existência terrestre, seu apoio na dor. Por sua vez, os homens são e serão sempre os deuses dos sonhos femininos, seus companheiros naturais, seus amores, seus pares, sua necessidade biológica e social para existir e conviver. Sendo as coisas assim, deveremos saber que, mesmo quando algumas mulheres têm de conviver com um homem que não está ao nível delas, os termos de saída, não serão os de acusar o homem em geral, dizendo por exemplo, que não dá para conviver porque os homens são uns brutos.
Claro que não é verdade. Os homens não são seres brutos nem brutais. São seres em evolução. Eles são homens. A verdade é que a humanidade está numa etapa de evolução ainda pouco avançada. E há, na humanidade, alguns exemplares, homens e mulheres, ainda embrutecidos, seja pelo analfabetismo, seja pela ignorància, seja pelo peso do trabalho. No caso do homem, especificamente, este peso é mais evidente. Alguns homens estão embrutecidos pelas condições desumanas em que a sobrevivência os obriga a trabalhar. E com isso, muitas vezes, falta-lhes tempo para se cultivar espiritualmente, para se educar e para se instruir.
O que a mulher inteligentemente deve pensar é que o homem continuará a ser o companheiro necessário de sua passagem pelo mundo. Não deverá diminuí-lo e sim tentar compreendê-lo, exigindo. A inversa é verdadeira e necessária também.
Embrutecidos, portanto, alguns homens e algumas mulheres, compreenderemos que o gênero humano luta ainda por melhores condições de vida e de existência.
Para dizer uma coisa, longe da generalização, afirmamos que há homens que não são obsessivos por sexo, que são capazes de se relacionar com mulheres sem pensar necessariamente em sexo em primeiro lugar. Homens que sabem perfeitamente que a relação sexual poderá vier após uma relação da mente. Entre os homens, há também os gentlemans, os companheiros fiéis, os enamorados, os amantes competentes que as mulheres adoram e os defensores da própria condição feminina. É por isso que qualquer generalização é injusta e inverdadeira.
Não é neste ponto, portanto, que devemos bater para falar da diferença entre a psicologia do homem e da mulher e da guerra entre os sexos, guerra particular, como já dissemos, não geral.
O que hoje divide mais os homens e as mulheres, sobretudo em nossas sociedades burguesas, é a distància que há entre a biologia e a cultura, entre a cabeça e o corpo. Ou seja, o que divide e isola é a falta de entendimento de que um corpo sozinho nada faz a não ser procriar e biologizar e que uma mente sem corpo torna-se artigo raro, talvez possível em outros planetas, mas não neste Planeta Terra, que exige corpo, alma e amor em nível de humanos .
Portanto, homens e mulheres terão de entender a maneira nobre de ascender íntegros, evoluindo, com sua alma e seu corpo, de modo a fazerem uma parceria de felicidade...O desencontro de alma e corpo, dá esses vazios e essa infelicidade de que nossa sociedade industrial dá amostragens fartas.biologia e cultura, entre corpo e alma. O sexo instintivo com seus apelos sempre estará garantido para a procriação, mas o sexo com amor, como aproximação e doação, só será efetivamente uma relação de nível quando o corpo acompanhar a alma da pessoa envolvida e a alma descer até ao corpo regulando suas emoções...


Jan Muá
1 de outubro de 2000


Fica ainda a segunda parte deste artigo para desenvolver Título: O SEGREDO DA RELAÇÃO ENTRE SEXOS. BIOLOGIA E CULTURA. ASPECTOS PESSOAISI E SOCIAIS.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 796 vezesFale com o autor