Usina de Letras
Usina de Letras
279 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62165 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4754)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Índia: aborto de meninas, crime contra a humanidade -- 27/06/2007 - 10:56 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Índia: aborto de meninas, «crime contra humanidade»

Segundo o arcebispo de Bombaim

www.zenit.org

ROMA, terça-feira, 26 de junho de 2007

O arcebispo Oswald Gracias, de Bombaim, que é também presidente da Conferência Episcopal da Índia de rito latino, lançou um chamado à sociedade a favor da proteção da vida humana e, sobretudo, para pôr fim ao aborto seletivo de meninas.

Em declarações realizadas ontem para a associação católica internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), qualificou esta prática tão estendida na Índia de «crime contra a humanidade».

Em muitas famílias indianas, as meninas não são bem-vindas, explicou, pois muitos pais preferem ter filhos homens. A medicina moderna lhes permite conhecer o sexo do bebê antes de nascer e, portanto, eliminar as meninas de forma deliberada por meio do aborto.

O arcebispo assinalou que a Igreja Católica recordou publicamente estas crianças assassinadas «para dirigir a atenção da sociedade ao mal do aborto».

Segundo ele, a Igreja indiana exerce certa influência no âmbito da proteção da vida e, acrescenta, os círculos intelectuais hindus também estão começando a reconhecer o valor da vida.

O arcebispo Gracias, que está há seis meses no cargo, também comunicou sua intenção de fomentar a consciência política entre os católicos.

«Esperamos que assim sejamos capazes de contribuir para a criação de uma sociedade melhor», explicou, acrescentando que é inaceitável que a corrupção esteja tão estendida em todos os níveis na política.

Também disse que a Igreja deseja comprometer-se cada vez mais na defesa dos direitos humanos.

A seu modo de ver, uma Igreja bem organizada pode tender a concentrar-se muito em si mesma, e considera que a Igreja na Índia também deseja e necessita olhar para o exterior. Neste sentido, assinalou a especial importância da promoção dos direitos das minorias étnicas.

«O Governo não considera esta questão como prioritária. Nós, como Igreja, estamos nos dedicando a estas pessoas e ajudando-as a obter uma formação escolar e uma atenção à saúde, mas o partido fundamentalista hindu nos acusa de proselitismo», explicou o arcebispo Gracias, que assegurou que para formar «um grupo de pressão para os marginalizados» é necessário intensificar o trabalho nos meios de comunicação da Igreja e desenvolver uma boa estratégia nas relações públicas.

A arquidiocese de Bombaim é a maior diocese da Índia. Quase meio milhão de seus 13 milhões de habitantes é católico. A Igreja conta com 600 sacerdotes e 1.600 religiosas, e dirige 150 escolas.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui