Usina de Letras
Usina de Letras
162 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->OS TEMPOS DO TIRO DE GUERRA -- 22/08/2004 - 20:59 (RICARDO NACIF NJAIM +) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
EU CAMINHO TODAS AS MANHÃS PARA IR DE MINHA CASA, ALI NO ANTIGO MORRO DAS CORUJAS , ATÉ O MEU ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA INSTALADO NA RUA PEIXOTO FILHO E ÀS OITO E TRINTA, EM PONTO, ESTOU ABRINDO A PORTA DO PEAE , NA RUA VINTE E DOIS DE MAIO, ONDE FICO ATÉ O MEIO DIA.
PELA MANHÃ TRABALHO SOZINHO, E PRINCIPALMENTE ÀS SEGUNDAS FEIRAS RECEBO MUITOS AMIGOS QUE ENTRE OUTROS ASSUNTOS, MOTIVADOS PELO FINAL DE SEMANA, FALAM SOBRE AS MINHAS RESENHAS NO JORNAL CIDADE DE UBÁ .
ENCONTRO-ME COM O TERIM, DA SAPATARIA ELNER, COM O PONTUAL SENHOR JOÃO MACHADO, DA LOJA DE TECIDOS,COM O NEWTON TEIXEIRA, COM O JUCA RODRIGUES, COM A PROFESSORA GERÚSIA, COM O VITÓRIO ESPÓSITO, DO BANCO DO BRASIL.
JUCA E NEWTON COMENTAM COMIGO : MAS VOCÊ ESTÁ MUITO NOVO PARA FALAR TANTO DO PASSADO AO ESCREVER. QUARENTA E TRÊS ANOS, DIGO À ELES,COM A VIDA QUE TIVE, TENHO, SIM , MUITA HISTÓRIA PARA CONTAR.
TIVE A OPORTUNIDADE DE VIVER MUITA COISA, MUITO CEDO,FELIZMENTE, SEM ME ARREPENDER DE NADA. E O PAPEL ACEITA O QUE NELE COLOCO, NÃO É VERDADE? DESTA FEITA, RESOLVI DISCORRER HOJE, SOBRE OS TEMPOS IDOS E VIVIDOS DE ATIRADOR, DO TIRO DE GUERRA -À ÉPOCA 04-235-, QUE SERVI, EM UBÁ.
EU ESTAVA MUITO BEM EM CONSELHEIRO LAFAIETE, ESTUDANDO NO SEMINÁRIO DOS PADRES DO TRABALHO, CONFORME COMENTEI, EM MEU ARTIGO ANTERIOR NESTE SEMANÁRIO.ESTUDAVA E DAVA AULAS PARTICULARES DE PORTUGUÊS E INGLÊS.
EM UMA VISITA À CASA DE MEUS PAIS, AMBOS CONVERSARAM COMIGO, MANIFESTANDO O DESEJO DE QUE EU VOLTASSE PARA UBÁ. MINHA MÃE, A SAUDOSA DONA OLGUINHA ESTAVA TENDO CRISES FREQÃœENTES DE ASMA E O TRATAMENTO QUE ESTAVA FAZENDO NÃO ESTAVA DANDO BONS RESULTADOS.
PAULO IRMÃO, MEU NÃO MENOS SAUDOSO PAI, DEPOIS ME CHAMOU EM UM CANTO E JUNTO COM O MANO TONINHO,EXPLICARAM QUE O CASO DE MAMÃE ERA MAIS SÉRIO DO QUE EU IMAGINAVA.
O CORAÇÃO JÁ NÃO CORRESPONDIA MAIS E O CASO ESTAVA PERTO DE SE AGRAVAR. DITO E FEITO, VIM PARA UBÁ EM DEZEMBRO DE MOCHILA E TUDO, E EM NOVEMBRO DO ANO SEGUINTE MINHA MÃE FALECEU, DEPOIS DE MESES E MESES DE LUTA CONTRA A DOENÇA.
COMO EU TINHA FORTE ALERGIA, DESDE CRIANÇA, PAPAI INSISTIU PARA QUE EU SERVISSE O TIRO DE GUERRA . VOCÊ VAI ACORDAR CEDO, TOMAR BANHO FRIO,FAZER EXERCíCIOS E ISTO VAI SER MUITO BOM PARA VOCÊ, MEU FILHO.
SÁBIAS PALAVRAS. MINHA MÃE CONCORDOU. EU ME ALISTEI E ACABEI ME INCORPORANDO À UMA TURMA MARAVILHOSA. ÉRAMOS MAIS DE SETENTA JOVENS, COM DEZOITO, DEZENOVE ANOS, SETENTA E POUCOS QUILOS DE SAÚDE E JUVENTUDE.
O SARGENTO ERA UMA PESSOA INCRíVEL, FORMADO EM HISTÓRIA E TODOS NOS LEMBRAMOS DELE COM MUITA ALEGRIA, O PROFESSOR ADELOR OTTO PACHECO. PARA AUXILIÁ-LO CHEGOU NAQUELE MESMO ANO EM UBÁ, O SARGENTO LEITE, CHEIO DE HISTÓRIAS, COM SERVIÇOS PRESTADOS NO SUEZ.
ALGUNS ATIRADORES FICAMOS CONHECENDO COM O TEMPO.OUTROS JÁ ERAM COLEGAS DE INFÂNCIA E DE ESCOLA. PASSADOS ALGUNS DIAS ÉRAMOS TODOS AMIGOS, PRINCIPALMENTE DEPOIS DAS PRIMEIRAS GUARDAS QUE TIRAMOS JUNTOS.
OS QUE FAZIAM O SEGUNDO GRAU-COMO EU-, USAVAM UMA TARJA BRANCA SOBRE A FARDA, EM UM DOS BRAÇOS.ÉRAMOS CHAMADOS DE CABO DA GUARDA E AJUDÁVAMOS NAS INSTRUÇÕES.
COMO EU ANDEI FALTANDO MUITO, DURANTE UM CERTO PERíODO, NÃO FUI PROMOVIDO À CABO, AO TÉRMINO DO ANO.
É QUE O LUIZINHO ROSA, O LUIZ EDMUNDO E O PADRE JORGE, DO SVD, ANDAVAM VIAJANDO DEMAIS PARA O SUL DE MINAS, PRAIAS CAPIXABAS, PARA O RIO, PARA SÃO PAULO.
E EU, FILHO DE UM COMETA, DE UM CAIXEIRO-VIAJANTE, COM ASFALTO E POEIRA NO SANGUE, NÃO RESISTIA E IA COM ELES. ALÉM DO MAIS, EU(GUITARRA SOLO E VOZ) FAZIA PARTE DO CONJUNTO DO MESTRE ODILON LACERDA(PIANO E SOLOVOX), E JUNTO COM EDUARDO BALBI(BATERIA), RUI FOUREAUX(PISTON), PROFESSOR ZAGANOFF(CONTRA-BAIXO), MARCO PAULO(SAX) E COM O LUIZ EDMUNDO(GUITARRA ACOMPANHAMENTO) , EM ALGUMAS NOITES TOCÁVAMOS ATÉ A MADRUGADA E O SONO ME IMPEDIA DE COMPARECER ATÉ A RUA SANTA CRUZ.
SEXTA E SÁBADO ENTÃO, ERA SAGRADO. ÉRAMOS EXCLUSIVOS DA BOITE PSIU DO UBÁ TÊNIS CLUBE, DIRIGIDA PELO GERALDINHO MAZZEI.AFORA AS SERENATAS COM O MANO ZÉ MENEZES NOITES INCONTÁVEIS. EU NO VIOLÃO. ELE COM SUA BELA VOZ.
POR OUTRO LADO, ERA UM CORRE-CORRE DANADO E PERDIA SEMPRE A PRIMEIRA AULA NO CURSO CLÁSSICO QUE FAZIA NO COLÉGIO RAUL SOARES. IA PARA LÁ SUADO, FARDADO, CANSADO E FAMINTO.
GRANDE DISPOSIÇÃO PARA AQUELES TEMPOS. NÃO ENTENDO ATÉ HOJE, COMO CONSEGUIA LEVAR AQUELA VIDA E AINDA TOCAR EM CASAMENTOS, PARTICIPAR DO CORAL OÁSIS, DA IGREJA DO ROSÁRIO, DE MOVIMENTOS DE JUVENTUDE E INCREMENTAR ATIVIDADES NO GRÊMIO DO TG QUE FUNDAMOS NA OCASIÃO.
É QUE NA REALIDADE, O SERVIÇO MILITAR ERA UMA CHATICE COM AS AULAS TEÓRICAS. COM O GRÊMIO, FIZEMOS UM JORNALZINHO INTITULADO O GANDOLA , ONDE COMENTÁVAMOS SOBRE NOSSAS ATIVIDADES EM UBÁ, ESQUECENDO (?) UM POUCO OS ACONTECIMENTOS DAQUELE ANO PARA A GENTE BRASILEIRA(MEU PAI ERA MESMO UM SÁBIO...E PARA QUEM SABE LER,UM PINGO É LETRA...).
DÁVAMOS AULAS PARA OS ATIRADORES TENTAREM OS EXAMES DE MADUREZA, PROMOVíAMOS CAMPEONATOS ESPORTIVOS, GINCANAS. ÉRAMOS OS MELHORES NO FUTEBOL AMERICANO, VENCENDO OS ATIRADORES DE 1968, CONSIDERADOS OS MAIS FORTES NESTA MODALIDADE ESPORTIVA.
MIL NOVECENTOS E SESSENTA E NOVE DEIXOU MUITAS MARCAS EM NOSSOS CORAÇÕES. UMAS BOAS, OUTRAS RUINS. NUMA NOITE, EM UMA DE MINHAS GUARDAS, O SARGENTO PACHECO CHEGOU AO TG E PEDIU QUE PREPARÁSSEMOS AS BALAS PARA DARMOS TIROS DE FESTIM NA ENTRADA DO CEMITÉRIO. HAVIA MORRIDO O TENENTE CAIO, DIRETOR DO TIRO DE GUERRA. E NO DIA SEGUINTE ELE FOI ENTERRADO COM HONRAS MILITARES.
MINHA MÃE FALECEU NAQUELE ANO.EM NOVEMBRO. A DO COLEGA IVAN,TAMBÉM. DO PERíODO, ENTÃO, LEMBRANÇAS BOAS E LEMBRANÇAS RUINS, MAS QUE FAZEM PARTE DE NOSSAS VIDAS.
HOJE ESTAMOS COM MAIS DE QUARENTA ANOS. ALGUNS DAQUELES RAPAZES DE ENTÃO JÁ SÃO ATÉ AVÓS. E PELAS RUAS A GENTE SE VÊ, SE FALA, MATANDO SAUDADES, RECORDANDO A ÉPOCA.
NOS BARES DA VIDA NOS ENCONTRAMOS E TOMAMOS ALGUMAS JUNTOS.
NO NATAL E EM OUTROS FERIADOS, ENCONTRAMOS OS QUE ESTÃO FORA DE UBÁ.TROCAMOS ABRAÇOS CARINHOSOS DE UM TEMPO QUE TAMBÉM SÓ VOLTA NA LEMBRANÇA.
CADA UM SEGUINDO SUA VIDA, CONFORME O QUE PLANTOU DURANTE OS ANOS SEGUINTES.
SEM AS LONGAS CABELEIRAS DAQUELES ANOS DOURADOS E DE CHUMBO, QUE NOS OBRIGARAM A PODAR DURANTE UM ANO, MAS AMANTES AINDA DO BEATLES E DOS ROLLING STONES. DA TROPICÁLIA. DA BOSSA NOVA. DA CALÇA JEANS E CAMISA VERMELHA, MARCAS DE UM TEMPO QUE VEM NOS NOSSOS SONHOS PARA NUNCA, NUNCA MAIS NOS ESQUECERMOS DELE.

(Publicado no jornal CIDADE DE UBÁ, página cinco, em 11.04.1993)

RNN
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui