Usina de Letras
Usina de Letras
25 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62303 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10397)

Erótico (13575)

Frases (50695)

Humor (20043)

Infantil (5465)

Infanto Juvenil (4787)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140829)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6215)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O Mistério da Consciência Quântica -- 11/10/2002 - 16:32 (Valter Barbosa Junior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Nos últimos anos, muitos processos considerados até então inexplicados pela ciência ortodoxa e newtoniana, ou seja ciência clássica, passaram por um modelo de revisão científica, onde a física quântica passou a gerar modelos matematicamente definidos que poderiam explicar tais fenômenos.

A primeira grande revisão destes modelos foi o então conhecido modelo denominado princípio da incerteza de Heisenberg. Este princípio revolucionou a ciência e os modelos matemáticos da nova física passaram a incorporar estes princípio. No entanto, a revolução até então era considerada real apenas nos modelos do micro-cosmos, ou seja, modelos pertinentes no macro-cosmos e na nossa realidade cotidiânica não eram aceitos.

O que incomodava enormemente muitos cientistas é que fenômenos considerados não explicáveis pela ciência clássica passaram a serem compreendidos através do modelo quântico e assim surgiram hipóteses de que a mecânica quântica não rege somente o micro-cosmos, mas também rege diversos fenômenos do nosso dia a dia e do universo como um todo.

Um grande exemplo de processo cotidiânico que atende perfeitamente aos princípios quânticos, são os insights ou pensamentos não estruturados que de repente surgem em nossa mente. Estes insights surgem como verdadeiros pacotes de idéias, e estas idéias surgem de forma não planejada, nem estruturada, o que representa que neste fenômeno ocorreu o princípio da não-memória, ou seja, da não-continuidade de pensamentos.

Outro grande exemplo de processo quântico trata-se do Princípio da Sincronicidade de Jung. Este princípio foi definido por Jung como sendo “Coincidências Significativas”. Durante a nossa vida ocorrem diversos acontecimentos inexplicados pela ciência clássica, mas que geram conseqüências que parecem planejadas e extruturadas por uma inteligência externa ao processo.

Mais tarde estudaremos detalhadamente estes processos, mas inicialmente vamos definir processos e eventos quânticos.

Um evento é considerado quântico, ou seja, responde a princípios da mecânica quântica, quando ocorre:



1) Princípio da Incerteza

2) Princípio da Não-Memória

3) Princípio da Não-Localidade

4) Princípio da Consciência Observadora



O Princípio da Incerteza descreve que não é possível saber com precisão a posição e o momento de um determinado corpo (por momento, entende-se o produto escalar da massa vezes a velocidade do corpo). Desta forma deixa de existir a certeza do comportamento mecânico do corpo e passa a existir a probabilidade de um determinado comportamento ocorrer. Assim, surge a incerteza do movimento, ou seja, a incerteza do fenômeno. Os fenômenos deixam de ser determinísticos e passam a ser probabilísticos.

O Princípio da Não-Memória descreve que não há a necessidade de haver um processo histórico coerente para que ocorra um novo fato. Ou seja, não há uma dependência linear entre o passado e o futuro de um determinado evento. Acontecimentos futuros, não dependem de acontecimentos passados. Ou seja, pode ocorrer um acontecimento futuro sem qualquer relação direta com os eventos que o precedem.

O Princípio da Não-Localidade determina que um evento não necessariamente depende de tempo e espaço para ocorrer. Ou seja, os eventos quânticos se espalham como ondas de probabilidade, e estas ondas podem estar em diversos locais ao mesmo tempo operando fora do princípio de espaço e tempo. Outro Princípio da Não-Localidade determina que pode ocorrer ação não-local, ou seja, não há a necessidade de haver transferência de energia de um corpo para outro, para que haja interferência entre corpos. Um corpo consegue interferir em outro corpo de forma não-local, ou seja, independentemente de transferência de energia.

O Princípio da Consciência Observadora transforma a observação de probabilística para factual. Não há evento algum se não houver a observação. Há a necessidade de haver um observador para que haja o fato. É o fato de ocorrer uma observação, ou uma medição que realiza o colapso de onda, ou seja, o evento deixa de ser probabilístico para ser fato observado.

Estes 4 princípios estão revolucionando a ciência moderna. E a revolução torna-se ainda mais forte, quando se mapeia Modelos Mentais sobre estes princípios. Ou seja, diversos fenômenos não explicados pela física newtoniana-einsteiniana, ou física clássica, passam a serem explicados pela Mecânica Quântica. Por exemplo, fenômenos como telecinese, telepatia, levitação, materialização, desmaterialização, projeção astral, bilocação, sincronicidade, mediunidade passam a ser 100% explicados pelos 4 princípios que regem a física quântica. E assim, o Modelo Quântico torna estes fenômenos de inexplicados pela ciência clássica para compreendidos pela ciência quântica.

O centro do meu trabalho nesta tese está vinculada com os Modelos Mentais e principalmente com um Processo Mental que denomino Matriz de Ressonância de Pulsação Psicossomática, ou MRPP. A MRPP é um modelo matemático que iremos detalhar passo a a passo, mas que descreve o modelo de operação mental da memória, da atenção, dos sonhos, da consciência, dos pensamentos não-estruturados (insights), dos sentimentos, das sensações e do inconsciente.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui