Usina de Letras
Usina de Letras
138 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Informação de menos -- 11/10/2002 - 01:32 (Henrique F. (rique)) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Já faz algum tempo, uma certa juíza deixou os profissionais da área jornalística eufóricos com uma decisão tomada de sopetão. A juíza, na ocasião, decidiu que para exercer a profissão de jornalista não seria mais preciso o uso do diploma. Ou seja, a pessoa não precisaria mais freqüentar uma faculdade de comunicação, não precisaria mais aprender ética, política, filosofia e outras disciplinas tão importantes que não se aprende na área. Na batuta do dia-a-dia das redações do país. A tal juíza saiu de cena, tudo se normalizou e ninguém mais fala no assunto. As faculdades continuam abertas e os alunos continuam estudando e se formando. Mas, existem pessoas que demonstrando uma falácia tão grande, agem como se fossem jornalistas e usam e abusam do direito de errar e agredir o ouvido de quem a esta escutando. Não venho dizer que é necessário o sujeito que quer ser comentarista fazer Phd em comunicação, mas sim que seja uma pessoa que, ao menos saiba bem a sua língua, o português, e não fale tanta asneira. O Brasil está cheio de comentaristas. Todos se acham no direito de invadir uma rádio e começar a xingar esse e aquele jogador, fazer um comentário aqui e outro ali.

Na cidade possuímos um canal de Tv, Canal 16, sintonizado pela Net, que contém um sujeito digno de uma premiação. Nunca vi um sujeito que se diz da imprensa ser tão grossa e ofender tanto outras pessoas.

Certa ocasião, assistindo um jogo que estava sendo transmitido por esse canal, notei que o tal comentarista, ficava ofendendo os jogadores do time. ‘Lá no bar do fulano ele bebe. Mas aqui não joga nada. Vai pro bar, vai...’. As ofensas se prosseguiam em um ritmo que o time rio-pretense ia perdendo.

Fiquei estarrecido com uma atitude que, pelo menos, é antiética. Porque será que nunca vimos o Casagrande, o Falcão, ou a Soninha, falar que o Guilherme, o Luizão ou o Edmundo jogaram mal porque ficaram na ‘balada’ durante a noite. Porque são profissionais e não misturam o joio com o trigo. Cada um precisa fazer a sua parte. Jogador é jogador, dentro do campo. O que faz fora dele não é de ficar falando. Se o jogador faz gol, ninguém fala nada, mas se vai mal, ai falam ate que ele é gay ou isso e aquilo.

É por isso que para assumir uma responsabilidade como a de ser um comentarista, um jornalista ou o que quer que seja, é necessário ter bom senso e entender um pouquinho de ética. Já pensou se uma juíza daqui alguns dias, diz que para ser medico não precisa mais de diploma? Ou se para construir uma casa, o engenheiro nem sequer precisa aprender calculo? Por favor.... paciência tem limite e quem assiste Tv, escuta radio e lê jornal, quer, pelo menos ficar informado, e não ficar sabendo que o jogador ficou namorando fulano, bebeu uma garrafa de Martini com soda ou...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui