Usina de Letras
Usina de Letras
108 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62239 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10368)

Erótico (13570)

Frases (50636)

Humor (20031)

Infantil (5436)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140810)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6194)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A árvore das ideologias -- 12/10/2002 - 20:51 (Manoel Messias Pereira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O mundo não está estacionado a sombra de um modelo, mas em plena transformação, social, política, religiosa que possibilita-nos, visualizarmos um novo ritual de vida, para instrumentalizarmos ações, de superestruturas ideológicas, sobre a infra-estrutura da própria natureza, seja ela biológica ou física.

A frase do pensador Noberto Bobbio, "A arvore da ideologia está sempre verde", faz-me retornar o pensamento de que nada é maduro, as idéias nunca tornam velhas e morrem. Portanto, a presença humana na terra, tem um tempo determinado para cada indivíduo, que deve sempre buscar a socialização da vida para a plena felicidade, aproveitando-a.

O filósofo grego, Aristóteles, dizia "uma andorinha só não faz verão" é preciso compartilharmos de saberes e construir a nossa existência com fundamentos éticos, além dos técnicos. E no jogo entre ético e técnico podemos até errar, porém há diferença entre "erro artifex" ou técnico, e o erro "homo" enquanto ser humano.

A questão tecnica é que toda a visão tecnicista integram interesses particulares e objetivos particulares, por paradigmas, escolhidos livremente, inventados e substituíveis, como a produção de carros, computadores, de remédios, das curas de doenças. Sendo por fins técnicos construções das racionalidades.

A questão ética vai além da razão, tem uma primazia sobre o ponto de vista técnico, pois a ética julga as ações corretas ou incorretas com referências a vida como um todo.

Sabemos que nós sêres ocidentais, somos portadores de cultuira formativa, greco-romana, temos uma estrutura religiosa bastante influenciada pelos povos hebreus. E o pensamento científico ocidental, nasce com base na filosofia aristótélica. E a ética aristotélica é a do bom senso fundadas nos juizos morais do homem que possa considerar-se, em geral, bom e virtuoso.

A preocupação de Aristóteles, era encontrar uma receita, que permitisse ao homem ser feliz. Mas se a árvore das ideol´´ogias continua verde, provavelmente gerando sementes de esaperanças e cada semente contem no seu íntimo, uma outra árvore, com caule, folhas (respiração), frutos e flores como a primavera das plantas. Essa esperança deve ser traduzida em novos pensadores ideokógicos, que pense no ritual da própria vida de forma crítica e ética. Seja este ritual, cívico, o civil, o religioso, o político e o social. Cada qual procurando o caminho da própria beleza.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui