Usina de Letras
Usina de Letras
179 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Metello, pedaço de uma história sem fim -- 23/08/2006 - 10:09 (Heleida Nobrega Metello) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

(história vivida, contada e recontada)


Há muitos e muitos anos, em Portugal, na Região da Guarda, no Vale da Mula, vivia uma família numa casa construída de pedras. Enquanto o patriarca fazia pequenos negócios, a matriarca cozinhava no fogão a lenha que ajudava a aquecer os corpos e a casa ( por vezes, passa-me a imagem de que puseram lenha demais). Todos os dias, no calor e no frio, lavava roupa nas águas de um rio. Um rio que banhava dois povos diferentes na essência, porque um nunca é igual ao outro. “Quando eu vestia a camisa do meu bisavô, (que não conheci), sempre achava que as águas não se misturavam, pois uma manga tinha jeito e cheiro de Portugal e a outra, da Espanha.” Era assim, desde pequeno, que a história caminhava, sinuosamente, pela estreita passagem de meus ouvidos. Meu avô seguiu a mesma trilha, por um tempo. Depois de casado, alguns filhos nasceram e sua mulher, minha avó, lavava e batia roupa na beira do mesmo rio. Todas ficavam brancas, com certeza, mas algumas, difíceis de amaciar. Assustado com a guerra e temendo que algum bombardeio pudesse ameaçar as duras paredes que os protegiam arrebanhou a família, subiu no navio e aportou em São Paulo, Brasil, onde nasceu mais um filho, meu pai. Ele cresceu e apreciou essa terra quente. Contudo, permaneceu com as raízes fincadas nas pedras a na beira daquele rio.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui