Usina de Letras
Usina de Letras
57 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62244 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->A bichinha no tatame -- 10/10/2006 - 20:08 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A BICHINHA NO TATAME



Fernando Zocca


Bafão não era extrato de tomate, mas vivia concentrado. Quando tragava a fumaça daquele cigarro ruim sentia ímpetos de falar coisas sem nexo e a assoprar palavras soltas com as quais julgava submeter outras pessoas.
Na verdade Bafão nem desconfiava ser um tremendo esnobe que para manter sua auto-estima precisava desmerecer alguém. A idéia de que podia controlar pessoas à distância o acompanhava desde a adolescência.
Ele só exibia sua suposta capacidade dominadora quando rodeado por pessoas que demonstravam temor em decorrência das tais habilidades excêntricas.

No tatame

Mas por sentir-se enfraquecido devido às pingas que bebia e ao tabaco que fumava resolveu ele iniciar um curso de judô com o qual pretendia resgatar a mesma forma física que tinha aos 18 anos.
Depois de comprar um quimono, entrou ele saltitante na esteira da academia e não tardou a ser chamado pelos demais atletas de "a bichinha do tatame".
Numa ocasião, após os treinos, já no vestiário perguntaram a ele se nas próximas eleições teria coragem para reeleger o Jarbas caquético-testudo prefeito de Tupinambicas das Linhas.
A cidade era conhecida no mundo inteiro por concentrar a maior quantidade de loucos esnobes jamais vista em toda a face da terra durante a história da humanidade. Interpretações equivocadas da Bíblia serviam de base para depreciações.
Bafão disse que não votaria no Jarbas pois tinha notícias que ele e parte da diretoria da seita maligna-do-pavão-bem-louco estava envolvida em fraudes nas licitações públicas que visavam a aquisição de alguns ônibus para a prefeitura.
Então o acompanhante do Bafão, depois de enxugar o corpanzil atlético afirmou: "Um dos elementos componentes do voto de cabresto é o medo. Esse pode ser suscitado por terroristas atuantes na área da saúde e a serviço de laboratórios. É por isso que existem reeleições perpétuas. Um cacique político pode passar a existência toda sendo reeleito e viver tranqüilo escorado nas soluções que apresenta aos temores que ele mesmo sugere".
Bafão disse: "Aqui neste fim de mundo, existe a pretensão da elite esnobista de que para se falar sobre a corrupção cometida por esses ladrões da prefeitura o sujeito necessita de diploma universitário. Pode uma coisa dessas?"
Então o parceiro, colega de vestiário do Bafão arrematou: "Essa exacerbação da elite contamina, por meio da seita maligna-do-pavão-bem louco, a opinião de parte da população. Mas se você quiser cair na graça dessa gente, você deve falar errado, beber, fumar e demonstrar obediência aos corruptos da prefeitura. Eles entendem que aqueles que se humilham serão exaltados e aqueles que se exaltam serão humilhados."
Já vestido, e arrumando seus pertences numa bolsa, Bafão quis encerrar o diálogo dizendo: "Pra quem confunde combate ao envelhecimento com espancamento de velhinhos, até que Tupinambicas das Linhas não está tão subdesenvolvida."

No bar da tia Lucy Nada

Parando seu fusca branco 75 defronte ao bar da tia lucy Bafão pode ouvir a notícia que lá de dentro lhe dirigiam aos berros: "Brade Fisch teve um derrame".
Bafão depois de fechar calmamente a porta do carro entrou no bar demonstrando calma. Foi então que o Van Grogue contou tudo: "O Brade estava fazendo cocô e teve um derrame. Ninguém sabe se foi por causa da força que fez. O fato é que ele está lá no hospital, internado."
Antes mesmo de tomar o primeiro gole da cerveja Bafão pode ouvir no rádio postado na prateleira acima da pia: "O deputado estadual Tendes Trame visitará o governador do Estado de São Tupinambos para agradecer a construção de uma cadeia na cidade com dinheiro do estado."
Foi então que todos em uníssono disseram: "Demonstraria melhor governo se tivesse feito um restaurante onde o povo pudesse fazer suas refeições por um bom preço."
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui