Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50673)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A mentira está no vinho -- 21/10/2002 - 10:54 (Don Pixote de la Pança) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"A Mentira está no Vinho



Alceu Garcia



In vino, veritas. A verdade está no vinho, reza o velho adágio latino. Mas os eflúvios do romanée-conti, a preciosa beberagem de quase sete mil reais que alegrou um recente convescote comemorativo da alta cúpula petista, estão suscitando mais mentiras e hipocrisias do que verdades. O veterano jornalista Elio Gaspari, que divulgou o episódio, está sob intenso fogo das inúmeras patrulhas ideológicas do PT na imprensa por ter ousado criticar o guia genial petista. Fala-se que o colunista seria pau-mandado de Serra, que a história teria sido encomendada a peso de ouro pelo tucano e coisas do gênero. Mas o argumento de Gaspari, aliás homem de impecáveis credenciais esquerdistas (foi até do partidão, parece), é impecável. Lula verteu lágrimas de crocodilo pela indigência dos excluídos no debate da TV Globo e logo depois tomava um caríssimo vinho francês sem qualquer peso na consciência. Essa é a inconveniente verdade.



Guardadas as devidas proporções, o que Gaspari fez foi reciclar a crítica de George Orwell, no clássico Animal Farm, aos chefes socialistas da época. Como os porcos do livro, os guias geniais de então também misturavam cinicamente retórica igualitária com pantagruélicas orgias alcoólicas. Criticar guias geniais socialistas, contudo, não é coisa que agrade ao indefectível séquito de intelectuais que escoltam esses augustos personagens, mesmo – e sobretudo – quando a crítica é correta e irrefutável. A reação da intelectuária, fervilhante de sofismas e calúnias, culminou com o artigo de L. F. Veríssimo, sumo sacerdote da casta, no jornal “O Globo”. O capcioso escritor gaúcho deu a entender que tudo não passava de torpe aleivosia da elite despeitada; tomar romanée-conti na verdade é pressuposto necessário da futura e próxima erradicação da miséria a ser feita por esse nobre e impoluto campeão do proletariado. Quem lê nem desconfia da "isenção" do Veríssimo, nascido em berço de ouro, campeão de vendagem de livros, que costuma passar as férias em Paris. Um clamoroso representante da elite rica do país num passe de mágica persuade o público de que elite mesmo são os outros, não ele e o próprio Lula, donos de patrimônio e padrão de vida nada modesto.



O fato é que a margem de ambiguidade para os jornalistas está diminuindo rapidamente. A patrulha petista na mídia anda distribuindo ultimatos a granel. Quem não está sem reservas com o Lula é inimigo e será tratado como tal. Nem a mais leve crítica será tolerada. Não adianta ser socialista e respeitado, como é o Elio Gaspari. A atriz Regina Duarte entrou para a lista negra do PT por se atrever a dizer publicamente que tem medo do partido. Como ela ousa? É terminantemente proibido ter medo do PT. O PT é o Bem encarnado na Terra; quem teme o Bem só pode ser louco! Até o Alberto Dines, o eterno companheiro de viagem dos socialistas radicais, está sendo patrulhado no seu suspeitíssimo “Observatório da Imprensa”. Ele andou levando pitos de Bernardo Kucinsky, ideólogo petista de primeiro escalão, e de outros quadrantes, por não ser suficientemente servil ao petismo. E petismo não se mistura com jornalismo. Impossível servir a dois amos ao mesmo tempo. Ou a verdade ou a ideologia. Não há terceira opção. Logo saberemos quem é jornalista de verdade e quem se conforma com a reles tarefa de propagandista ideológico. Suspeito que haverá muito mais gente na primeira categoria do que na segunda.



- Sandro, 9:13 PM http://offmidia.blogspot.com - 16.10.2002"



Obs.: Publicado também em Mídia Sem Máscara (www.midiasemmascara.org). Não deixe de ler esse site!





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui