Usina de Letras
Usina de Letras
90 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62236 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50634)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140808)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6191)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Ginga de Deus -- 05/10/2002 - 16:57 (Manoel Messias Pereira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ao tecer qualquer referência à cultura afro-brasileira, não podemos esquecer da presença da musica e da dança.

Quando ainda era criança, ouvia comumente essa frase ¨não acredite num Deus, que não dançe". Nos cultos afros. todos os rituais são acompanhados de batuques e expressões corporais e os mais velhos , afirmam que a energia do corpo irradia como algo sagrado, é a sabedoria original, o patrimônio espiritual para o trato das coisas da vida.

Os atos como o nascimento, o batismo, a puberdade, o casamento, a morte, assim como os atos de semeadura, da colheita, a doença, a pesca, as invocações nas estiagem, os exconjuros dos espiritos têm a presença de ituais, com musicas e danças fundamentalmente.

Nos cultos afros, as estrelas. o sol, os planetas, os satélites naturais, as sombras, o quente o frio, os vegetais, os minerais possuem tais forças ocultas. A Sagrada Tradição dos Orixás, são tidas como forças divinas que revelam ensinamentos para conhecermos e controlarmos as potencias naturais como o vento, oraio, o fogo, a água salgada, a chyuva, ar e a temperatura, obviamente com os nossos trabalhos para a sobrevivencia. Cada orixá tem sua pedra fundamental, suas cores, danças e daí o espetáculo ritualístico até mesmo usados por alguns artistas brasileiros em seus shows.

Geralmente, as festas dos negros tem um misto de lendas, religiosidade e muita espiritualidade. E a exemplo disto podemos lembrar da comemoração de 25 de janeiro, quando em Salvador comemora " Revolta Malê". Temos uma manifestação que mistura cristianismo com islamismo.Embora saibamos que o isllã, não constitui uma força hegemoônica, mais representa um concorrente de peso, num ambiente cultural, que também inclui os orixás, o vodum dos povos jejes, o espiritualismo dos angolanos que trouxeram o omoloco. E é neste caldo de cultura que encontramos, os Filhos de Gandhi, vestidos de branco, nas sextas feiras, um costume que os umbandistas e do candombles, chamam de "achofifun", alem do mais os fillhos de Gandhi, fazem o "Rito-Baru", que para os umbandistas são as guardas do caminho, comum nas saidas dos desfiles, e também no carnaval, e isto tudo vejo como rituais harmoniosos.

Um outro ponto interessante é que o " Levante Malê", traz uma citação do Alcorão (3:108) "Alá não quer injustiça contra as suas criaturas", na própria historia do Brasil contam que os rebeldes foram as ruas com roupas dos adptos do islâ.E os que morreram traziam no corpo amuletos e rezas além da passagem do Alcorão. Desejavam os negros o fim da escravidão edm 1835 e a tomada do poder derrubando a monarquia.

Quando os poetas como Gilberto Gil, diz "que a felicidade do negro é a felicidade guerreira" e Oswald de Andrade diz "que o carnaval é a maior festa religiosa" creio que que o homem dança e canta suas lutas, seus amores, e a sua espiritualidade e daí, Deus tem de mostrar a sua ginga. E a Igreja Católica, passou a entender isto, e o culto enjessado, sem danças praticamente esta sendo extinto. E por meio de um ecumenismo e uma possivel comunicação, graças a Pastoral do Negro e a presença do sarcedote negros.

Só assim é possível ter a compreensão "de que Deus está no meio de nós", do contrario, Deus estaria abandonando seus filhos, que estariam cantando, dançando, rezando e o Criador, alheio a isto tudo.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui