Usina de Letras
Usina de Letras
142 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50586)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->ANTES DE SE SOLTAR -- 09/08/2006 - 09:17 (Heleida Nobrega Metello) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



imagem:http://pictures.gifs.tv



ANTES DE SE SOLTAR



Heleida Nobrega, 2005



Já era quase dia, quando uma delas com os olhos suplicantes e coração apertado me acordou e disse:

- Mãe, eu estou com muito medo.

- Medo do que minha filha?

- Da hora do vento me levar.

- Não se preocupe, não sentirá dor. Apenas dançará no ar ao som do cântico dos anjos.

- Como sabe disso tudo, se você está sempre conosco e nunca saiu de perto?

- Também já tive esse mesmo medo, filha. Depois, passei por muitas e muitas transformações. Agora que sou uma árvore, meu tempo fincado na terra tornou-se mais longo. A natureza extraiu vantagem e colou sua sabedoria na minha pele. E sei que por um período deverei ficar só. Meu tronco e galhos ficarão nus e para que eu não sinta muito frio voltarei para dentro de mim. Por esta razão devo me desprender de todas vocês.

- O que será da minha vida e de minhas irmãs sem você?

- O que o destino já tiver traçado, filha. Com o sopro do vento você poderá voejar e apreciar toda a beleza do outono. Quando perder o fôlego, poderá então cair nas mãos de uma criança e ela brincar por horas e horas com você. No entanto, se cair no chão de terra deverá virar mofo e gentilmente oferecer nutrientes para ela. Lembra-se de quando você era verdinha e eu lhe contava a história do verde? Do mofo à terra, da terra ao mofo – o processo da vida? Pois é, desta forma você seguirá o seu destino. Como vê, não será tão difícil assim.

- E você mãe, como ficará sem nossa presença em teu corpo. Não sentirá muito frio?

- Sentirei muito frio sim, pois afinal, vocês me cobrem por inteiro e acabam por me proteger do vento. Mas seguirei meu destino, minha filha. Devo passar pela dor de ser confundida com a morte. Muitos desconhecem que se trata tão-somente do que aparenta ser. Ninguém nunca lhes disse que a vida se resguarda nas minhas raízes para retornar mais forte. É assim, na paciência, que eu aguardo o tempo e a sorte.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui