Usina de Letras
Usina de Letras
115 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->O Tempo -- 09/02/2001 - 13:48 (Iã Paulo Ribeiro) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Invólucro
O tempo não existe. Retorno a Borges. O tempo não existe, tampouco o ser. Quem viveu em mim? E quem vive agora?

Palavras
Era de se esperar. Tamanha pancada na cabeça fará com que se esqueça de muitas coisas. Mais pancadas, talvez, e tudo se derramaria com mais velocidade. É a hora do corpo acender a última vela. O pensamento e a compaixão, melhor seria calar-me diante dele. Pode estar ouvindo as verdades enquanto...

Mulher
Ele dorme? Ou está desacordado? Por que ele não se mexe? Podemos fazer alguma coisa... alguma coisa urgente. Vê direito se ele tá vivo.

Amor
Posso estar enganado quanto a tudo. Eles movem os lábios. Ela move o lábio vagarosamente. Se nunca existi, quem fui na infância? Minha lembrança acorda quando era ainda um moleque e entregava bilhetes com versos de rimas tolas e verdadeiras para as meninas. Ela parece ter muito medo. O que será que aconteceu comigo? A imagem me arde os olhos.

Glória
É possível ignorar a morte. É possível voar e tomar os oceanos nas mãos. Eu sei, eu sei. É só olhar pro céu.

O círculo
Ela pensa. Não fala. Tenho que jogar minha alma por sobre este abismo. Seria melhor que não acordasse mais. A desgraça vem de outro, sempre de outro. E já me toma essa doença, essa febre de existir. Esse sangue espirrado em minha mão contagia os olhos de visões estranhas. O medo me faz sentir vivo. A morte me faz sentir vivo. E eis ela na minha frente. Há sempre de morrer um para que o outro viva.

Semente
Quem fui? E o que serei daqui pra frente? O frio não me atinge mais e os lábios voam de um lado pro outro. Olham-me com assombro. A carne os assusta... Cadê minha eternidade?

Criança
Morreu?

O rio
Definitivamente. Sigamos o rastro, o cheiro, por essa estrada de pedras. A guerra prossegue sem lágrimas. Logo à frente encontraremos mais, talvez milhares. É preciso se preparar, ter mão forte, continuar a resgatar-nos, um a um.

Corpo
Acho que sofro por essa esperança. Daqui pra frente rezarei mais.

Areia
Você pode ver o tempo passar? Pode ser que tudo não esteja mais aqui. Se só sinto a ausência do tempo, o que foi feito de mim? E se sou tudo, se estou em toda parte, como o tempo, também sou nada e estou em lugar nenhum.

Tempo
Assim é.

Iã Paulo Ribeiro
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui