Usina de Letras
Usina de Letras
31 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62303 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10397)

Erótico (13575)

Frases (50695)

Humor (20043)

Infantil (5465)

Infanto Juvenil (4787)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140831)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6215)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Matriz de Ressonância de Pulsação Psicossomática - MRPP -- 11/10/2002 - 16:34 (Valter Barbosa Junior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Vamos definir a MRPP. Para tal vamos pegar um pequeno exemplo ilustrativo. Muitas e muitas vezes em nossa vida, estamos realizando uma determinada atividade qualquer e de repente, surge em nossa mente uma melodia, uma música que tem uma série de notas músicais, letra, melodia e harmonia.

A música surge, independentemente de a termos ouvido numa rádio ou não. Temos a impressão de grande alegria ou tristeza, dependendo do tipo de sentimento que a acompanha. O Modelo da Música representa perfeitamente a MRPP. Vamos verificar este modelo, avaliando os 4 princípios da Mecânica Quântica:

1) Princípio da Incerteza: Há milhares de músicas na nossa memória consciente e inconsciente, no entanto, surge uma música com começo, meio e fim em nossa mente. Antes da música surgir havia uma probabilidade de cantarolarmos esta música, no entanto, quando ela surge em nossa mente, ocorre um colapso de onda e a probabilidade da música surgir passa a ser factual.

2) Princípio da Não-Memória: Não ouvimos a música anteriormente numa rádio. No entanto, a música, letra, melodia e harmonia surge. Isto denota que não houve memória no processo. Ou seja, um acontecimento futuro, independe de um acontecimento anterior.

3) Princípio da Não-Localidade: Não ouvimos a música numa rádio, portanto, não houve transferência de energia, isto denota um fenômeno não-local.

4) Princípio da Consciência Observadora: Passamos a desenvolver uma consciência da música que ressoa em nossa mente e esta consciência é a responsável pela verificação da existência mental da mesma.

Assim, para este modelo musical fica demonstrado que responde perfeitamente aos princípios da mecânica quântica. Vamos demonstrar a seguir que a MRPP está em total acordo com o modelo descrito. Para tanto, precisamos de um outro princípio físico chamado ressonância.

A ressonância é o princípio que rege o modelo dos harmônicos físicos, ou harmônicos de ondas. Se colocarmos dois violões lado a lado e ressoarmos a corda lá de um dos violões, a corda lá do outro violão que estará ao lado também ressoará. Ou seja, ocorre uma vibração coníssiona entre ambas. O princípio da ressonância é o mesmo princípio que rege a transmissão de energia e a sustentação de informação vibracional em diversos modelos.

O corpo humano opera segundo este princípio. Quando movimentamos um músculo da perna, o nosso cérebro emiti um sinal em freqüência específica que é interpretado pelo músculo da perna e não pelo músculo da mão nem por nenhum outro. Como todo o nosso corpo está construído segundo um grande e emaranhado curto circuito, há a necessidade de operarmos segundo freqüências de ressonâncias diferentes que só são interpretadas por um determinado conjunto de células, gerando uma determinada ação.

Assim, o princípio da ressonância é a chave do modelo de operação mental e todos os processos mentais são construídos segundo este modelo. Isto vale para imagens, para cores, para sons, para conteúdo de palavras e frases, para todo o funcionamento cognitivo. Isso não significa que a mente é exclusivamente quântica, mas que responde tanto a processos clássicos, quanto a processos quânticos.

Quando desenvolvemos um raciocínio lógico que tem um encadeamento em começo, meio e fim estamos desenvolvendo um modelo mental clássico. No entanto, quando estamos desenvolvendo processos aparentemente aleatórios que encadeados geram uma seqüência mental não previsível, estamos operando um modelo mental quântico.

Em ambos os modelos está presente sentimentos, pensamentos, sensações e intuições. Trata-se de um pacote de associações realizadas todas em paralelo. Quando, por exemplo, ouvimos “Ponte Rio-Niterói”, associamos a esta palavra um conjunto de processos mentais sobre o tema. Associamos que trata-se de uma ponte, que fica no Estado do Rio de Janeiro, que liga as cidades do Rio de Janeiro e de Niterói, que possui 13 km de extensão, que trata de uma das maiores construções suspensas do mundo, que há milhares de toneladas de concreto, cimento e aço para sustentá-la, que milhares de carros, ônibus e caminhões passam por ela todos os dias, que há navios e embarcações que passam por baixo dela, lembramo-nos de quando passamos por ela pela primeira vez ... etc.

Ou seja, estes processos mentais podem ocorrer todos simultaneamente, ou encadeados segundo uma seqüência. Em ambos os casos as idéias surgem como um pacote de idéias. Cada conjunto de idéias mentais é apresentada em nossa mente cognitiva como uma imagem matricial. Esta imagem matricial é composta por diversas conjunções neuronais ou circuitos neuronais associados. A imagem matricial pode ser uma imagem visual, ou uma imagem auditiva, ou uma imagem tátil, ou uma imagem olfativa ou ainda de paladar.

Os processos cognitivos dos sonhos também são associados ao processo de imagens mentais matriciais, também operando segundo todos os sentidos, sensações e emoções. Assim o processo de formação de uma imagem matricial mental é bem mais sofisticado do que uma imagem visual pois abrange matrizes de sensações, de sentimentos, de sentidos em paralelo.

Este modelo explica o primeiro termo da Matriz de Ressonância de Pulsação Psicossomática – MRPP.

O segundo termo do modelo está associado ao princípio da ressonância. Segundo o Modelo da MRPP uma informação mental é gerada através da ressonância dos sentidos, dos sentimentos, das sensações, das intuições e este modelo de ressonância ocorre devido a ressonância equivalente de circuitos neuronais. Num capítulo futuro, explicaremos detalhadamente o processo de formação dos circuitos equivalentes de ressonância neuronal.

Ou seja, todo processo de formação de imagem mental e de consciência mental está associado ao modelo de ressonância e assim a memória é relacionada a um modelo de memória ressonante. Isto inclui a memória motora presente, por exemplo, num atleta ou num pianista. Ocorre uma ressonância motora no modelo da memória. Assim, o modelo de memória inclui processos corporais.

O terceiro termo está associado ao princípio mecânico de geração de energia. Para criarmos uma imagem mental estamos manipulando energia dos circuitos neuronais e estes circuitos neuronais incluem uma manipulação externa ou interna. Esta manipulação interna das imagens vincula-se diretamente com o modelo de geração de energia pulsátil. Ou seja, quando ouvimos a palavra “Gol”. Esta palavra foi formada através de uma onda mecânica associada ao comportamento fonético da mesma. Ao recebermos este impulso fonético, estamos, em verdade, recebendo um sinal pulsátil de energia que irá excitar os circuitos neuronais associados a ressonância deste impulso pulsátil.

O quarto termo representa que o modelo mental não é um modelo exclusivamente psíquico, mas que possui uma correlação direta entre os processos mentais e os processos corporais e motores. Desta forma o termo psicossomático se justifica totalmente.

A MRPP, ou Matriz de Ressonância de Pulsação Psicossomática, é um modelo que atende tanto aos princípios clássicos da física newtoniana-eisteiniana, quanto aos princípios quânticos da física quântica.

A MRPP é um modelo que pretende cobrir tanto processos cognitivos conscientes quanto processo cognitivos inconscientes. A MRPP permite a geração de verdades futuras e verdades passadas e verdades presentes, e, desta forma, aceita também o modelo de reprogramação mental, de sincronicidade do Jung, de hipnose ericksoniana, de mediunidade, de sonhos lúcios e não lúcidos e de projeção consciente.

No modelo da MRPP todos estes processos são perfeitamente explicados e estão de acordo com os fenômenos explicados segundo a ciência quântica.

Assim, uma imagem mental, por exemplo a imagem do seu avô fica mantida em memória através de um modelo de ressonância pulsátil, matricial e psciossomática, uma vez que posso por exemplo me lembrar de como meu avô segurava minha mão carinhosamente enquanto conversávamos.

Em processos de traumatismos neuronais, onde ocorre por exemplo uma degeneração de determinadas regiões do cérebro, pode ocorrer a perda parcial ou total da memória passada. Isto ocorre devido a incapacidade dos circuitos neuronais em regerar a Matriz de Ressonância, pois determinados rompimentos dos circuitos neuronais acarretam a não possibilidade de reconstrução da Matriz e assim, a incapacidade da reconstrução da Imagem Mental.

No entanto, ocorre casos em que com o tempo os circuitos neuronais geram a reconstrução da matriz através de outros circuitos paralelos. Esta reconstrução dos circuitos paralelos representa um processo de regeneração da imagem e dos circuitos neuronais e conseqüentemente mais uma característica quântica – a característica da regeneração.

Ou seja, quando um paciente não tem a capacidade de lembrar ou de recordar determinado assunto, significa que existe uma incapacidade de gerar a MRPP que gera a imagem mental a ser lembrada.

Vamos explicar a seguir o modelo do salto quântico mental. O salto quântico mental pode ocorrer por diversos motivos. Por exemplo, imagine duas pessoas sentadas uma em frente a outra. A primeira está pensando sobre seu filho e a segunda está pensando em problemas profissionais. De repente surge uma terceira pessoa na sala e pergunta para as duas: “Em quem vocês vão votar para presidente?”. Imediatamente a mente da primeira pessoa realiza um salto quântico da imagem do filho para a imagem dos candidatos. E a mente da Segunda pessoa realiza um outro salto quântico da imagem dos problemas profissionais para a imagem da eleição.

Este salto quântico é completamente não estruturado e não planejado, ou seja ocorre repentinamente e em forma de pacote gerando uma nova Matriz de Ressonância completamente não relacionada com a Matriz de Ressonância anterior. Ou seja, a imagem mental realiza um salto quântico para a nova imagem mental. Este movimento é considerado um salto quântico pois não há nenhuma relação linear de movimento entre a imagem mental anterior do filho na primeira pessoa ou do problema profissional na segunda e a imagem mental posterior da eleição presidencial.

A MRPP se forma por tanto como um pacote de ondas que colapsa repentinamente e passa a existir conscientemente e de fato. É como se a intervenção externa da terceira pessoa realizasse a alteração da hierarquia entrelaçada que mantinha a MRPP anterior, gerando uma autoconsciência da eleição presidencial e conseqüentemente uma MRPP posterior.

A tese que estamos defendendo sobre MRPP opera como já dito anteriormente em imagens de pensamento, de sentimento, de sensação, de intuição e motoras. Assim a Matriz de Ressonância de Pulsação Psicossomática inclui uma matriz de pensamento, uma matriz de sentimento que inclui as emoções, uma matriz de sensação, uma matriz intuitiva e uma matriz mecânica.

A MRPP possui uma dinâmica que realiza movimentos na matriz. Estes movimentos podem ser muito complexos como por exemplo a dinâmica dos movimentos dos sonhos, ou ainda mais simples como por exemplo uma alteração da matriz de sensações.

Considerando pensamento, sentimento, sensação, intuição e movimento como sendo dimensões. Pode-se afirmar que a MRPP possui 5 dimensões. E a dinâmica da MRPP pode incluir movimento dinâmico em 1 ou mais dimensões simultaneamente. Vamos estudar mais detalhadamente esta dinâmica no próximo capítulo.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui