Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O Privilégio da Neutralidade -- 11/10/2002 - 02:06 (Celso Augusto Uequed Pitol) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Em artigo intitulado O Paradigma da Ideologia, o filósofo esloveno Slavoj Zizek, crítico contumaz da posição dos Estados Unidos no mundo atual, percebe uma polarização cada vez maior nos diálogos intra e extranacionais, e exemplifica lembrando as discussões acerca da Guerra ao Terror comandada pelos norte-americanos, quando se dividiu o mundo em “pró-terroristas” e “pró-democracia”, não deixando margem para a dúvida ou o questionamento. Diz o autor:

“A mensagem básica da mídia é a seguinte: os joguinhos fáceis já terminaram, e, agora, todos devem tomar partido (contra ou a favor do terrorismo). E, como ninguém é abertamente a favor dele, isso significa que a própria dúvida em si, a simples adoção de uma atitude de questionamento, é denunciada como apoio disfarçado ao terrorismo”



O caso citado por Zizek é emblemático, mas não isolado. É cada vez mais difícil manter distância de posições extremadas, em qualquer nível, em qualquer situação, e disto deriva a diminuição progressiva da liberdade de opiniões e do julgamento racional dos acontecimentos. O maior dos racionalistas, o francês René Descartes, já avisava que “nunca nos devemos deixar persuadir senão pela evidência de nossa razão”, invocando em favor do afastamento de dogmas e preceitos aparentemente inquestionáveis para não se formarem juízos inadequados. Em outras palavras, distanciar-se dos extremos sentenciosos.

No período em que Descartes viveu, a França absolutista do século XVII, a formação de juízos independentes era mais do que uma linha a ser seguida: era um desafio ao poder. Assim permaneceu durante os dois séculos após a sua morte, até que a nossa multifacetada sociedade ocidental contemporânea, erguida sob os parâmetros do respeito à variedade de opiniões e culturas, garantiu-nos uma certa tranqüilidade, até porque os exemplos totalitários de um passado próximo (fascismo, nazismo, comunismo e tutti quanti) ainda não se haviam cicatrizado. Estávamos fadados a viver entre a diversidade.



Pois, ao fim e ao cabo, a História muda apenas para confirmar-se. Após anos acreditando que a pós-modernidade nos havia garantido a pluralidade, eis que deparamo-nos novamente com as velhas dualidades e a velha incapacidade humana em reconhecer um grande número de opiniões. A polarização maximizada, intolerante, violenta e cega é a tônica de nosso tempo. Manter a neutralidade, com vistas à compreensão nuançada dos fatos, é considerado sinal de fraqueza ou de covardia, como no Rio Grande do Sul dos chimangos e maragatos, que, não por acaso, não apunhalavam, e sim degolavam uns aos outros.



Conclui-se, como tantas outras coisas neste início de milênio, que o máximo que a nossa capacidade perceptiva alcança é a figura do outro. E perceber não é compreender, e muito menos aceitar.





Celso Augusto Uequed Pitol

uequedpitol@bol.com.br















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui