Usina de Letras
Usina de Letras
138 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Em defesa do Brasil -- 04/10/2002 - 11:09 (Marco Túlio Oliveira Reis) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
(Publicado originariamente no JORNAL DE UBERABA em 09.07.1999)



“Los revolucionarios latinoamericanos no deben caer en la tentación de negarse a sí mismos, sino reafirmar princípios que para algunos perdieron vigencia, pero que siguen presentes al no haber desaparecido las causas que los originaron.”

RUZ, Fidel Castro - UN GRANO DE MAÍZ, Ed. Oficina de Publicaciones del Consejo de Estado, Havana - 1.992.



A política de concentração de rendas, a exclusão social e a tutela estatal para alguns setores da economia, (leia-se banqueiros), o desprestígio do Estado para com a produção, a falta de ações sociais, a subserviência ao capital especulativo internacional, a despudorada vocação entreguista, nunca foram tão evidentes nos países capitalistas periféricos (leia-se Brasil) com temos visto.

A teoria marxiniana, desde seus primeiros ensaios, profeticamente anunciava as mazelas que seriam provocadas pela evolução do capitalismo.

Não deu outra.

A cada conquista do capitalismo, a cada investida das políticas neoliberais pelo mundo, milhões de trabalhadores perdem os empregos, os ganhos da conquista tecnológica nunca são distribuídos – por óbvio, o capitalismo, ideologicamente é concentrador de lucros.

O ideal deste modelo é a luta inconseqüente, insana e inescrupulosa pelo mercado. E o sacripanta FHC, com sua política desprezível é capaz de qualquer violência e indignidade contra a população, para consolidar os projetos assassinos do FMI.

Sua meta de governo tem sido simplesmente, entregar o patrimônio público a preço de banana, para conglomerados financeiros internacionais.

Isso é o neoliberalismo.

Neste afã de acabar com a soberania nacional, FHC chega ao ponto de vender usinas hidráulicas, o que significa vender também seus reservatórios e tirar o direito que todos têm ao uso da água.

Os Estados Unidos, articulador e beneficiário dessa política neoliberal, também possuem grandes usinas hidráulicas. Entretanto, estas usinas estão sob o controle do estado, chegando mesmo a serem controladas pelo Exército americano. É evidente que o uso da água é uma questão estratégica para o desenvolvimento das nações.

Enfim, a política entreguista de FHC, vai reservar-lhe lugar impar na história, conforme anunciou LULA, “o presidente que vai passar para a história como o presidente cupim, que só destrói, nada constrói.”

É a implementação do neoliberalismo em nosso país, projeto próprio do modelo capitalista, Marx já havia feito essa análise. O grande, através da dolosa concupiscência dos presidentes tupiniquins, esmaga a soberania de outros povos.

Em que pese o socialismo real, implementado sobretudo na Europa e extinta URSS haver praticado distorções, ressalte-se, distorções criminosas e antagônicas à ideologia que inspirava os regimes, o ideal dos socialistas não pode ser banido da história como desejam os “políticos modernos”.

Cada brasileiro e brasileira deve refletir e tomar partido.

A ingenuidade da população e de alguns dirigentes não pode mais dar aso a crença de que é possível um capitalismo menos cruel e mais justo.

As noções gerais para a criação de uma nova sociedade, devem ser urgentemente propagadas por todos os partidos de esquerda, jornalistas independentes, parlamentares populares e sociedade civil organizada.

Lutar por uma utopia é, em parte, construi-la.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui