Usina de Letras
Usina de Letras
290 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A influência do grupo no comportamento individual -- 18/10/2002 - 10:30 (Aruaque Fressato Barbosa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


A influência do grupo no comportamento individual





Tudo começa com um processo de interação social quando uma pessoa percebe a outra, ou as outras, daqui começa a interação social no individuo. O homem sempre foi um ser social, vive de acordo com normas estabelecidas nos grupos em que está inserido.

A percepção de pessoas, chamada de “percepção social”, difere da percepção de objetos porque envolve julgamento, ou juízo avaliativo, coisa que não nos sentimos obrigados a fazer em relação a um objeto ou qualquer coisa inanimada. Para que possa haver interações com os outros e interação bem sucedida é importante a precisão da percepção do juízo que fazemos deles.

O comportamento de uma pessoa é coerente com suas atitudes, como dizia Aristóteles: “Somos o que fazemos repetidamente”. Assim, o fato de se conhecer a atitude de alguém a respeito de algo, pode auxiliar a compreender e, até certo ponto, a predizer suas ações em relação a esse algo.

Num grupo há interação sempre que cada um dos elementos reage antes do comportamento de cada um dos outros. Nesse há um processo de interação de sistema e unidade reconhecível, como por exemplo um uniforme.

A caracterização de um grupo pode ser verificada quando os participantes se reúnem por uma razão comum, ou por desenvolver papéis, ou para ditar valores e normas que cada grupo determina.

Quando as pessoas começam ter sofre influência do grupo, cada indivíduo reage de uma maneira, uns ter uma personalidade para serem comandados, outros para serem lideres.

Entretanto o individuo contem em sua participação com um grupo certas normas a cumprir, caso ele não esteja de acordo com os demais logo é excluído do grupo. Preso em uma estrutura de normas, leis e princípios ele é regido pela regra do grupo em que esta inserido.

Os grupos existem mecanismo de defesa, como por exemplo, quando um grupo é agredido ou ameaçado, ele se une para um mesmo fim, esquecendo das divergências.

Quando os grupos começam a se formar, aparece normalmente uma hierarquia de valores e papéis a serem desempenhados. Surgem os líderes, logo os liderados os bloqueadores e os animadores e por ai vai. Isso significa que existem indivíduos acima ou abaixo na hierarquia. Todavia, quando o grupo é extenso pode-se dividi-lo em subgrupos, mas não perde a sua unidade.

Outro fator importante no grupo é a importância que o individuo exerce sobre ele, como por exemplo, como a pessoa é tratada, o status etc.

Existem normas, motivos e metas comuns entre eles, interagindo, o grupo estrutura-se e adquire coesão, estabelecendo as normas de procedimento. O grupo dá-nos sentimento de segurança, de aprovação, de poder e camaradagem. A personalidade do grupo representa o que o grupo é como um todo e como atua como um todo. A personalidade é denominada de sintalidade que significa uma característica do arranjo ou disposição em conjunto, de um grupo.

A influência do grupo é exercida sobre cada individuo individualmente, pois as personalidades que a pessoa tem são diferenciadas. O grupo tem como fator a orientação, o esclarecimento, o apoio, a proteção, a ajuda e tudo mais. Essas influencias é que moldam o individuo.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui