Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Danem-se os astros -- 07/10/2002 - 12:53 (Carlos Luiz de Jesus Pompe) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Os astros influenciam os acontecimentos na Terra? A resposta é um rotundo SIM. São muitas as evidências e comprovações de sua influência. Carl Sagan se referiu à possibilidade da própria vida ter chegado à Terra através dos cometas, pois há coisa de 4,3 bilhões ou 4,2 bilhões de anos "um número muitíssimo maior de cometas e asteróides atingia a Terra" e "esses pequenos mundos são fontes ricas de moléculas orgânicas" abundantes em carbono - os tijolos da vida terrestre. É plenamente aceita, também, a responsabilidade da queda de um cometa na extinção dos dinossauros - sem dúvida, um efeito terrível no destino de várias espécies.



Compactuando com a Lua



A Lua é o nosso vizinho astronômico mais próximo. Os estadunidenses Ivan W. Kelly, Ph.D. do Departamento de Psicologia Educacional e Educação Especial da Universidade de Saskatchewan; James Rotton, professor de Psicologia na Universidade Internacional da Flórida; e Roger Culver, professor de Psicologia da Universidade do Colorado, examinaram mais de 100 estudos sobre efeitos lunares e não encontraram nada, além do acaso, entre a Lua e suas fases e eventos como índice de homicídios, acidentes de trânsito, chamados à polícia ou corpo de bombeiros, nascimento de bebês, suicídios, proporção de pagamento de prêmios em cassinos, violência em prisões, internações psiquiátricas, comportamento agitado de residentes de enfermaria, internações em salas de emergência, explosões comportamentais de adultos da zona rural com deficiências psicológicas, licantropia (transformação do homem em lobo ou outro animal), vampirismo, alcoolismo, sonambulismo, epilepsia. Também não encontraram evidência de que a Lua afete o corpo humano, assim como afeta as marés. É certo que o corpo humano é em sua maior parte água, líquido que cobre 80% da superfície da Terra. Mas a Lua afeta apenas massas não confinadas de água, e a água no corpo humano está confinada - assim como confinada está a água contida num copo, onde não ocorre maré.



A Lua produz, juntamente com o Sol, as marés. Ocorrem marés mais altas nas luas cheias e novas porque Sol, Terra e Lua estão em alinhamento e a força para causar marés do Sol se junta à da Lua nestes momentos. Muitos são os estudos sobre a influência da maré na vida de inúmeras espécies, como a desova das tartarugas, por exemplo. Mas, note-se, a influência é da maré, não da Lua.



É a vida, é o sol



Quanto ao Sol, quem há de negar sua participação fundamental na vida? Recente estudo de Miroslav Mikulecky, do Instituto de Medicina Clínica e Preventiva de Bratislava, na Eslováquia, e do brasileiro Hugo Roberto Kurtz Lisbôa, da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, detectou que no período entre julho e setembro ocorreu a maior parte dos 5.011 nascimentos nos três hospitais da cidade de Passo Fundo, entre os dias 6 de outubro de 1997 e 30 de abril de 1999, quando foi realizada a pesquisa. Lisbôa explicou que um dos motivos para isso é que as pessoas geralmente têm mais relações sexuais durante o verão, quando é maior a proximidade do Sol e, conseqüentemente, o calor, culminando num aumento de partos durante o inverno.



Esses fatos foram apurados com o atual nível de pesquisa e conhecimento que o homem tem sobre a natureza. Os efeitos gravitacionais e outros produzidos pelos planetas e pelas estrelas, que não o Sol, são diminutos nos terrestres.



Ao longo de seu processo de aprendizado do mundo, as pessoas acreditaram em deuses e que os objetos celestiais estavam relacionados aos deuses. Os homens primitivos não tinham conceitos precisos do que eram a Terra, os planetas, as estrelas. Criaram a astrologia, que integrava a visão mágica do mundo. Ela começou como calendário de fazendeiros da Mesopotâmia há 6.000 anos e, mais recentemente na Babilônia, há 3.500 anos. Ainda hoje são muitos os adeptos dessas crenças ancestrais pelo mundo - talvez sejam a maioria. Praticamente todo jornal diário tem uma coluna astrológica e astrólogos pululam nos programas de rádio e televisão.



Vários testes foram realizados, de diferentes formas, em diferentes partes do mundo, e a conclusão foi unânime: não há comprovação científica da astrologia. Mas os astrólogos estão na ofensiva: corre no Senado brasileiro o Projeto de Lei Nº 43, de 2002, do senador Artur da Távola (PSDB/RJ), que cria e regulamenta a profissão e a atividade de astrólogo. O senador quer a adoção do ensino, inclusive em escolas publicas, dessa atividade. O projeto delibera que os astrólogos devem "calcular e elaborar cartas astrológicas de pessoas, entidades jurídicas ou nações, por meio de utilização de tabelas e gráficos relativos ao movimento dos astros".

Não se aprende samba no colégio, ensinou Noel Rosa, e nossos compositores populares abordaram a Lua, o Sol, astros e astrologias num sem-número de canções. Chico Buarque também, com sua arte refinada, como neste



Dueto



Consta nos astros, nos signos, nos búzios

Eu li num anúncio, eu vi no espelho, tá lá no evangelho, garantem os orixás

Serás o meu amor, serás a minha paz

Consta nos autos, nas bulas, nos dogmas

Eu fiz uma tese, eu li num tratado, está computado nos dados oficiais

Serás o meu amor, serás a minha paz

Mas se a ciência provar o contrário, e se o calendário nos contrariar

Mas se o destino insistir em nos separar

Danem-se os astros, os autos, os signos, os dogmas

Os búzios, as bulas, anúncios, tratados, ciganas, projetos

Profetas, sinopses, espelhos, conselhos

Se dane o evangelho e todos os orixás

Serás o meu amor, serás a minha paz

Consta na pauta, no Karma, na carne, passou na novela

Está no seguro, picharam no muro, mandei fazer um cartaz

Serás o meu amor, serás a minha paz

...

Consta nos mapas, nos lábios, nos lápis

Consta nos Ovnis, no Pravda, na vodca



Leia também Evidências e exageros.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui