Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->POR DETRÁS DAS PEDRAS -- 08/07/2006 - 17:58 (Heleida Nobrega Metello) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
POR DETRÁS DAS PEDRAS


Heleida Nobrega, junho 2006




A sensação no alto da torre do castelo abria portas para a abrangência e domínio abreviando a visão do vilarejo. À semelhança de uma minúscula pintura em tela.

O amplo fosso, proteção das invasões desvelava mouros em batalha para a conquista de mais um quinhão.

No experimento de defender-me dos invasores, percebi de maneira súbita, que havia sido rendida pela presença da senhora apoiada na bengala a sorrir em minha direção.

Antes de lhe oferecer escolta para a descida debrucei-me sobre o horizonte. Um ritual para o arquivo de imagens no meu velho e estimado baú. De grande serventia para dias mais frios.

Procurei-a em seguida. Não havia mais ninguém no pátio.

Recomposta do caminho de volta, inevitavelmente teria que adentrar às pinceladas vistas do alto.

Debruçava-se ali, aos meus pés, como que por milagre, o encanto das ruas circundadas por histórias de perdas e ganhos. Todas culminavam no abraço de uma praça maior ou menor.

E por mais incrível que ousasse parecer, em cada dobrada de esquina lá estava a estranha senhora.

O chapéu, apesar de desgastado assentava-lhe bem. Concordava com os fios prateados que emolduravam seu rosto. Protegiam a pele de aparência fina e branca. A bengala dava mostras de sobreviver à rudeza, assim como a sua vitalidade. O entusiasmo manifesto, apesar dos lentos e penosos passos. Um adereço local.

Continuávamos eu e ela naquela sincronia do acaso, quando fui surpreendida por rosas e raízes abrigadas em pedras medievais na fachada de um casarão.

Não eram somente espinhos a lhes proteger a forma delicada. As pedras cercavam-nas como verdadeira muralha.
Ousei tocá-las, apesar de saber-me em terras estrangeiras. Um gesto instintivo, inoportuno, porém, irresistível.

Nas proximidades da antiga construção, um grupo de senhores portugueses estava a conversar. Os sons emitidos despontavam ligeiros, dificultando a compreensão das palavras.

Ora, pois, apesar de próximos, não conseguia repartir minha atenção para ouvi-los melhor. Permanecia sob o feitiço das rosas.

Teriam sido semeadas pelo capricho do homem ou do vento nas entranhas do improvável?

Assim, de repente, sem que soubesse precisar o movimento, um dos senhores portugueses colocou um delicado botão em minhas mãos.

A rosa-mãe não chegou a chorar o galho partido. Compassiva, apreendeu minha admiração e o intento do anfitrião.

Sob olhares atônitos, a gêmula abriu-se em flor preenchendo o vazio de minhas mãos.

Uma inesperada brisa soprou e desnudou a rosa. Distribuiu pétalas por todas as direções. Não conseguia alcançá-las, apesar do empenho. A maior parte delas voejava em direção à igreja onde eu acabara de visitar a imagem da Santa.

A velha e enigmática senhora acolheu uma, e, pela última vez sorriu para mim. A bengala aparava ainda seu corpo.

Completava-se o tempo de peregrinação sobre estreitas ruas de pedras e largo coração.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui