Usina de Letras
Usina de Letras
282 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Favor, deixem passar a educação. -- 01/10/2002 - 15:20 (Arthur Nogueira Lazaro) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Segue a seguinte situação. Você chega, com a mão cheia de sacolas e o ônibus está lotado. O normal, coisa simples das normas de educação, seria, a pessoa do corredor, gentilmente pedir para segurar as sacolas. Ou uma pessoa idosa, ou uma mulher com fiçlho de colo, entre outras situações, você levantar e dar o lugar. Como até o simples gesto de jogar o papel no chão ou, o ato que faz o ser humano se igualar ao seres irracionais, e nota, que até os bichos são mais limpos e educados que algumas pessoas, como jogar uma bela latinha de refrigerante ou cerveja, em um belo dia de sol, pela janela do ônibus.

Já dizia a mais sincera e educadora mãe: “ducação vem de berço”. E temos que concordar plenamente com esse dizer. As vezes fica muito fácil culpar o governo pelas as inchentes que ocorrem, e um todo que possa trazer um prejuízo para o cidadão, se é que podemos chamar uma pessoa assim hoje em dia. O Brasil nesse aspecto, com certeza esá muito longe de países europeus, e meu amigo e grande querido Estados Unidos. Lá aas pessoas sabem conservar o que é seu.Não querendo ser um apátrida. Longe disso. Mas já que copiamos tanta coisas deles, porque não copiar também as coisas benéficas que nos tragam um bem estar melhor.

Estátisticamente falando, somos um bolo de sujeira e um bando de pessoas individualistas. Não pensamos mais na bem estar do próximo. Se é que pensamos algum dia. Mas existem as raras excessões. Algumas pessoas conseguem as chaves do paraíso, com atos simples , que podem até deixar seu dia mais claro e simples, ao ponto de te trazer um prazer sem igual e, não eixar um clima pesado durante o dia.

As escolas podem ter sua parcela de culpa ou não? Com certeza sim. Mas a grande responsábilidade está dentro de casa. E isso é oponto de inicio do problema. Famílias regradas, de boa “indole”, isso não quer dizer de status alto, mas sim que saibam o que fazer e o que não fazer de incorreto. Ninguém é perfeito, mas ter e saber como usar o bom senso, já é uma grande jogada e uma cartada de quem tem “responsa” do que deve fazer, só assim poderemos voltar a viver em sociedade.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui