Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->MIRíADES DE ESTRELAS -- 01/07/2004 - 08:58 (Maria Luiza Kuhn) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Miríades de Estrelas

Gosto das letras. Amo as palavras. Encanto-me com poesias, poetas e com quem brinca de poetar. São meus refúgios das cruezas. É água fresca na aridez. É unguento curativo para as dores mundanas.
As letras juntam palavras, fazem frases, que tantas vezes me apaixonam.
Estou lendo um livro de uma escritora nicaraguense chamada Gioconda Belli. Poeta e intelectual lutou (literalmente) contra a ditadura Somoza que imperou na Nicarágua até 1979, por 45 anos. O livro é intenso, terno e envolvente. Desses que a gente começa, e não tem vontade de parar de ler.
Na viagem pelas paginas do livro, que tem o titulo de O País sob Minha Pele, algumas palavras me puxam obstinadamente e eu acabei encantada com a seguinte expressão:
"Miríades de Estrelas" (Algo como quantidades grandiosas de estrelas)
Estrelas sempre me trazem à mente idéia de esplendor, de brilho, de luz.
Imagino pessoas estrelas. Isso me fez dar uma parada na viagem e pensar quantas pessoas do nosso cotidiano tem brilho e parecem estar incólumes às peças pregadas pelo destino que nos espreita em cada esquina sempre com um novo desafio.
Acho que cada um pode ter uma concepção muito particular de pessoas que brilham, mas prestemos atenção em alguns pontos que tem em comum pessoas que brilham:
São pessoas que aparentemente estão sempre serenas, mesmo com inquietudes interiores; Pessoas que sorriem com facilidade, que sempre tratam bem os outros. Pessoas, independentemente de origem e classe social, que tem certa elegància em tratar o semelhante. Pessoas otimistas e encorajadoras; Pessoas que olham para o seu irmão, de verdade. Que dão bom dia com alegria. Que repartem mais que dividem.
Aquelas pessoas que chegando a um ambiente, não precisam nem falar, mas a sua presença vem acompanhada de uma energia sutil que os ilumina. São aquelas pessoas com quem gostaríamos de estar para sentirmo-nos melhor no mundo. Lembrei-me de algumas pessoas publicas e famosas, mas lembrei de muitas pessoas que trafegam no nosso cotidiano.
Jamais me refiro a pessoas tão somente eloquentes, lideres, ou simplesmente salientes.
Ronaldo, o fenómeno, Hebe Camargo, para mim são pessoas que brilham. Independentemente de serem famosas ou de gostos pessoais.
Nada que possa ter uma explicação suficiente para o meu limitado conhecimento, mais o que sei com certeza é que não quero deixar de ver e de sentir este brilho nas pessoas, e com estas aprender, quem sabe, a ver o mundo sempre renovado, a crer todos os dias que o milagre da vida se faz presente e não me deixar levar pelos terrenos enganosos do pàntano da inveja, porque aí me tornaria uma errante sobrevivente.
E principalmente a não me deixar engolir pelo dia-a-dia e ficar cega à luz das estrelas do céu e da terra.
Por isso leituras de bons autores sempre valem a pena. Bons filmes valem a pena. Boas conversas e bons pensamentos.
Miríades de Estrelas, este deve ser o destino do planeta.
É nisso que acredito!

Ma.Luiza

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui