Usina de Letras
Usina de Letras
66 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62245 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->SOCIEDADE ALTERNATIVA -- 14/03/2001 - 13:18 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Até que ponto pode-se considerar certas mentalidades conservadoras como verdadeiros óbices ao desenvolvimento de uma nação? Existem no Brasil de hoje pessoas com poderes suficientes para impedir o avanço e aplicação da tecnologia?

Até que ponto o analfabetismo tem a ver com a insuficiência de produção de energia elétrica?

Até que ponto uma região pode desenvolver uma indústria sem energia elétrica?

Uma usina elétrica deve ou não aproveitar obras que favoreçam o seu desenvolvimento? O que poderia valer mais: a conservação do traçado geográfico natural ou a modificação no ambiente que favoreça o desenvolvimento do capital humano?

As grandes civilizações sobreviveram enquanto souberam resolver seus réptos.

O controle da natureza ou sua modificação pode atuar como fator positivo no desenvolvimento da vida humana. Das sociedades humanas.

As grandes obras de grandes civilizações favoreceram suas vidas. O canal do Panamá pode ser citado como uma grande intervenção positiva facilitadora das ações econômicas das nações envolvidas.

No deserto inclemente, Israel com seus técnicos e cientistas tornaram a vida vegetal possível.

As intervenções positivas na natureza não podem trazer conseqüências destruidoras para os seres vivos.

Quem seriam os beneficiados diretos pelas modificações na geografia negativa de certos locais? Os problemas sociais decorrentes da geografia desfavorável seriam solucionados com as modificações nos seus ambientes?

As barreiras opostas pelos conservadores poderão com o tempo ser transformadas ou minimizadas desde que as vantagens obtidas com as obras sejam suficientemente explicadas e entendidas pelos que viverão as experiências das mudanças.

Há séculos que o Nordeste Brasileiro encontra-se no seu estágio de desenvolvimento que lhe propicia a sua sorte geográfica. Cremos que se não houver uma digamos "arrumação" no terreno

o que lá ocorre continuará a ocorrer por mais alguns séculos.

Portanto convém que os governantes de hoje observem a oportunidade única que se apresenta para inscreverem seus nomes na história. É chegada a hora de se decidir positivamente sobre a transposição do Rio São Francisco. O progresso, o desenvolvimento tecnológico e social e o bem estar de milhões de brasileiros pode depender disso.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui