Usina de Letras
Usina de Letras
24 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62306 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10398)

Erótico (13576)

Frases (50697)

Humor (20046)

Infantil (5466)

Infanto Juvenil (4789)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140834)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6217)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Remotas memórias de João -- 17/01/2006 - 11:47 (Evandro Carvalho da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O sol estava estalado no céu azul do mês de janeiro, causando um calor insuportável lá pelas três da tarde. Não havia uma alma sequer naquela desolação calorenta, a não ser João, o bom filho de José, que decidiu ficar na roça até um pouco mais tarde.
Moço jovem e forte, João só tinha olhos para a enxada e o exaustivo trabalho na lavoura. No esplendor de seus 16 anos, não sabia ainda o que era mulher e nem das sensações estranhas e maravilhosas que haveriam de surpreende-lo minutos mais tarde.
João transferia o castigo inacreditável do sol à sua persistência inabalável na lida, seus vestígios de preguiça esvaiam-se junto ao suor a medida em que golpeava a terra com precisas e eficazes enxadadas. Mas a enxada, por minutos, parou.
A coisa de trinta metros da lavoura, passava a linha do trem. O barulho demolidor e possante da locomotiva e das composições já não era novidade para João, mas naquele dia ele olhou por uma fração de segundos o terceiro vagão de passageiros. Sentada na penúltima fileira havia uma moça com laços no cabelo que olhou para ele. Fisgado pela imagem, o lavrador não a perdeu de vista pelo minuto que pareceu uma eternidade.
Tanto ela quanto ele estiveram unidos por um minuto, um minuto que mudaria a vida dos dois. O sol achou uma nuvem e se escondeu, enquanto a enxada deixou de golpear a terra naquele dia.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui