Usina de Letras
Usina de Letras
174 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->LUTERO, SÉCULO XXI -- 29/08/2006 - 12:35 (Lycio de Faria) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
LUTERO, SÉCULO XXI

Lutero nunca havia se preocupado com seu nome, inclusive porque nenhum amigo o chamava por ele. O que prevalecia, desde sua infância, era o apelido: Lulu.
Aquela indiferença desapareceu com a coincidência de ele ter lido, quase simultaneamente, uma biografia do fundador do protestantismo e um livro sobre a doutrina da reencarnação.
A partir de então, não pensava em outra coisa. Naquele dia, enquanto caminhava pelo calçadão de Copacabana com seu amigo Frederico, comentou:
- Sabe o que eu estive pensando? Eu talvez seja a reencarnação de Martinho Lutero, que morreu em 1546.
- Tá ficando maluco, Lulu?
- Não, eu falo sério. São impressionantes as coincidências, a começar pelo nome.
- Deixa de besteira, os Luteros de hoje são milhares, talvez milhões. Por que você seria diferente de todos os outros?
- Não é só o nome. Eu, como o Lutero medieval, sou um intelectual. Você bem sabe que, antes de me casar e passar a trabalhar como jornalista, eu era um monge. Havia me dedicado profundamente ao estudo de filosofia, direito e teologia. Entretanto, apesar de toda a sapiência adquirida, eu sinto certa frustração por não saber como combater o que de errado vejo à minha volta, especialmente no próprio setor onde trabalho.
- E o que tem isso de novo? Sócrates, muito antes de teu pretenso antepassado, já dizia: “só sei que nada sei”.
- A questão não é temporal, é de identidade de sentimentos. Eu sinto exatamente o que o meu “ancestral” sentia. A rigor, porém, não se trata de ancestralidade, pois não me considero um descendente do famoso reformador. O que creio é ser uma reencarnação de sua alma.
- Você se diz intelectual e me vem com essas baboseiras espiritualistas. Esse negócio de reencarnação não existe. Ouça a sabedoria popular. Quando a gente morre vai é para o beleléu. Finis, já era e pê tê, saudações.
- Não adianta argumentar com você. Você é um bruto, um materialista sem o menor vestígio de sensibilidade metafísica. Eu, não, eu creio na transcendência da condição humana.
- Pirou de vez!
- Pode debochar que eu nem me importo. O certo, porém, é que eu, como o meu homônimo, sinto que os “papas” de minha “Igreja”, a Mídia, estão traindo os seus mais sagrados princípios, usando-a apenas para a satisfação de sua ânsia insaciável de riqueza e poder.
- Cuidado, Lulu, se seus superiores souberem dessas suas idéias você acabara sendo excomungado e morrerá à míngua, como um cão sarnento.
- Não creio. O Lutero original enfrentou forças mais poderosas e mais vingativas do que a dos pecadores atuais e acabou bem sucedido. A própria Igreja reconheceu seus erros e corrigiu a maioria deles, para o bem da Humanidade. Sinto-me um predestinado e se conseguir êxito, minha existência não terá sido em vão.
- E o que você vê de tão errado na Mídia?
- A lista de deformações é imensa, mas o principal da ação deletéria sobre a mente das pessoas ocorre quando ela (sobretudo em seu segmento Televisão):
•glorifica o sucesso (especialmente o financeiro), não se importando em apurar como (e à custa de quem) ele foi obtido; Assis Chateaubriand, por exemplo, é um ícone da inescrupulosidade, mas até hoje sua memória é reverenciada como a de um expoente de nossa cultura;
• eleva a esperteza (leia-se: egoísmo) ao pódio máximo das virtudes brasileiras;
• adota a permissividade e a violência como formas quase exclusivas de entretenimento;
• debocha da disciplina, do respeito aos pais, aos professores e a qualquer forma de autoridade legítima – “ninguém é de ninguém!”; debocha do civismo e de praticamente todos os valores morais que são os fundamentos da civilização;
• mente, despudoradamente, ou deforma sutilmente a verdade, sempre que isso convém a seus interesses.
- Qual! Você é um caso perdido. Acho que está mais para Dom Quixote do que para Lutero.
Lulu não se ofendeu com a observação do amigo. Foi para casa, trancou-se no escritório e de lá só saiu quando acabou de redigir e imprimir 95 teses expondo suas idéias.
No dia seguinte, logo cedo, afixou o documento na porta de entrada da ABI.
Um faxineiro que o observava perguntou:
- Moço, por que o senhor emporcalhou a porta que eu tinha acabado de limpar?
- Eu quero que o mundo veja como os Templos da Notícia estão infestados de vendilhões e me ajude a expulsá-los de lá.
- Ah, moço, o mundo não passa por aqui. Se o senhor quer encontrar o mundo, por que não usa a televisão?
- Eu não tenho dinheiro para isso.
- Então use a Internet. As mensagens ali ainda são de graça...





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui