Usina de Letras
Usina de Letras
140 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->O destino da lagarta -- 18/08/2006 - 20:43 (Heleida Nobrega Metello) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"Para amar uma borboleta precisamos também gostar de algumas lagartas" (Antoine de Saint-Exupéry)


A larva (lagarta) aguarda pacientemente o tempo certo de se apresentar à vida e ao mundo. Permanece comprimida e quietinha, num dos ovos que a fêmea, sua mãe, tinha depositado sobre aquele berço de folha.

No fundo, no fundo... sabe que embrião apressado é lagarta morta na certa.

Algo lhe diz que é uma pequena parte da natureza e que esta, logo que possível, lhe dará as explicações necessárias.

No entanto, a voracidade com que nasce chega a assustá-la. Devora toda a casca do ovo que a protege, além, é claro, de comer uma folha três vezes maior que ela em apenas alguns minutos.

Embora entontecida pelos acontecimentos percebe a natureza lhe soprar aos ouvidos:

- “E aí, gostou do que viu? Deseja sobreviver? Então, procure se manter desperta: abocanhe tudo o que puder do ambiente e vá guardando em seu próprio corpo. Essa reserva natural a deixará forte para enfrentar o que vem depois. Você pode durar de meses até um ano... Eis a razão pela qual vai ter que comer muito. Aliás, a sua vida é se arrastar por aí e comer. Comer e se arrastar... além, é claro, de se defender dos inimigos, como qualquer outro animalzinho. Preste atenção: quando sentir sinal de perigo, não hesite em usar a substância ácida e mal-cheirosa que pode queimar e afugentar os que ameaçarem devorá-la. Seu corpo produz essa substância esquisita. Não se preocupe. Você saberá quando usá-la. Foi o que aconteceu com seus antepassados, seus pais, tios, etc...”

Assim a lagarta segue seu caminho. Caminha, caminha... e pensa em como é triste o seu destino: dia após dia arrastar-se pela vida.

Nessa jornada de paciência, por inúmeras ocasiões perde sua pele. Contudo, isso não a assusta mais. Aprende no dia e na noite, nas andanças e ‘arrasta-pés’ que a cada pedaço que se perde vem um novo e por vezes, melhor e com roupagem mais forte e mais bonita (dentro do possível, é evidente, pois tem consciência de que seu aspecto não é lá nada de especial no que diz respeito à estética).

E continua a comer e se arrastar. A se arrastar e comer... para ficar cada vez mais forte.

Precisamente naquela manhã em que acorda disposta a ir um pouco além do que suas curtas pernas lhe permitem e seus olhos podem enxergar, vê-se pendurada em meio a tênues fios e a montar um casulo.

E suas pernas? Onde estão suas pernas? Não as vê, não as sente mais. Está impossibilitada de andar. Sente saudades...

Enquanto se lamuria pela súbita perda, sua pele é trocada pela última vez ao tempo em que imperceptivelmente tece seus fios. E eis que chega o dia em que se enterra ou constrói uma casinha com gravetos e fios. De uma forma ou de outra se fecha lá dentro e se demuda em uma crisálida ou casulo.

- “Estou morta, pensa ela. Sem pernas e morta, é isso.”

Mas como ainda sente o escasso ar que respira ergue seus olhos para o alto e indaga ao Criador:

- “O Senhor afirma que ama todas as criaturas da Terra. Por que então me transforma em algo ainda mais asqueroso?”

Sem resposta e sem conforto, acomoda-se em sua nova e aterrorizante casa.

-“Como ALGUÉM pode amá-la e ao mesmo tempo obrigá-la a viver nas trevas. Não havia ela passado grande parte de sua vida arrastando-se pelos galhos, folhas, gramas, terras...? O que mais ELE pode esperar de mim.”

A lagarta se fecha para o ‘repouso’ (um outro tipo de morte aparente que a mãe natureza exige de algumas espécies da sua genealogia) sem sequer desconfiar que o destino lhe reserva uma surpresa e tanto.

Sabe que está trocando seus tecidos e que coisas estranhas estão acontecendo naquela casa sem portas e sem janelas, mas é só. Por vezes, ainda se enrosca em alguns fios de seda.

E assim, no silêncio, o segredo vai tecendo, tecendo... sem qualquer sinal de lufa-lufa e agonia.

Passa um dia e sabe-se lá quantos mais...

Ao que parece, resta-lhe tão-somente esperar a verdadeira morte, porque em vida já se sente morta e enterrada dentre aqueles ternos fios.

Uma pequena claridade a acorda naquela manhã. Consegue vê-la por uma fissura que não existia até então. É manhã. Ela sabe, ela reconhece o cheiro do frescor das folhas e das flores. A abertura vai-se expandindo e com muito cuidado e dificuldade seu corpo quase que involuntariamente começa a sair daquele assombroso casulo.

-“O que mais pode surpreender-lhe além da morte”, pensa ela?

Esse é o instante mais trágico de sua história. Trágico porque a transformação gera dor, muita dor...

Ao mesmo tempo, daquela dor e daquele corpo que até então julgara ser o mais horrendo dentre todas as coisas da natureza emergem duas lindas asas multicores.

Inicialmente as asas se apresentam molhadas, envoltas em um líquido gosmento. Atônita, instintivamente ela busca o sol e estica esse corpo novo, essas asas deslumbrantes, como que para exibi-las para o mundo.

Por um instante, julga não ser capaz de realizar esse esforço. Um esforço imenso, esse de esticar as asas, mas necessário.

Finalmente, ela principia seu vôo. O esforço gradativo para abrir o casulo tinha tornado seu corpo forte o suficiente para esse milagroso momento.

E assim, ela começa a voar. Voa para um lado e para outro. Para frente e para trás, para a terra e para as nuvens...

Desvia do vento e do abalo frenético. Voeja serena em meio à brisa. Aprecia as cores, sente os aromas e sabores das flores. De uma flor à outra, veicula material genético. Pousa com delicadeza e distribui sorriso e sorte, segundo lendas do meu tempo. Descobre-se bela e rainha de qualquer floresta, bosque ou pequeno jardim. Busca seu par para poder reproduzir, como lagarta não pode fazê-lo. Descobre aí sua razão de existir assim como o seu curto tempo de vida: três dias, duas semanas e com muita sorte, um mero acaso, seis meses...

Olha para o céu e agradece ao Criador pelo inesperado e pela paciência.

Duas asas, somente duas pequenas asas para viver pouco como borboleta, mas intensamente. Duas asas a transportá-la para lugares até então avistados em seus sonhos e mesmo assim de muito, muito longe.

Fênix renasce das cinzas, como conta o mito; a lagarta, de sua própria trama, da sua espera, da sua dor e das trevas... como conta o vento.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui