Usina de Letras
Usina de Letras
11 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Modelo Mental -- 11/10/2002 - 16:39 (Valter Barbosa Junior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Compreender a mente talvez seja um dos maiores desafios humanos. Nada há de mais capaz do que a mente humana. Foi a mente humana que construiu pontes, que construiu arranha-céus, que combate o câncer, a AIDS, que desenvolve robôs, supercomputadores, e toda a forma de tecnologia existente em todos os níveis sociais, de saúde, de produção, alimentícia, etc... Sem a mente o homem não seria um ser capaz de se comunicar, não seria um ser social, não tentaria conhecer a si mesmo, não tentaria conhecer DEUS...

O desafio de compreender a mente é, realmente, um desafio dos mais nobres. Talvez um grande assunto, para iniciar a discussão seria: “Mente e Cérebro são a mesma coisa?” Esta pergunta é bastante intrigante, talvez uma pergunta das mais difíceis de serem respondidas... seria talvez necessário diversos congressos psiquiátricos, milhares de congressos de psicologia, vários congressos de neuro-ciência cognitiva... a verdade é que talvez esta seja a resposta que a ciência tanto procura para compreender a relação mente-alma-espírito.

Eu começarei a responder esta pergunta com uma afirmação bastante forte: Não, não são a mesma coisa!!! Mente e Cérebro são entes distintos, mas relacionados, ou melhor complementares. Existe uma experiência bastante conhecida dos neurologistas, inclusive dos mais céticos que verificaram a seguinte situação:

Após um acidente de carro, um paciente sofreu uma lesão em uma região temporal do cérebro. Durante a cirurgia o paciente foi mantido acordado e indagado para levantar o braço, o paciente o levantou. No instante seguinte a equipe de médicos tentando medir a reação a estímulos nervosos, estimulou eletricamente uma região do cérebro e o braço do paciente também levantou. Em seguida a equipe médica perguntou ao paciente se havia alguma diferença entre os dois movimentos e o paciente respondeu: “No primeiro caso eu levantei o meu braço, no segundo caso meu braço levantou.” Isto demonstra claramente que há uma grande diferença entre a ação consciente e a ação passiva, o que mostra que o cérebro não é a mente e sim um transdutor eletro-químico da mente. Ou seja, no primeiro movimento, houve intervenção mental (Mente Consciente), no segundo movimento não houve.

Esta experiência é uma prova cabal da separação mente e cérebro. Não há dúvidas de que o cérebro não é a mente. No entanto, realmente há uma relação direta entre a mente e o cérebro e tudo indica que o cérebro realmente seja um transdutor mental.

Mas se o cérebro é um transdutor, isto significa que a origem da vontade está fora do cérebro, que o real instinto humano está acima, ou pelo menos externo a este modelo. Aparentemente a experiência descrita anteriormente gera uma tendência indicativa de que isto seja verdade. Então devemos abordar o cérebro e mente como sendo duas entidades, uma transdutora e outra criadora. Sim, o cérebro é responsável pela transdução dos impulsos mentais para o corpo e do corpo para a mente, mas não é responsável pela consciência e vontade da mente, muito menos pelo seu poder criativo.

Mas se a mente está fora do cérebro, e até mesmo fora do corpo, então onde ela está? Onde está a consciência, onde ela se localiza? Esta pergunta também é bastante delicada, e bastante difícil de ser respondida... mas não há dúvida de que a mente não depende de tempo e de espaço para operar... isto significa que a mente pode estar em qualquer lugar, e em qualquer tempo... Esta talvez seja a chave para a onipresença, pois se a mente não está em lugar nenhum e pode estar em qualquer lugar e a qualquer tempo, nada mais sensato do que imaginar que a mente é a própria sentelha divina que nos pertence!!! Assim, a Mente é o elo que nos uni a Deus... Esta afirmação é muito ousada e se torna ainda mais confirmada a medida que verificamos, inclusive com experiências laboratoriais que a mente tem uma influência não-local sobre objetos quânticos. Ou seja, sobre o mundo material. De alguma forma, já reconhecida a mente consegue influenciar o comportamento de fenômenos naturais... Isto significa que a mente realiza uma comunicação através de um Universo paralalelo, ou mesmo através de caminhos não-locais para realizar o efeito sobre a matéria. Isto representado de modo simples significa que a mente transcende o mundo material e opera além deste mundo... além das leis que o regem... O fato de a mente ser um instrumento quântico e o fato de que ela é capaz de influenciar resultados no mundo material, sem no entanto agir energeticamente sobre ele, porém tendo efeitos energéticos, mostra que a mente realmente transcende o mundo material (vai além do mundo material) e assim se torna o grande veículo de comunicação com o além-matéria.

Todos estes fenômenos são comprovados em laboratório e já foram testados milhares de vezes. Ou seja, não há dúvidas sobre esta informação... de alguma forma a mente consciente transcende o mundo material e energético e através de fenômenos não-locais atua sobre a matéria e sobre a energia.

A conseqüência destas afirmações é também bastante ousada, mas um tanto quanto obvia: a Mente Humana vai além dos limites físicos e portanto além dos processos limitantes do mundo material... isso é muito poderoso... ou seja, isto significa que não há limites para a mente... e nós verificamos isto claramente em processos de hipnose. Verdade seja dita: Não há limite para a mente... não há limite de atuação energética ou material para a mente e o motivo para isso é que a mente está além da matéria e além da energia... a mente transcende ambas.

Isto posto, precisamos rever muitos conceitos: conceitos de poder... conceitos de vida e inclusive conceitos de limite de vida. Não há limite para a mente, no âmbito energético, porque a mente está além da energia e assim atua. Se existe um limite físico, por exemplo, uma unidade de distância entre dois pontos A e B, para a mente este limite em potencial pode se tornar nulo, pois a distância só existe fisicamente, e portanto, energeticamente e como a mente está além destes modelos, a distância entre A e B simplesmente não existe.

Esta é a prova cabal, matematicamente demonstrada que o mundo físico é realmente uma grande ilusão e que maia como os hindus o chamam, é efetivamente um modelo ilusiório e que nada existe, apenas a mente, pois ela transcende o todo e as partes.

A ciência demorou, mas chegou realmente ao mesmo ponto das orientações espirituais mais respeitadas do planeta... não há nada... só EU SOU... uma vez que EU SOU é a consciência do ser... a consciência do saber... a consciência da mente... a consciência da existência... a consciência do mundo... a consciência da vida... a consciência do EU SOU...

Jung chamou EU SOU de SELF. E simplificadamente afirmou que o SELF é o VERDADEIRO EU.

Uma vez demonstrada que a mente transcende o mundo material, isto significa que a representação do VERDADEIRO EU é o que transcende o mundo e que atinge a união com a CONSCIÊNCIA CÓSMICA (DEUS), pois a mente é capaz de escapar do mundo físico, escapar do mundo material, viajar fora deste mundo e influenciar ativamente o mundo novamente... ou seja, ter uma presença onipresente, ou para usar o termo físico cientificamente aceito uma presença não-local.

Não há dúvida a mente é capaz de fugir conscientemente e inconscientemente deste mundo. A mente é capaz de voar... de transcender o mundo material... de se unir com Deus.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui