Usina de Letras
Usina de Letras
172 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50622)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Adão foi expulso do Paraíso. Será? -- 05/10/2002 - 15:41 (Celso Cardoso) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Vejo muitas pessoas e grupos estudarem a Bíblia, reproduzindo fielmente as mensagens desse Livro, levando seu significado ao pé da letra.



Esse comportamento, entretanto, tem causado muita confusão e até conseqüências muito mais graves, fazendo com que surjam religiões ou segmentos religiosos fundamentados em crenças absurdas.



E por que isso acontece? Porque as pessoas se limitam a ler o que está escrito e acham que aquelas palavras possuem um significado, ou seja, interpretam os textos no seu sentido comum, na relação significante e significado.



A maioria acha inclusive que a Bíblia se refere a um tempo passado. Um relato de fatos ocorridos no passado. Esse é outro erro gravíssimo. Nada do que está escrito nela se refere a um tempo distante, que já passou.



A Bíblia é um código, um manual de instrução, a ser utilizado e interpretado como uma criptografia. É um guia para as pessoas que precisa ser lido, mas não entendido com a nossa mente robótica e mecânica.



Muitas pessoas repetem os versículos e passagens como verdadeiros autômatos que decoraram suas palavras e saem por aí, como papagaios, dizendo-se versados na palavra de Deus.



Quem foi Adão? Abraão? Moisés? Noé? Jesus? Pergunta errada! O correto seria perguntar: quem é Adão? Abraão? Moisés? Jesus? Claro, pode até existir uma coincidência com o fato histórico, mas não é disso que se trata. Trata-se de vermos as coisas do ponto de vista prático, do significado do código.



Adão é um código. Os seis dias da criação, são um outro código. Deus não levou seis dias para criar o mundo. Ele não precisaria disso. Poderia criar instantaneamente (Ele é onipotente, lembra?). As pessoas falam em julgamento, ressurreição dos mortos, paraíso, Mas afinal o que são todas essas coisas? O que tudo isso significa?



Como foi dito, estamos falando de códigos. Cada palavra da Bíblia é um código. A Bíblia fala sempre em termos espirituais e refere-se sempre a fatos históricos, às vezes não, mas o fato em si não tem importância nenhuma. A dimensão espiritual é que importa, não o aspecto temporal ou físico.A interpretação cega dos fatos é que leva ao desentendimento, a um desnível na compreensão dos fatos. Existem inúmeras religiões Cristãs no mundo, para não falar das outras. Por que? Porque elas não se entendem, estão em desnível.



Uma outra pergunta interessante seria: para quem a Bíblia foi escrita? Sendo um código, quem iria decifrá-lo? E por que?



A Bíblia diz claramente que nós estamos aqui hoje, em pecado, porque Adão cometeu um erro. A expulsão de Adão do paraíso nos colocou nessa situação. Mas por que nós temos que pagar por isso? Por que temos que assumir essa responsabilidade? Uma coisa feita “no passado” por “alguém” que nem conhecemos? É claro que temos que admitir que esta história nunca aconteceu. Que Adão não vivia em um jardim, em algum lugar distante. Nem Adão é uma pessoa, nem isso aconteceu no passado, e nem mesmo em um lugar distante. A nossa consciência robótica (não espiritual) é que pensa assim.



Tudo isso, na verdade, está acontecendo. O pecado de Adão está acontecendo aqui, agora. Mas as religiões não falam isso claramente. Mas por que não falam? Será que não sabem? Será que não querem? Será que não podem? Há um problema de comunicação, de conexão, de desnível. Por isso há tanta confusão.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui