Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->O Natal e a Fome -- 30/12/1999 - 17:14 (Luiz Torres da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

O Natal e a Fome


Na noite de 22 de dezembro tive a satisfação de ouvir e assistir o Coral Natalino da UNB, em minha quadra, como ha anos acontece.
É um espetáculo que emociona, por refletir a índole do nosso povo em sua grandeza e espírito de fraternidade. Emociona mais por parecer impossível ainda haver esse grau de cristandade e amor ante tanta insensibilidade, miséria e violência. Desta vez o Coral aliou-se à campanha contra a fome, angariando gêneros alimentícios para distribuição aos miseráveis.
Muito embora a emoção sentida ao ouvir canções tradicionais à luz de velas e interpretadas por jovens, não consegui dissociar a participação coletiva do julgamento que faço sobre essas campanhas, por considerá-las como a oficialização da miséria e da humilhação, patrocinadas por quem tem o dever de extirpá-las. Combater a fome e assegurar a dignidade humana é dever do governo, não da sociedade.
Cabe exclusivamente a ele acabar com o desemprego, com a marginalidade e com a miséria,c assim como assegurar o trabalho, a assistência à saúde, a escola, a habitação, a segurança e outras obrigações constitucionais. Não o direito de estimular campanhas que, em última análise, perenizam a marginalização e a humilhação.
Enquanto a sociedade se mantiver passiva e iludida não se aperceberá dos desmandos a que se permitem governantes, legisladores, empreiteiros e demais feudos, indiferentes à falência das instituições e aos direitos da coletividade.
Assim como procede nas comemorações natalinas já é hora desse povo acordar e confraternizar no sentido de acabar com o desgoverno e a impunidade, voltando à praça pública vestido de preto, pintando a cara e empunhando faixas para impor seus direitos e registrar seu protesto. Pelo menos estará resgatando sua dignidade!


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui