Usina de Letras
Usina de Letras
71 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62243 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50641)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->AS 137 GALINHAS DE TUPINAMBICAS DAS LINHAS -- 15/02/2006 - 12:23 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
AS 137 GALINHAS DE TUPINAMBICAS DAS LINHAS

Fernando Zocca

As deslealdades dos políticos insultam o eleitorado.


Van Grogue entrou naquela manhã clara de sexta-feira no famoso bar Eflúvios da tia Cris. O ambiente estava tranqüilo e no ar, o som do rádio, postado no alto duma prateleira, produzia uma espécie de pacificação acentuando o bucólico do lugar.
Logo que Grogue viu a tia legal percebeu não estar ela muito bem. O homem recostou-se no balcão e pedindo o de costume notou sua palidez acentuada. Perguntou então se podia ajudá-la.
Tia Cris, sentindo-se confortada, contou-lhe que sua vista estava escura, sentia zoada nos ouvidos e dores na nuca.
Diante desse quadro crítico o que Van Grogue poderia fazer? Enfático ele disse: “É bom benzer!”
Quando tia Cris preparava-se para manda-lo caçar sapos, plantar batatas ou catar coquinhos, entrou ofegante o Ernesto Mail. Ele falou: “Estourou outro escândalo na prefeitura! Descobriram que o dinheiro pago pela população para quitar o ISS foi desviado por alguns funcionários.”
Tia Cris, num gesto instintivo de defesa levou as mãos aos ouvidos e afastou-se rapidamente.
Grogue perguntou: “Escuta Mail: você não tem medo de sair por ai falando essas coisas, esses assuntos?” E. Mail respondeu: “Aquele que me informou pediu sigilo. Mas quem não espalha é Corega. Eu vou falar para todo mundo.”
Van Grogue desacorçoado ingeriu o último gole, pedindo porém, logo em seguida, outra dose reforçada à tia Cris.
Os homens bebiam e, quando já confundiam aviso prévio com aviso breve, tiara com tia Yara e ciático com asiático, ouviram o locutor noticiar a descoberta do vírus da gripe aviária nas galinhas de Tupinambicas das Linhas. Dizia o informe: “O ministério da saúde acaba de avisar que localizou um foco da gripe aviária na cidade. Trata-se de 137 galinhas caipiras da granja do seu João Rochedo situada na periferia de Tupinambicas das Linhas. O pessoal encarregado já foi instruído sobre o que fazer com elas. A cidade toda aguarda, com apreensão a aplicação das medidas sanativas cabíveis.”
Van Grogue olhou para o E. Mail e perguntou com voz embargada: “Pô, mas até aqui nesse fim de mundo acontece isso?” E. Mail respondeu: “Pois é, galinha tem em todo lugar. E essas de Tupinambicas das Linhas mereceriam láureas se não estivessem infectadas. Ô vírus danoso!”
Curiosos por saber o quê ou quem teria causado a tal doença nas 137 penosas da urbe, os dois amigos concordaram quando por dedução, concluíram ser a culpa toda da maldosa seita maligna do pavão abilolado.


Em construção o site www.laranjanews.jor.br
Visite o blog vale a pena ler de novo no site
www.terra.com.br





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui